Iguana - opiniao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

MMORE
Membro
Registado: terça set 08, 2009 10:06 pm

quarta jan 30, 2013 5:15 pm

Tenho uma iguana, cerca de 4 anos +/-
Gostava de obter opiniões de membros experientes, do que acham dela neste momento. Eu acho que é macho, quase certeza, pelo que li e perguntei à veterinária. Deixo umas fotos do terrario e do Spock :)
Agradeco opiniões obrigado :)

Imagem

Imagem
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta jan 30, 2013 6:19 pm

Deves tirar umas fotos melhores da cabeça e barbela quando está mais exposta, também dos poros femorais que tambem são indicadores do sexo, assim como a zona entre a cloaca e o inicio da cauda, neste caso a crista parece muito danificada, também poderia ser um bom indicador se estivesse completa... só vendo todos estes pontos todos se pode dar um palpite...mas mesmo aos 3 ou 4 anos de idade á indivíduos que não têm um dimorfismo sexual muito acentuado...como tem reagido ele/a nestes ultimos meses a ti a nivel de territorialidade e agressividade, é que deve ja ter atingido maturidade sexual e ja deve ter mostrado comportamentos mais agressivos se for macho assim como as cores tambem devem ter alterado nesse periodo.
MMORE
Membro

quarta jan 30, 2013 6:46 pm

Não tem estado muito agressivo. Consigo pegar nele na boa, é raro ficar agressivo. Ficou agressivo quando parte da cauda começou a ficar preta e dura e amassada, foi ficando agressivo ate que se esperneava todo, tinha agua la dentro tive de tirar que tava a estragar o terrario, acabou por partir antes de perder a cauda naturalmente, cerca de 5/6 cm, deitou sangue, levei-o ao veterinario, ficou la uma noite e ficou bem. Desde que começou o inverno, ta calmo. Ele sempre foi calmo. Apesar de ainda nao estar muito habituado a mim, se o deixar solto aqui em casa tenho de correr atras para o apanhar lol
E na tua opinião? Achas-a saudavel e bem tratada?

aqui tens mais fotos:

Imagem

Imagem

Imagem
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 30, 2013 7:09 pm

Imagem
Os poros femorais não são muito grandes, pode ser da idade, ou apenas ser femea, a vermelho marquei o que pode ser os hemipenis, pois essa zona até está saliente, pode ser macho ;) ainda está pouco definida o dimorfismo sexual.
Quanto ao aspecto parece estar gordito e saudável, se está ou tem sido bem tratado, os problemas que teve na cauda e o estado da crista mostram alguma negligencia de quem a tem cuidado ;)

Pela descrição que deste do comportamento na época da reprodução, para já estou mais inclinado que seja uma fêmea...mas só o tempo nos trará certezas.
MMORE
Membro

quarta jan 30, 2013 7:17 pm

A cauda apareceu espalmada nao sei como, creio que terá ficado preso entre o tronco e a parede, pois vejo-a muitas vezes nessa posiçao e a cauda ali por cima. O estado da crista foi devida a umas queimaduras que sofreu devido a estar muito perto da lampada de ceramica. cortei um pouco o tronco pq tava muito perto, mas mesmo assim so quer chegar perto da lampada xD
obrigado pela tua opinião. Qualquer sugestao ou reparo é bem vindo, ou ate mesmo criticas :)
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 30, 2013 7:33 pm

MMORE Escreveu:(...)Qualquer sugestao ou reparo é bem vindo, ou ate mesmo criticas :)
Começa a pensar num terrario maior, já começa a ser pequeno, não te esqueças que a lampada uvb deve estar no maximo até 30cm de distancia dele, e se calhar uma protecção em rede metalica a proteger a lampada de ceramica seria melhor que cortar o tronco, se ele se aproxima tanto, pode ser porque a temperatura seja baixa...mas eles são "burrinhos" e aproximam-se sempre das fontes de calor e queimam-se, daí a ser bom protege-las, podes tambem para aumentar a temperatura fazer um hotspot com uma lampada de filamentos ligada as mesmas horas que a de uvb e a apontar para o ponto mais alto do tronco, e colocares a de ceramica mais central e mais longe dele ;)
Última edição por Bondage2010 em quinta jan 31, 2013 5:49 pm, editado 1 vez no total.
MMORE
Membro

quarta jan 30, 2013 7:42 pm

Eu já ponderei fazer um terrário maior, só que é dificil, estou em casa dos meus pais, e isto está no meu quarto, fazer eu ate conseguia fazer um maior, mas os meus pais nao iriam gostar, vou ter de lhes dar a volta e juntar um dinheirinho para aumentar.
Explica-me como funciona os hotspots, ou mais precisamente a lampada de filamentos.
Eu tenho um termostato que regula a temperatura da lampada ceramica, está 31º creio eu, tambem é o maximo do termostato, se bem que acho que nao funciona la muito bem.
obrigado :)
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 30, 2013 8:15 pm

Qualquer lampada deste genero serve para fazer o hotspot, o hotspot/basking spot é um local onde a temperatura é mais alta e onde elas relaxam e aquecem e digerem o alimento, deve estar apontada para a zona onde ele gosta de estar e perto da lampada de uvb para ele benificiar dos uvb, se estiver noutro ponto ele vai para o hotspot e vai-se lixar para a uvb
Imagem

Ele defeca no terrario, ou já está habituadao a fazer no banho?
Se estiver habituado a fazer no banho e se o teu quarto for seguro, podes arranjar uma zona alta(por cima do roupeiro) com rampas de acesso, e as lampadas suspensas lá em cima e deixa-lo solto...se ele defeca no terraio, não é boa ideia estar solto :twisted: ou vais ter trampa pelo chão ou a escorrer do roupeiro.
MMORE
Membro

quarta jan 30, 2013 8:21 pm

Então é so apontar? Não preciso estar perto? Desculpa a minha ignorancia mas nao entendo nada destas lampadas xD
Ele defeca dentro de agua, tem um recipiente de agua dentro e defeca la, mas sempre que vai ao banho tambem. Jã nao o faz fora de agua, a nao ser que nao tenha outra hipotese xD
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 30, 2013 9:01 pm

MMORE Escreveu:Então é so apontar? Não preciso estar perto? Desculpa a minha ignorancia mas nao entendo nada destas lampadas xD
Ele defeca dentro de agua, tem um recipiente de agua dentro e defeca la, mas sempre que vai ao banho tambem. Jã nao o faz fora de agua, a nao ser que nao tenha outra hipotese xD
Precisa de estar perto de modo que o calor chegue ao animal...quanto ás cagadas...é arriscado.
MMORE
Membro

quarta jan 30, 2013 9:27 pm

Hum vou ver se ponho uma entao :) obrigado
ya é arriscado, mais vale tar quieto xD se nao tenho o quarto em pantanas xD ahah
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 30, 2013 9:59 pm

MMORE Escreveu:Hum vou ver se ponho uma entao :) obrigado
ya é arriscado, mais vale tar quieto xD se nao tenho o quarto em pantanas xD ahah
Se te conseguisses educar, a dares-lhe banho todos os dias á mesma hora, ele passaria a fazer sempre a essa hora no banho e poderias deixar o terrario aberto, ou ele solto como te disse antes...o meu vive solto(no inverno), e só faz no banho ou se eu não consigo estar presente, vai atrás do bidé.
MMORE
Membro

quarta jan 30, 2013 10:11 pm

vou tentar habitua-lo a isso entao, pode ser que se habitue...
deixas-lo solto mesmo no inverno?
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 30, 2013 10:50 pm

MMORE Escreveu:vou tentar habitua-lo a isso entao, pode ser que se habitue...
deixas-lo solto mesmo no inverno?
Só no Inverno, que é quando está dentro de casa, eu vivo no Sul, ele passa o Verão na rua nem espaço com rede. Mas ele em casa nunca sai do espaço dele onde tem o aquecimento das lampadas, só sai de lá para ir á casa de banho e fazer umas asneiras de vez em quando.
MMORE
Membro

quarta jan 30, 2013 11:05 pm

Isso é fixe :) eu ate o deixava mas a minha mae passa-se. ja o deixo no meu quarto e ja é muito.
nao referi, mas as vezes ele abana a cabeça para cima e para baixo, quando vou a pegar nele... é a marcar territorio ne?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”