Terrario para camaleão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

calypto
Registado: sexta jan 11, 2013 8:26 pm

sexta jan 11, 2013 10:04 pm

Boas!.. Desde á cerca de um mês que começei a construçao de um terrário para um camaleão do yemen e acho que neste momento tenho tudo pronto para a chegada do novo inquilino, mas precisava da vossa ajuda para saber se de facto reúno todas condições para a chegada do mesmo.
Antes de iniciar a construçao pesquisei durante algum tempo tudo aquilo que se precisa saber sobre esta espeçie devido á "fragilidade" destes animais; neste tópico vou tentar postar fotos desde o iniçio da construçao até ao momento.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Criticas são bem vindas.
Obrigado.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado jan 12, 2013 12:23 am

penso que esteja um pouco despido, se fosse eu acrescentava mais umas quantas plantas. So vai fazer o aquecimento com essa lampada de spot ? Penos tb que poderia ter feito um pouco mais alto e largo mas de resto parece me bem...
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado jan 12, 2013 12:24 am

Mete uma Cheflera (planta).
calypto

sábado jan 12, 2013 3:23 am

Desde já obrigado pelas respostas.
O terrário podia ter ficado mais alto sim mas na altura parecia o suficiente mas por enquanto da perfeitamente..mais tarde se for necessario construo um maior.
Quanto ao aquecimento sim estava a pensar em fazer so com a de spot...a minha casa é quente mesmo á noite e no inverno nao desce dos 18/19 graus.. será necessario uma lampada de ceramica...?
quanto á Cheflera eu tentei encontrar nas lojas de bricolage e jardins mas so encontrei ficus...tambem queria por uma photos mas nao encontrei...so a encontrei a hedera helix que acho que nao é boa para o camaleão..
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado jan 12, 2013 10:00 am

calypto Escreveu:Desde já obrigado pelas respostas.
O terrário podia ter ficado mais alto sim mas na altura parecia o suficiente mas por enquanto da perfeitamente..mais tarde se for necessario construo um maior.
Quanto ao aquecimento sim estava a pensar em fazer so com a de spot...a minha casa é quente mesmo á noite e no inverno nao desce dos 18/19 graus.. será necessario uma lampada de ceramica...?
quanto á Cheflera eu tentei encontrar nas lojas de bricolage e jardins mas so encontrei ficus...tambem queria por uma photos mas nao encontrei...so a encontrei a hedera helix que acho que nao é boa para o camaleão..
eu aconselhava a lampada de ceramica pelo menos para se fazer o aquecimento noturno, porque a temp. minima de noite, é os 20 \ 21º
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
calypto

sábado jan 12, 2013 12:15 pm

ah então tenho de arranjar uma lampada de ceramica e um termoestato...
Sem querer abusar da vossa paçiencia tinha mais uma pergunta...alguem sabe de locais ou algum criador que venda camaleões do yemen na zona de lisboa...? já andei de um lado para o outro á procura e tirando uma loja que tinha, mas era só uma femea (eu queria um macho) ,nao encontrei em mais lado nenhum... e o ideal seria comprar num sitio de confiança, é que nas lojas de animais nunca se sabe :|
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado jan 12, 2013 5:19 pm

Para iniciante compre um macho. Eu sei de uma loja que tem um calypto (desconheço o género), a planta é fácilmente encontrada no C*ntinente e a Photos nas lojas de plantas em Sintra tambem encontras.
calypto

sábado jan 12, 2013 5:47 pm

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Vou tentar o supermercado para a sheflera entao!.. E sim, a idea seria um camaleao do yemen macho(calyptratus salvo erro) e ja tentei numa loja mas disseram-me que so tem recebido femeas e que ja so tinham uma das que tinham recebido.. Se alguem souber de alguma loja/criador com um macho, que me diga sff :D
calypto

domingo jan 13, 2013 2:27 pm

Muito obrigado :wink:
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

segunda jan 14, 2013 10:08 am

A quanto tempo tem a cola a secar?

Dar uma semanita ou assim para deixar ela agarrar bem, e qualquer vapor de secagem sair.

Um pouco mais de vegetação e fica espetacular. Parabens :)
calypto

segunda jan 14, 2013 2:49 pm

Obrigado, sim ainda vou comprar uma schefflera, a cola secou durante 5 ou 6 dias e levou verniz aquoso por cima que teve a secar durante duas ou três semanas e ainda teve mais uma semana com luzes e testes..
whitruss
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

sexta jan 18, 2013 6:11 pm

Boas
Desde já os meu parabens! Gostei bastante do teu terrario mas realmente precisa de mais vegetação la po meio mas esta mt bom na minha opiniao. Eu também estou a pensar fazer um idêntico por isso gostava de ter perguntar se me podias dar umas dicas pois não tenho la muito jeito para a bricolage apesar de gostar de pensar que sim ^^

Eu tenho em mente fazer um com o mesmo design do teu mas vou trocar umas coisas, da pesquisa que fiz vi que o contraplacado marítimo também parece ser um bom material e mais económico do que as placas de pinho que já tinha visto, por isso estava a pensar fazer um terrario de 0.70x0.60x1.2, sendo a parte traseira e a base em contraplacado maritimo e depois uso ripas de pinho para fazer as laterais a frente a porta e o tecto, depois e so forrar cm rede mosquiteira galvanizada( usaste o mesmo, a tua nao me parece mosquiteira)?

As minhas duvidas nesta fase prendem-se essencialmente no tratamento que devo dar a madeira, pelo que vi deve-se passar um tapa poros e um verniz de base aquosa para a madeira resistir melhor as humidades e fungos. É assim que devo fazer? e já agora, não basta aparafusar a madeira? e necessário também usar cola? desde ja agradeço e desculpem o meu grande comentário
calypto

sábado fev 09, 2013 3:30 pm

Boas, Obrigado pelo feedback positivo :D
Quanto á construção do terrário, os materiais utilizados dependem um bocado do orçamento mas creio que mdf com verniz aquoso vs pinho com verniz aquoso acho que a madeira de pinho é de qualidade superior... no entanto é possível com outros tipos de madeira.... eu utilizei parafusos e cola...cheguei a por várias camadas para tapar os buracos indesejados... mais tarde tem de se lixar tudo para envernizar por isso qualquer excesso será eliminado...
a rede que utilizei nao é mosquiteira.... cheguei a comprar a mesma mas não gostei do material... basta um toque para ficar vincado, qualquer puxão abre um buraco, é muito mais difícil de colocar porque tem de ficar bem esticada e alem disso quando manuseado largava pequenas limalhas de alumínio... por isso fui á procura nas lojas de ferragens para construções e encontrei esta rede soldada..são pequenos quadradinhos de meio cm por meio cm...
Boa sorte, e qualquer duvida disponha que quando puder responder assim o farei.
Coxo0
Membro
Registado: sábado mai 19, 2012 9:39 pm

domingo fev 10, 2013 8:55 pm

Sim Realmente parabéns muito bom terrário muito bem feito diz-me ja agora as medidas que esse terrario tem.
Mas devias pensar em fazer algo, os camaleões são animais que precisam de humidade ou seja um terrário todo em madeira pode enfraquecer a madeira eu tenho um fogger xl mas ainda é caro para quem não quer gastar dinheiro ainda hoje fiz o segundo upgrade ao terrário em que o fiz a prova de borrifos da forma mais barata em que usei o papel autocolante da um efeito fixe e fica impermeável

Antes:

Imagem

Depois:

Imagem
whitruss
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

sábado fev 16, 2013 4:39 pm

"a rede que utilizei não é mosquiteira.... cheguei a comprar a mesma mas não gostei do material... basta um toque para ficar vincado, qualquer puxão abre um buraco, é muito mais difícil de colocar porque tem de ficar bem esticada e alem disso quando manuseado largava pequenas limalhas de alumínio... por isso fui á procura nas lojas de ferragens para construções e encontrei esta rede soldada..são pequenos quadradinhos de meio cm por meio cm.."

ok, obrigado, pensava que a rede mosquiteira galvanizada fosse o mais indicado mas agora que sei que têm esses problemas devo arranjar rede galvanizada com esse mesmo tamanho. Só mais uma questão, tens problemas com os insectos entrarem e sairem do terrário? Como fazes para o alimentar? copo ou dás com pinça?
obrigado ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”