Camaleão do Yemen

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
thiago1311
Membro Júnior
Registado: domingo fev 03, 2013 1:24 am

domingo fev 03, 2013 2:41 am

Boa noite a todos.

Recentemente estou com um camaleão do yemen cá em casa, ele é muito dócil, deve ter por volta dos 7 meses ou 1 ano de idade.
Tenho um terrario de 70x60x80, de vidro com respiradores, e uso 2 lâmpadas, 1 que transmite luz uva/uvb, um tubo de 40cm penso eu, que esta no meio do terrario, e uma luz de aquecimento, que esta localizada mais ao fundo e um pouco para o lado direito do terrario, e em baixo uma manta de aquecimento. A manta e a luz estão estrategicamente colocadas ao mesmo sítio, mais ao lado direito, pois se ele estiver com calor, poder ir mais ao lado esquerdo, onde a temperatura deve estar uns graus mais baixos.

Tenho uns troncos no terrario, com umas folhas artificiais, e um dripper (um copo com agua, que pinga em cima de folhas), amanhã coloco aqui fotografias do terrario.

Tenho alimentado ele com 3/5 micro grilos e 3/6 tenebrios por dia, borrifo agua morna 3 vezes ao dia, durante uns 3 minutos.

Ele não é nada agressivo, pego ele 2/3 vezes por dia, umas para por em uma árvore que tenho cá em casa, Portulacaria afra ou Jade Plant, que fiquei espantado ao 1º dia quando coloquei ele na árvore, começou a comer as folhas, e todos os dias tem comido 3 ou 4 folhas dessa árvore. Outras para mostras a amigos e outras só por pegar mesmo.

Ele inchava muito no 1º dia, penso eu que era porque ainda estava a se habituar ao espaço, mas hoje só acontece quando esta tomando sol na árvore, mas acho que é por culpa de pássaros que fazem sombras ao passar pelo sol, então ele se arma em grande.

O único problema que tenho tido em relação a ele é a água, eu não o vejo beber, só no 1º dia em que ele devia estar morto de sede, eu borrifei agua durante uns 5 minutos e ele parecia mesmo morto de sede, estava todo agitado para beber agua, e bebeu durante todo os 5 minutos, mas depois nos dias seguintes eu borrifei e não o vi mais a beber, então fiz um dripper, mas não resulta pois eu não o vejo beber também.

Aqui seguem umas fotos dele para verem se ele esta desidratado e se podem me ajudar me dando dicas e etc.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E obrigado a todos que puderem me responder!

Actualizações:
Esta tudo a correr muito bem, ele tem comido mais e bebido agua normalmente (nunca o vejo a beber, mas não me parece desidratado).
Esta mais receptível ao manuseio, por vezes só chego com o dedo próximo a ele, e logo em seguida vem a mão, sem precisar puxar ou ir atrás.
Não chiou nenhum vez até agora e não tem ficado mais com listras pretas como de inicio.
Trocou de pele recentemente, e toda a vez que vinha a mão, encostava se em mim e começava a roçar se para ajuda-lo com a pele que não saia.
Muitas vezes dorme na minha mão, quando desligo as luzes ele fica a procura de um espaço e uma posição para adormecer e já aconteceu de colocar o dedo e ele vir a mão e adormecer no mesmo instante.
Come da minha mão sem problema algum, até prefere assim do que no recipiente castanho que eu coloco os tenebrios, muitas vezes nem os liga quando estão la, e quando coloco na mão logo vem excitado.

Ps. consegui ajustar as imagens para um tamanho melhor, e já envio fotos do terrario que tinha prometido.
Última edição por thiago1311 em quinta fev 14, 2013 2:00 am, editado 1 vez no total.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo fev 03, 2013 5:14 am

Boas, realmente parece-me algo desidratado e magro. Pergunto-me porque é que vezes sem conta vejo pessoas a dar 3/4 microgrilos /dia a um camaleão quando a comida tem que obrigatoriamente ad libitum nos primeiros 6 meses/1 ano. Nem interessa ao vendedor dar uma margem por baixo nem ao camaleão que fica subnutrido. Ele deve comer uns 10/15 grilos (esqueça os micrgrilos nesta idade) e uns 5/6 tenebrios, bem como alguma fruta. Esta alimentação base deve ser complementada com cálcio semanalmente e alternada com baratas.

Contacto humano, o menos possível. Quanto muito, uma vez numa semana, é um camaleão, não é uma cobra.

Quanto á água, se tem um dripper para a folhagem, não me preocupava.

Apesar de a Jade plant ser «herp friendly» não convém ele comer demasiado, pois o que não é tóxico, poderá a sê-lo em determinadas dosagens. Esta planta a não ser que seja demasiado grande, oferece pouco esconderijo.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
thiago1311
Membro Júnior

domingo fev 03, 2013 1:23 pm

Boas,
Eu comecei a dar estas dosagem porque perguntei em 3 ou 4 sítios onde vendem Camaleões, e em todos eles o que me disserem foi que ele come + ou - 3 grilos ou 4 tenebrios por dia, e que se eu der mais que isso em 1 dia, no outro ele comeria.
Mas pronto já percebi que deve comer bem. Eu já tinha pesquisado na Internet, e cheguei a este blog, li algumas informações, e por isso queria perguntar o que estou fazendo de errado.

Em questão do manuseio, penso eu que se o fizermos desde sempre, ele aprende e não se torna agressivo, também tenho visto uns vídeos no youtube onde as pessoas tem camaleões já grande, e que manuseia sem problema algum. O camaleão vai passar a perceber que eu sou aquele traz comida e agua, e o leva para tomar sol durante a tarde.

E a planta é sim grande, tem cerca de 1 metro e meio, cheio de ramificações e galhos.

Obrigado por responder ;)
Psynapse
Membro Veterano

segunda fev 04, 2013 4:31 pm

Bom, perguntou e eu estou-lhe a responder.

Os camaleões comem mais quando pequenos do que em grandes (como várias espécies de repteis). Se for a qualquer site credível de camaleões vai perceber isso. Recomendo o camaleones.es

Quanto ao resto, pesquise, pense e depois faça. Não vale a pena eu estar-lhe a dizer que um camaleão sofre imenso com o stress provocado pela nossa presença quando manuseado se o vai continuar a manusear todos os dias. Há animais que por muito manuseamento vão sempre ter algum grau de stress. Passa por nós avaliarmos se esse grau de stress poderá ser prejudicial, daí haver animais mais contemplativos que outros. E o camaleão é um animal contemplativo. Faça o que entender.

A planta tem mais opções de escolha que oferecem uma camuflagem e uma sensação de segurança bem melhores, como as scheffleras. Poderá até complementar com essa.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
thiago1311
Membro Júnior

quinta fev 14, 2013 2:03 am

Psynapse Escreveu:Bom, perguntou e eu estou-lhe a responder.

Os camaleões comem mais quando pequenos do que em grandes (como várias espécies de repteis). Se for a qualquer site credível de camaleões vai perceber isso. Recomendo o camaleones.es

Quanto ao resto, pesquise, pense e depois faça. Não vale a pena eu estar-lhe a dizer que um camaleão sofre imenso com o stress provocado pela nossa presença quando manuseado se o vai continuar a manusear todos os dias. Há animais que por muito manuseamento vão sempre ter algum grau de stress. Passa por nós avaliarmos se esse grau de stress poderá ser prejudicial, daí haver animais mais contemplativos que outros. E o camaleão é um animal contemplativo. Faça o que entender.

A planta tem mais opções de escolha que oferecem uma camuflagem e uma sensação de segurança bem melhores, como as scheffleras. Poderá até complementar com essa.
Obrigado Psy ;D
Eu já não tenho mais espaço para mais plantas, a única coisa que falta neste terrario é um fundo, que não sei onde encontra, principalmente algo barato.
Veja as novas fotos e me diga o que achas.
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quinta fev 14, 2013 1:17 pm

O terrario está muito vazio, e é de vidro, são inapropriados para camaleões. Têm pouca ventilação e refletem a imagem, stressa bastante o réptil. Tambem não vejo fonte de hidratação, dripper, cascata... e é um terrario pequeno.
thiago1311
Membro Júnior

quinta fev 14, 2013 3:22 pm

Titanum Escreveu:O terrario está muito vazio, e é de vidro, são inapropriados para camaleões. Têm pouca ventilação e refletem a imagem, stressa bastante o réptil. Tambem não vejo fonte de hidratação, dripper, cascata... e é um terrario pequeno.
Sim o tarrario é de vidro, pois esta era uma das condições.
Existem 5 ventilações, e uma das portas ficam sempre com um espaço aberto para entrar ar.

Creio que ele nunca teve problemas com o reflexo, pois só ficou inchado em modo de alerta ou se armar em grande poucas vezes, visto que o terrario esta sempre húmido, assim não reflecte grande coisa.
Tenho um dripper, mas como não o vejo beber, estou a procura de uma cascata, não muito cara mas que sirva para o propósito.
Em relação ao tamanho do terrario, fiz varias pesquisas de tamanhos mínimos necessários, já que o outro que eu queria, por ser 30cm mais alto, custava 150€ a mais.

:wink:
Titanum
Membro Veterano

quinta fev 14, 2013 5:07 pm

Tens pm.
_,,_

O tamanho ideal é 120cm de altura por 60cm, eu tenho um Reptibrezze, sem queixas, é um otimo terrario para qualquer espécie de camaleões.
As medidas minimas para uma femea são de 60cm Altura por 50cm.

Não vejo o driper, dai a minha duvida, mas se tens e estiver ao alcance dele, em principio, ele vai lá.
A humidade tem de estar entre os 50% e os 70%, sendo os 60% ótimo, mas a circulação de ar é mais importante que a própria humidade.
E o terrario está muito pobre em vegetação, seja falsa ou verdadeira, precisa de mais verde.

Eu já posto imagens do meu, foi modificado recentemente, só para teres uma ideia, e talvez possas tirar ideias para melhorar o teu.
thiago1311
Membro Júnior

quinta fev 14, 2013 6:38 pm

Titanum Escreveu:Tens pm.
_,,_

O tamanho ideal é 120cm de altura por 60cm, eu tenho um Reptibrezze, sem queixas, é um otimo terrario para qualquer espécie de camaleões.
As medidas minimas para uma femea são de 60cm Altura por 50cm.

Não vejo o driper, dai a minha duvida, mas se tens e estiver ao alcance dele, em principio, ele vai lá.
A humidade tem de estar entre os 50% e os 70%, sendo os 60% ótimo, mas a circulação de ar é mais importante que a própria humidade.
E o terrario está muito pobre em vegetação, seja falsa ou verdadeira, precisa de mais verde.

Eu já posto imagens do meu, foi modificado recentemente, só para teres uma ideia, e talvez possas tirar ideias para melhorar o teu.
Já respondi :wink:
____

Eu tinha visto que o ideal andava por volta dos 120cm, mas depois de recorrer a alguns pet shops que eu costumo frequentar, me disseram que não havia problema enquanto em novo ter estas medidas, e que muitas vezes outros clientes tem estas mesmas medidas para camaleões já grandes.

O dripper eu tirei para reabastecer.
Não sei lhe dizer a % da humidade, mas 3 vezes ao dia eu borrifo com agua morna, e esta sempre húmido.

Em questão da vegetação, eu ando a procura de um fundo mas não encontro nada de jeito...

Estou a espera para ver as fotos!
Titanum
Membro Veterano

quinta fev 14, 2013 7:01 pm

já meti no outro tópico.
thiago1311
Membro Júnior

segunda fev 18, 2013 2:07 pm

Boas!

Queria perguntar sobre um coisa bastante estranha que se passou ontem, e não sei o que significa esse comportamento.

Ontem quando fui pega-lo, ele logo subiu pela manga cumprida que eu tinha vestido, e ao invés de continuar subindo, logo parou e começou a fazer uns movimentos digamos "estranhos".
Começou a puxar o tecido para ele, com as patas, e a roçar-se com a barriga, depois ia para frente e para trás com os mesmos movimentos...

Me lembrou muito os gatos quando estão acasalando, onde o macho sobe em cima da fêmea, e começa a puxa-la com as patas e andando para frente e para trás. Então a única conclusão que eu cheguei, foi que ele por um momento, pela textura do tecido, que talvez posso o ter confundido.

Mas sinceramente não sei, alguém com mais experiência já passou por isso?
Psynapse
Membro Veterano

segunda fev 18, 2013 7:51 pm

Chama-se corte ou um comportamento de dominância. Para a corte, o fotoperíodo ainda não é o correcto, logo é improvavel, acredito mais num comportamento de dominância. Primeiro tentam dar um sinal a distância, mudando o padrão, se não respeitar a distância, começa a fazer isso sem que nada o preveja, o passo a seguir é morder.

São escaladas de medo, em que ou se fazem as coisas de forma muito gradual ou tem um animal em constante stress a progredir nessa escala.

Não vou dizer «eu avisei», porque já chegou a essa conclusão.

ps- Essa planta com flores não é uma jade plant, aliás eu nem a consigo identificar para perceber se é toxica.
thiago1311
Membro Júnior

segunda fev 18, 2013 8:26 pm

Psynapse Escreveu:Chama-se corte ou um comportamento de dominância. Para a corte, o fotoperíodo ainda não é o correcto, logo é improvavel, acredito mais num comportamento de dominância. Primeiro tentam dar um sinal a distância, mudando o padrão, se não respeitar a distância, começa a fazer isso sem que nada o preveja, o passo a seguir é morder.

São escaladas de medo, em que ou se fazem as coisas de forma muito gradual ou tem um animal em constante stress a progredir nessa escala.

Não vou dizer «eu avisei», porque já chegou a essa conclusão.

ps- Essa planta com flores não é uma jade plant, aliás eu nem a consigo identificar para perceber se é toxica.
A primeira planta é a jade planta
É esta aqui;
http://blog.willowlandscapedesign.net/c ... or-plants/

Aquela que esta no terrario, eu comprei na Petfil, o rapaz tinha me dito o nome mas esqueci. Ele me disse com 100% de certeza que não fazia mal aos répteis.

Quanto ao comportamento, não me pareceu dominância, visto que ele veio sozinho ao dedo e subiu por vontade própria, eu nem preciso mais puxa-lo como fazia nos primeiros dias.
Ele não mudou a cor, sempre esteve verde e amarelo vivo. E não incho ou tentou morder, muito pelo contrario, as vezes que eu o vi inchado, quando ele nota a minha presença logo desincha e vem no meu dedo, por vontade própria.

Os camaleões aprendem, ele já esta habituado a mim, visto que só come na minha mão. Ele percebe que sou eu que o ponho para fora na árvore.
Tenho visto muitos vídeos no youtube onde as pessoas não tem o mínimo de cuidado para pegar o camaleão, e é claro que eles vão se habituar a não gostar do manuseio.
E tudo depende da energia que passamos ao bicho, se você chegar do trabalho todo stressado ir com essa energia no animal, é claro que os resultados não vão ser positivos.

Aqui tem mais umas imagens dele:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
thiago1311
Membro Júnior

quinta fev 21, 2013 4:06 pm

Boas!
Alguém sabe o que ele quer transmitir com a cor azul?
O meu esta com umas manchas azuis na pernas há uns 2 dias, e eu não sei se é algum mal sinal.

Eu em algum lugar que eles as vezes ficam com pintas azuis para demonstrar que estão em alerta, mas isto não são bem pintas, são manchas:

Imagem
Titanum
Membro Veterano

quinta fev 21, 2013 6:05 pm

O camaleão que tens é macho ou femea?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”