Manchas Brancas (Iguana)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jan 04, 2012 5:00 pm
Ideia,
Lâmpada de cerâmica por baixo da cascata... para aquecer... uma spot light provavelmente infra (se acharem melhor outra digam, aceito todas as opiniões) no local onde está agora a de cerâmica + uma uvb a apontar para aquela zona, mantendo a que tenho atualmente, tubular 8.0 para iluminação (pelo aspecto e côr já parece ter mais de 6 meses...tempo de vida útil até nova troca)..-
Que vos parece?
Lâmpada de cerâmica por baixo da cascata... para aquecer... uma spot light provavelmente infra (se acharem melhor outra digam, aceito todas as opiniões) no local onde está agora a de cerâmica + uma uvb a apontar para aquela zona, mantendo a que tenho atualmente, tubular 8.0 para iluminação (pelo aspecto e côr já parece ter mais de 6 meses...tempo de vida útil até nova troca)..-
Que vos parece?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
A lampada de spot, deve ser amarela ou branca, para ela se por por baixo e simular a interação com o sol.
Elas não são caras, e podes até usar marcas que não têm nada a ver com repteis. paa poupares um euro ou dois.
As lampadas de infra-vermelhos são para produzir calor, como as ceramicas mas dar alguma luz visivel para nós.
Elas não são caras, e podes até usar marcas que não têm nada a ver com repteis. paa poupares um euro ou dois.
As lampadas de infra-vermelhos são para produzir calor, como as ceramicas mas dar alguma luz visivel para nós.
-
- Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
Dá uma olhada aqui,
Eu tenho andado a obcecar com luz e niveis de uvb ultimamente, e estou a preparar-me para alterar todos os setups que tenho e comecar a trabalhar com lampadas da arcadia, que de longe metem de lado outras marcas mais "comerciais" este artigo se calhar um pouco mais "in Dept" é capaz de ajudar.
http://www.arcadia-reptile.com/wp-conte ... _Dec11.pdf
Eu tenho andado a obcecar com luz e niveis de uvb ultimamente, e estou a preparar-me para alterar todos os setups que tenho e comecar a trabalhar com lampadas da arcadia, que de longe metem de lado outras marcas mais "comerciais" este artigo se calhar um pouco mais "in Dept" é capaz de ajudar.
http://www.arcadia-reptile.com/wp-conte ... _Dec11.pdf
-
- Membro Júnior
Não sei se posso publicar isto directamente mas tenho estado inclinado para esta spot light
http://www.tiendanimal.pt/lampada-calor ... -5388.html
http://www.tiendanimal.pt/lampada-calor ... -5388.html
-
- Membro Júnior
Já percebi a ideia carissimo...
Vou seguir o conselho e, comprar a spot light, deixo a de cerâmica para a noite e vou renovar a minha lâmpada de UVB.
Estou na dúvida é se compro uma tubular ou uma do género "spot" para UVB no topo do terrário que é onde ela estará a maior parte do tempo.
Vou seguir o conselho e, comprar a spot light, deixo a de cerâmica para a noite e vou renovar a minha lâmpada de UVB.
Estou na dúvida é se compro uma tubular ou uma do género "spot" para UVB no topo do terrário que é onde ela estará a maior parte do tempo.
-
- Membro Júnior
Sem discordar do que dizes, pelo que andei a ler e observar, se a luz estiver a mais de 30 cm convem aumentar da 5.0 para outra superior neste caso 8.0 ou 10.0...para que o alcance seja superior... Estás de acordo?psylizart Escreveu:essas manchas parece me queimaduras. A lampada uvb convem usar a de 5.0 em vez de 8.0,ou podes usar durante 6 meses a de 5.0 e os outros 6 meses a de 8.00. Falta tb ai uma lampada de spot e junto a lamapda de spot colocas a de uvb , porque em principio sera onde ela ira passar mais tempo. Porque da maneira que voce tem o terrario agora ela dificilmente ira absorver os raios uvbs, porque parece me que a lampada esta a mais de 30 cm da iguana.
Sem dúvida.targonne Escreveu:Tubular, sempre que possivel. a emissão de uvb e muito melhor e mais constante na onda que emite.
As lâmpadas UV's não emitem calor suficiente para queimar ou algo do género, daí poderem estar o mais próximo dos animais e quanto maior esta for (caso das tubulares) melhor e mais abrangente se torna no terrário.
Quanto à lâmpada de spot, não precisas gastar tantos €, uma assim http://www.pet4you.net/repteis/equipame ... -lamp.html é mais que suficiente.
A de cerâmica colocava-a a surgir de cima, de um dos lados do terrário ligada a um termostato só para a noite

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
os raios uvbs emitidos pela lampada so sao absorvidos pelo animal se estiverem dentro dos 30 cm, coloques uma lampada de 5.0 \ 8.0\ ou 10.0. Por exemplo nao te adianta de nada colocares uma lampada de 10.0 a mais de 30 cm do animal porque os raios nao "chegam la". Os 5.0 ou os 10.0 é a intensidade e quantidade dos "raios"uvbs, tb nao te consigo explicar melhorMikeluk Escreveu:Sem discordar do que dizes, pelo que andei a ler e observar, se a luz estiver a mais de 30 cm convem aumentar da 5.0 para outra superior neste caso 8.0 ou 10.0...para que o alcance seja superior... Estás de acordo?psylizart Escreveu:essas manchas parece me queimaduras. A lampada uvb convem usar a de 5.0 em vez de 8.0,ou podes usar durante 6 meses a de 5.0 e os outros 6 meses a de 8.00. Falta tb ai uma lampada de spot e junto a lamapda de spot colocas a de uvb , porque em principio sera onde ela ira passar mais tempo. Porque da maneira que voce tem o terrario agora ela dificilmente ira absorver os raios uvbs, porque parece me que a lampada esta a mais de 30 cm da iguana.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
Depende das lampadas que uses, por exemplo uma 5.0 de 20w vai ter um alcanse diferente de uma 5.0 de 40w, podes tambem aumentar a distancia e intensidade utilizando um reflector.
Em relação a intensidade do espectro que é onde os 5.0 ou os 10.0 entram, é como a simulação do sol. 5.0 tenta fazer uma simulação de uma floresta tropical, com uma vejetação densa, em que a luz do sol não passa tão facilmente. 10.0 simula o sol em aberto tipo deserto com nada a volta.
Qual a lampada a utilizar, bem se me perguntasses a um mes (antes te ter começado a obsecar com uvb's) dizia-te poe uma 5.0 ou 6.0 nas distancias indicadas.
Se me perguntares hoje. então digo-te que podes por a vontade uma de 10.0 ou mais ainda, mas tens que ter em atenção que nesse caso deves ter um outro spot de calor sem uvb para que o animal possa escolher onde quer estar, isto porque em estado selvagem, as iguanas geralmente apanham sol no inicio da manha, e final de tarde, e escondem-se dos raios mais fortes entre o meio dia e as 15. quando o sol esta mais alto, e o espectro seria mais forte tipo 10.0 ou mais
Logo tens que lhe dar a opçao de ficar por baixo do uvb ou não. e sim elas conseguem notar a diferença.
Como vamos mudar de casa "de novo" e tenho que remodelar terrarios posso tentar fazer um esquema de luz e de spots ideais.
Não sei se fez muito sentido. mas é esta a explicação
E já agora, porque estão a chegar ao nosso mercado agora estas lampdas, o que podes fazer na criação dos 2 spots, é colocares uma lampada de mercurio, que gera uvb uva e calor (que custa +/- o que o conjunto te ia custar) e no outro spot metes só foco.
LÂMPADA SOLAR GLO (VAPOR DE MERCÚRIO) da exoterra de 125 ou 160 watts.
Em relação a intensidade do espectro que é onde os 5.0 ou os 10.0 entram, é como a simulação do sol. 5.0 tenta fazer uma simulação de uma floresta tropical, com uma vejetação densa, em que a luz do sol não passa tão facilmente. 10.0 simula o sol em aberto tipo deserto com nada a volta.
Qual a lampada a utilizar, bem se me perguntasses a um mes (antes te ter começado a obsecar com uvb's) dizia-te poe uma 5.0 ou 6.0 nas distancias indicadas.
Se me perguntares hoje. então digo-te que podes por a vontade uma de 10.0 ou mais ainda, mas tens que ter em atenção que nesse caso deves ter um outro spot de calor sem uvb para que o animal possa escolher onde quer estar, isto porque em estado selvagem, as iguanas geralmente apanham sol no inicio da manha, e final de tarde, e escondem-se dos raios mais fortes entre o meio dia e as 15. quando o sol esta mais alto, e o espectro seria mais forte tipo 10.0 ou mais
Logo tens que lhe dar a opçao de ficar por baixo do uvb ou não. e sim elas conseguem notar a diferença.
Como vamos mudar de casa "de novo" e tenho que remodelar terrarios posso tentar fazer um esquema de luz e de spots ideais.
Não sei se fez muito sentido. mas é esta a explicação

E já agora, porque estão a chegar ao nosso mercado agora estas lampdas, o que podes fazer na criação dos 2 spots, é colocares uma lampada de mercurio, que gera uvb uva e calor (que custa +/- o que o conjunto te ia custar) e no outro spot metes só foco.
LÂMPADA SOLAR GLO (VAPOR DE MERCÚRIO) da exoterra de 125 ou 160 watts.
Boas pessoal.na minha opiniao axo que a iguana tem pequenas queimaduras, nao sei qual a temperatura nem humidade mas acredito que nao estejam corretas,lampada uvb deve ser trocada 5.0 ou 6.0 deve ser colocada mais perto do animal tambem nao vejo termostato.podes me indicar as temperaturas?acoselhava te a dares uns banhos de agua morna todos os dias.cumps
-
- Membro Júnior
Achas que não está correcta porquê?sara02 Escreveu:Boas pessoal.na minha opiniao axo que a iguana tem pequenas queimaduras, nao sei qual a temperatura nem humidade mas acredito que nao estejam corretas,lampada uvb deve ser trocada 5.0 ou 6.0 deve ser colocada mais perto do animal tambem nao vejo termostato.podes me indicar as temperaturas?acoselhava te a dares uns banhos de agua morna todos os dias.cumps
Não me digas que é um feelling...
Os banhos são dados , 1 por semana para já porque ela era bastante pequena quando a comprei e não quis arriscar, para além disso a minha Iguana parece um gato, água foge a sete pés !!!
A UVB já troquei por outra 8.0 igual, até porque por experiência sei que não fará mal, tendo em conta a distância a que está da Iguana.
A questão do termoestato para mim é simples, eu não uso porque não me parece que desligar e ligar o "sol" durante o dia seja uma coisa natural...
Esqueçam aquela lampada de cerâmica que lá está, tenho agora lá uma spot light que comprei seguindo os conselhos de pessoas experientes na matéria...daqui do fórum...
A de cerâmica agora só é usada de noite para manter o terrário a 25º/26º...
Durante o dia e tendo em conta que é Inverno o terrário está a 30º no topo e 27/25 no fim junto ao chão.
Parece-me desnecessário para já um termoestato.
Quanto ao nivel de humidade, tenho uma cascata sempre a correr água e uma espécie de bebedouro também sempre cheio de água, para além disso quando estou em casa, borrifo o aquário e a própria Iguana (altura em que por exemplo ela aproveita para beber água do esguicho)...
Acredita que ninguém quer que ela seja tão bem tratada como eu....
Para além disso é uma questão de saber ler, a Iguana já tinha as manchas quando a mudei para este terrário...