Dúvidas sobre lâmpada para aquaterrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

terça out 09, 2012 9:02 pm

Boa noite,

Preciso da ajuda de quem está habituado a montar aquaterrários (:

Estou a montar pela primeira vez um aquaterrário que será para uma tartaruga corcunda do mississipi bebé e depois de tanto ler e pesquisar nos forúns, já só me falta a lâmpada. Cheguei à conclusão que a lâmpada que eu preciso é a reptil glo 5.0 UVB.
A minha questão é que na loja de animais que fui, custam 32€, enquanto que aqui no site já li algures que custavam no máximo 20€.
Gostava de saber quem utiliza as lâmpadas com emissão de UVB se me aconselham a que indiquei ou outra, qual o preço e onde adquiriram?
E se eu também devo comprar uma lâmpada de aquecimento? (Visto que tenho o termostrato) Se sim, qual, onde comprar e qual o preço?
E por último, se qualquer candieiro para lâmpadas de casquilho grosso dá para o aquaterrário visto que é destapado? E quais os que voces utilizam?
Estava a pensar num modelo do ikea que são de mola.

Desde já, obrigada :)
Catshia
Membro Júnior
Registado: terça nov 01, 2011 10:16 pm

quarta out 10, 2012 2:11 pm

Kellinha Escreveu:Boa noite,

Preciso da ajuda de quem está habituado a montar aquaterrários (:

Estou a montar pela primeira vez um aquaterrário que será para uma tartaruga corcunda do mississipi bebé e depois de tanto ler e pesquisar nos forúns, já só me falta a lâmpada. Cheguei à conclusão que a lâmpada que eu preciso é a reptil glo 5.0 UVB.
A minha questão é que na loja de animais que fui, custam 32€, enquanto que aqui no site já li algures que custavam no máximo 20€.
Gostava de saber quem utiliza as lâmpadas com emissão de UVB se me aconselham a que indiquei ou outra, qual o preço e onde adquiriram?
E se eu também devo comprar uma lâmpada de aquecimento? (Visto que tenho o termostrato) Se sim, qual, onde comprar e qual o preço?
E por último, se qualquer candieiro para lâmpadas de casquilho grosso dá para o aquaterrário visto que é destapado? E quais os que voces utilizam?
Estava a pensar num modelo do ikea que são de mola.

Desde já, obrigada :)
Boas Kellinha,
Eu tenho uma tartaruga Nelsolini com 1 ano. O aquaterrário fui eu que fiz e não coloquei nenhuma lâmpada UVB.
O que eu coloquei foi:
Um termósto, um motor para filtrar a água, (coloco deves em quando uma pedra de cálcio) e como decidi não usar a lâmpada de UVB tenho o aquaterrário ao pé da janela para que todos os dias ela apanhe o sol necessário. Ela está muito saudável.
Se queres comprar a lâmpada procura no Brico Marche lá eles têm muito material Exo Terra acessivél. Uma vez que tens termóstato não necessitas de lâmpada de aquecimento. Em relacção ao casquilho não faço a menor ideia...
Espero ter ajudado :)

Cumprimentos
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quinta out 11, 2012 7:51 am

Catshia, devo-te dizer que tens tido muita sorte...
Sem raios UVB (para ajudar à fixação do cálcio) quando são pequenas a carapaça não cresce de forma normal...
Catshia
Membro Júnior

quinta out 11, 2012 4:34 pm

carlaviuva Escreveu:Catshia, devo-te dizer que tens tido muita sorte...
Sem raios UVB (para ajudar à fixação do cálcio) quando são pequenas a carapaça não cresce de forma normal...
Estás enganada a carapaça não cresce de forma anormal ;)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quinta out 11, 2012 4:39 pm

Pode crescer, mas para atenuar a falta de luz UVB usas-te uma Pedra de Calcio.. a luz solar incidia pelo vidro?
Catshia
Membro Júnior

quinta out 11, 2012 4:52 pm

Titanum Escreveu:Pode crescer, mas para atenuar a falta de luz UVB usas-te uma Pedra de Calcio.. a luz solar incidia pelo vidro?
Exacto, custumo várias vezes colocar a pedra de cálcio. Eu tenho um aquaterrário aberto logo a luz solar entra por aí.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta out 11, 2012 5:04 pm

Catshia Escreveu:
Titanum Escreveu:Pode crescer, mas para atenuar a falta de luz UVB usas-te uma Pedra de Calcio.. a luz solar incidia pelo vidro?
Exacto, custumo várias vezes colocar a pedra de cálcio. Eu tenho um aquaterrário aberto logo a luz solar entra por aí.
mas o vidro filtra os UBV...não teimes com quem tem mais experiencia, afinal só te estão a tentar ajudar... ;) se reparares nestas fotos todas têm piramidismo devido á falta de fixação de calcio e pela foto da tua, tambem está a crescer encarquilhada para cima, ainda não está tão grave como a desta foto...mas para lá caminhará se continuares como até agora.

Imagem
zipy
Membro
Registado: segunda fev 21, 2011 12:05 am

quinta out 11, 2012 6:15 pm

Por acaso é uma coisa que tenho de discordar Bondage, as fotos da tartaruga da user datam de algum tempo atrás. E como vejo a tartaruga diariamente, vejo que nao tem a carapaça com essa deformação... Até pode ser uma das poucas, mas sendo o aquaterrário aberto e apanhando sol diariamente "directo"...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta out 11, 2012 7:04 pm

zipy Escreveu:Por acaso é uma coisa que tenho de discordar Bondage, as fotos da tartaruga da user datam de algum tempo atrás. E como vejo a tartaruga diariamente, vejo que nao tem a carapaça com essa deformação... Até pode ser uma das poucas, mas sendo o aquaterrário aberto e apanhando sol diariamente "directo"...
Nesta fotografia, pode ser do angulo, mas parece que está a encarquilhar assim como a altura lateral da carapaça parece estar demasiado alta "repuxada". Quanto ao Sol directo a que se referem, a janela está o dia todo aberta? É que o vidro filtra os uvb em grande percentagem, e mesmo pela janela sem vidro, só apanha sol ou de manhã ou de tarde ;) o que pode ser, ou não..., suficiente na fixação do calcio...mas isso só o tempo o dirá, cada um sabe os riscos que quer correr.
Imagem
Eu baseei-me nessa foto para o meu comentario, mas se diz que a ve diariamente, deve saber o que diz...
zipy
Membro
Registado: segunda fev 21, 2011 12:05 am

quinta out 11, 2012 7:18 pm

É bem capaz de ser até da foto, pois tive agora com ela e pelos vistos nao desenvolveu muito essa deformação... Talvez com a idade se vá endireitando (neste caso) ? A janela está sempre aberta e o aquaterrário está mesmo ao pé dela. De qualquer das formas a carapaça também nao está "mole", mas isto até pode ser só neste caso.
Cumps
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

quinta out 11, 2012 8:47 pm

Catshia, se a tarta está no interior ela tem de obrigatoriamente ter lâmpada uvb.
Mesmo que coloques a tarta ao pé da janela se esta tiver fechada a janela vai absorver a radiação uvb, sendo o efeito na carapaça nulo, a tarta acaba apenas por apanhar calor. Se abrires a janela a tarta fica numa situação de poder apanhar pneumonia, as tartas são animais muito sensíveis a correntes de ar. Se a tua tarta com essa idade apanha uma pneumonia o seu tratamento não é fácil. Por isso não tens opção a não ser teres de adquirir uma lâmpada uvb( uma pedra de cálcio não vai substituir uma lâmpada uvb).
A outra cena é que um termóstato não substitui uma lâmpada de aquecimento, são coisas diferentes. O termóstato serve para aquecer a água e a lâmpada de aquecimento serve para emitir calor para a zona seca, sendo que a posse desta não é obrigatória.
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

sexta out 12, 2012 7:52 am

bem... já está dito o essencial e bem rematado pelo/a Filipers, por isso escuso de dizer mais qualquer coisa...

(só te queremos ajudar Catshia e há aqui pessoal com montes de anos de experiência)
Catshia
Membro Júnior

sexta out 12, 2012 9:45 pm

Boas,
Agradeço as opiniões.
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

quarta out 17, 2012 4:49 pm

Catshia Escreveu: Se queres comprar a lâmpada procura no Brico Marche lá eles têm muito material Exo Terra acessivél. Uma vez que tens termóstato não necessitas de lâmpada de aquecimento. Em relacção ao casquilho não faço a menor ideia...
Espero ter ajudado :)

Cumprimentos
Boa tarde, Catshia
Obrigada pela ajuda, no brico marche realmente encontrei o que precisava.
E já agora parabéns pela tartaruga, está muito bonita.
Cumprimentos (:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”