Herus, o Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
JCCP
Membro Júnior
Registado: terça out 16, 2012 6:05 pm

terça nov 27, 2012 5:28 pm

Olá a todos.

Gostaria de vos apresentar o mais recente inquilino aqui de casa, um dragão barbudo, o Herus. Chegou no sábado passado (24/11/12), ou melhor, fui busca-lo ao seu criador (desde já obrigado João Madeira).
O pai é um Sandfire e a mãe é Blood (segundo o criador), tem cerca de 20cm, mas parece tão pequeninho :)
Nasceu a 16/07/12 e tem portanto agora 4 meses e uns dias.
Quando cheguei a casa, dei-lhe um banho de água morna, pois no caminho até casa defecou e assim já foi limpinho para a sua nova habitação :)

Bem, agora umas fotos do dito 'Herus' :)

Primeiro, uma vista do seu novo habitat 90*48*48 (comp*alt*larg)...

Imagem

A tomar o seu 1º banho na sua nova casa...

Imagem

E o seu 1º contacto com o seu novo habitat...

Imagem

Imagem

A explorar...

Imagem

Imagem

Agora, e por muito que tenha lido e relido muita informação acerca de DB's antes de o adquirir, surgem inumeras dúvidas, receios e preocupações, até acho que demais!

Bem, contando um pouco de história até chegar às perguntas. No sábado quando o coloquei no terrário coloquei-lhe vegetais frescos e nem olhou para eles! No dia seguinte, domingo, coloquei-lhe novamente vegetais, tenébrio e nada...na hora de almoço coloquei-lhe 6 baratinhas, fui almoçar e quando cheguei já elas tinham desaparecido. À noite tornei a colocar-lhe mais 6..mas nem lhes tocou. É normal? Será que já não tinha fome?
Eu sei que é normal eles até se habituarem poderem não comer, contudo as preocupações existem sempre!
Ontem de manha antes de sair para a faculdade coloquei-lhe novas baratas e à noite quando regressei ainda lá estavam todas novamente e ele na gruta muito relaxado, tentei dar-lhe baratas à boca mas não quis!
Manuseei-o um pouco no domingo, não foi muito fácil de o apanhar, é extremamente rápido :) mas quando deixou, lá ficou na minha mão na boa...ontem tentei novamente mas já não quis nada comigo! Se ele fugir muito quando tento pegar nele, como proceder? Não insistir, correto?
Hoje coloquei-lhe novamente vegetais, tenébrio e 8 baratinhas, comeu 7 novamente enquanto eu fui almoçar...

Desculpem o enorme texto e as perguntas, mas como disse acho que por mais que leia a realidade é sempre outra, e gostava de partilhar convosco :)

Vou indo atualizando com novidades ;)
JCCP
Membro Júnior

quarta nov 28, 2012 2:06 pm

Ahhh rei leão!!! :D

Imagem

Num dos seus locais preferidos, vá se lá saber porquê!

Imagem
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta nov 29, 2012 10:17 am

Bom Dia Jc,

é normal ele n comer, esta num espaço novo e necessita de tempo para se ambientar.

Recomendava-te o seguinte, da-lhe todos os dias vegetais, deixa um pratinho no sitio em que queres que ele se habitue a ir comer, lembra-te de deixar os vegetais bem molhados pois é um dos metodos para o db "beber" agua. e não deixes alimento vivo no terrario, por algumas razões.

1. se deixares o alimento no terrario n te apercebes de quanto ele come, e quando.
2. Se deixares grilos e gafanhotos, estes podem tentar "comer" o Db se não encotrarem outra fonte de alimento, (normalmente não é muito grave, mas por vezes pode gerar ferimentos)
3. uma das maravilhas de ter estes animais e dar-lhes de comer e ve-los a cacar, ou criar habitos de lhes dar a boca. cria uma rotina.

Deves ter em atenção quando lhe dás de comer porque após a refeição ele tem de ainda poder desfrutar do ciclo de luz. para ajudar a digestão.

E de resto, parabens o Herus é Lindo.
JCCP
Membro Júnior

quinta nov 29, 2012 11:34 am

targonne Escreveu:Bom Dia Jc,

é normal ele n comer, esta num espaço novo e necessita de tempo para se ambientar.

Recomendava-te o seguinte, da-lhe todos os dias vegetais, deixa um pratinho no sitio em que queres que ele se habitue a ir comer, lembra-te de deixar os vegetais bem molhados pois é um dos metodos para o db "beber" agua. e não deixes alimento vivo no terrario, por algumas razões.

1. se deixares o alimento no terrario n te apercebes de quanto ele come, e quando.
2. Se deixares grilos e gafanhotos, estes podem tentar "comer" o Db se não encotrarem outra fonte de alimento, (normalmente não é muito grave, mas por vezes pode gerar ferimentos)
3. uma das maravilhas de ter estes animais e dar-lhes de comer e ve-los a cacar, ou criar habitos de lhes dar a boca. cria uma rotina.

Deves ter em atenção quando lhe dás de comer porque após a refeição ele tem de ainda poder desfrutar do ciclo de luz. para ajudar a digestão.

E de resto, parabens o Herus é Lindo.
Boas targonne.

Sim, tenho-lhe deixado sempre vegetais frescos, bem húmidos, 8 baratas e tenébrio todos os dias de manha e à noite volto a renovar... Alimento vivo só lhe deixo mesmo baratas e tenébrio numa taça transparente ligeiramente alta para as baratas não fugirem.
Ontem à noite já o vi a ir "caçar" umas baratas :)
Tou a fazer ciclos de 12h/12h e dou-lhe de comer sempre 2 a 3 horas antes de desligar as luzes. Mas a conselho, vou gradualmente alterando para as 10h diurnas, para fazer o ciclo de inverno parecido com o nosso.
Tenho-lhe 'dado espaço' para ele se ambientar, parece-me já tar a reconhecer o espaço e o dono...

Ontem tava no pc e apanhei-o assim:

Imagem

A olhar para mim, a ver o que tava a fazer e a raspar no vidro :D

Obrigado pelas dicas ;)
burn3r
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 3:11 pm

domingo dez 02, 2012 1:03 am

um bonito exemplar.. :D esse terrario esta mesmo fixe
<p>&nbsp;Se forem conduzir, n&atilde;o bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! </p>
JCCP
Membro Júnior

quarta dez 05, 2012 6:29 pm

burn3r Escreveu:um bonito exemplar.. :D esse terrario esta mesmo fixe
Obrigado burn3r ;)

Já agora, uma actualização. Uma semana e uns dias depois...

Aqui a curtir 'o seu sol' :)

Imagem

A dormir na taça das baratas, comeu e adormeceu consolado! :D

Imagem

E a dormir noutra posição manhosa!

Imagem

A mostrar quem manda lá na casa...

Imagem

A espreitar o 'mundo cá fora' :)

Imagem

O alpinista Herus

Imagem

Tem comido regular, mas ainda assim acho que pouco, pelo que ouvia dizer estes senhores têm um apetite voraz, mas não tá mal, acho eu...
Coisa que ainda não me deixa é pegar nele! O máximo que consigo é fazer-lhe 2-3 festas, depois retrocede e foge :(
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta dez 06, 2012 10:56 am

Experiementa dar-lhe festas enquanto ele esta a mastigar, devagarinho e de vez em quando para ele n se assustar muito. assim ele vai comecando a perder o medo da tua mao "gigante que o quer comer".

Fotos muito fixes.
JCCP
Membro Júnior

terça jan 08, 2013 1:58 pm

Herus, após um mês aqui em casa...

Imagem

Está cada dia mais bonito :)

Imagem

Imagem

Continua um 'terrorista', apesar de já tar mais calmo, continua irrequieto e sem me deixar pegar nele!
As temperaturas estão bem. Come 10 baratas por dia de 1-2 cm, tem cerca de 24cm.
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça jan 08, 2013 2:11 pm

As cores dele estão um espetaculo.

Que vitaminas em pó estas a usar?
Última edição por targonne em terça jan 08, 2013 4:41 pm, editado 1 vez no total.
JCCP
Membro Júnior

terça jan 08, 2013 2:53 pm

Só uso cálcio + D3 uma a duas vezes por semana. A alimentação das baratas já inclui vitaminas e cálcio e tudo o que lhe poderá fazer bem!
E está agora a mudar a pele e ainda mais bonito está a ficar, mais laranja vivo :D
mavi1505
Registado: domingo jan 27, 2013 4:24 am

domingo jan 27, 2013 4:30 am

oi gente meu nome e marcus e queria muito montar um terrario como eu monto poderiiam me falar materiais como vidro madeira que tipo de lampadas tamanho furos e etc e queria a ajuda de vcs tambem para achar alguem que venda dragoes barbudos no brasil sei que ilegal nao adianta nem me falar mas acho a lei brasileira uma droga pois que gosta de animais exoticos nao vai mautrata-los e o ibama devia fazer uma entrevista para dar liçença para pessoas boas comprarem o seu bichinho mas enfim gostaria mesmo de dicas para montar um terrario e alguem que venda os dragoes barbudos e de preferencia bem filhotes e femeas

caso saibam de alguem que vende meu email e: [email protected]
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”