Boas...
Um dos meus geckos ultimamente tem um comportamento diferente, está muito inactiva, quase sempre a dormir e para se alimentar tenho de colocar o tenébrio\grilo em frente a ela e quando está do lado esquerdo apercebe-se e assume logo a posição para atacar a comida mas se passar para o lado direito desinteressa-se e fecha logo os olhos. Muitas vezes ataca e falha o alvo e se colocar as mãos perto não tem nenhum tipo de reacção, é como se não estivesse nada lá, só se apercebe da minha presença quando lhe toco.
A outra fêmea é bem mais espevitada, está sempre a comer e beber e neste momento está muito maior.
As temperaturas estão normais (32º constante no lado quente), tenho dado suplemento (multivitaminas com D3 da Reptivite) duas vezes por semana.
Quando chegaram, há cerca de 1 mês, esta era a mais activa e não podia pôr a mão dentro do terrário que atacava logo por isso estou com receio que seja algum tipo de cegueira e que se torne permanente.
Alguém já teve o mesmo problema ou sabe do que se trata?
Obrigado
Gecko Leopardo com cegueira
Moderador: mcerqueira
Boas, algumas perguntas para ajudar a avaliar a condição do animal e tentar perceber o que este tem, não obstante de talvez o melhor ser levar o gecko ao vet.
- Há quanto tempo se deu a mudança de comportamento?
- Já fez alguma muda desde que veio?
- Se sim, fez a muda em condições? Ou seja, toda a pele velha saiu, não ficou nada nos olhos? (pode ser o motivo de ela ver melhor de um olho do que do outro).
- Se ainda não fez nenhuma muda, notas a tonalidade diferente? (pode estar em vias de fazer muda, daí estar menos ativa, mas não explica o facto de não ver corretamente).
Apesar de isto tudo acho que o melhor é mesmo levá-la ao vet, mas vamos esperar por mais opiniões
- Há quanto tempo se deu a mudança de comportamento?
- Já fez alguma muda desde que veio?
- Se sim, fez a muda em condições? Ou seja, toda a pele velha saiu, não ficou nada nos olhos? (pode ser o motivo de ela ver melhor de um olho do que do outro).
- Se ainda não fez nenhuma muda, notas a tonalidade diferente? (pode estar em vias de fazer muda, daí estar menos ativa, mas não explica o facto de não ver corretamente).
Apesar de isto tudo acho que o melhor é mesmo levá-la ao vet, mas vamos esperar por mais opiniões

Sim, já fez a muda de pele poucos dias depois de chegar, deve estar agora a fazer 1 mês e que dê para perceber não ficou nenhuma pele na zona dos olhos.
Estive a pesquisar aqui na net e as poucas informações que consegui tirar é que poderá ser algum tipo de parasita.
O temperamento das duas pode ser diferente mas isso não explica o facto de ver mal.
Estive a pesquisar aqui na net e as poucas informações que consegui tirar é que poderá ser algum tipo de parasita.
O temperamento das duas pode ser diferente mas isso não explica o facto de ver mal.