Cágado e hibernação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
paulobrito
Membro Júnior
Registado: sexta mai 23, 2008 11:12 am

domingo fev 10, 2013 10:40 pm

Pessoal, tenho uma dúvida, tenho um cágado (tenho, quer dizer, é da minha filha), o animal veio naquela tipica caixa de plastico com a ilha no meio. Passado ano e meio o animal começou a ficar maior e achava aquele aquário já pequeno.
Como não gosto de ver os animais desconfortáveis, fui ao Continente e comprei um aquário em vidro com a ilha de canto, aproveitei para fazer umas alterações, coloquei umas conchas no fundo, a ilha ficou mais alta e assim o animal pode-se esconder quando quer e tem uns 20cm de altura de agua pra nadar à vontade.

Acontece que o animal agora enfia-se lá debaixo e parece que hiberna, às vezes chego a pensar que tá morta, mas dou uns toques no vidro e lá se mexe. Ela comia bastante, agora não tem comido, é normal no Inverno hibernarem?
MariaCbr
Membro
Registado: sábado out 20, 2012 3:17 pm

domingo fev 10, 2013 11:41 pm

Se tem ano e meio não tem reservas/condições físicas suficientes para hibernar. As probabilidades de não sobreviver são elevadas.

Provavelmente como está em casa e não na rua está a semi-hibernar, o que penso que é altamente perigoso para o animal.

As condições ideais para tartarugas dentro de casa são água a +- 24ºC, isso consegue-se com um termostato e controla-se bem com um termómetro.

Precisa também de uma luz UVB 5.0 constante para os ossos e a carapaça assimilarem o cálcio, caso contrário poderá ficar bastante deformada/doente.

Um filtro também é aconselhável, visto que sujam imenso a água e trocas frequentes deixam-nas stressadas sem necessidade.

__________ isto acima é o básico________

A alimentação deve ser ração, nunca camarões. Couves, carne crua, peixe cru, etc.

Deve-se sempre lavar as mãos depois de lhe mexer/ou nas coisas da tartaruga - são transmissoras de salmonela.

Aconselho-o vivamente a pesquisar mais sobre o animal, pelo menos para a menina não ter um desgosto...

Tem pm
paulobrito
Membro Júnior
Registado: sexta mai 23, 2008 11:12 am

segunda fev 11, 2013 5:46 pm

Boa tarde, obrigado pela resposta e explicação.

Ora aí está algo que nunca informam nas lojas de animais, é tome lá o bicho, o aquario e um frasco de camarão, adeus e volte sempre :evil:

Tenho que pesquisar essas coisas, a minha pequena anda aborrecida pois era ela quem dava de comer todas as noites ao animal e agora não tem feito pois come pouco.
MariaCbr
Membro
Registado: sábado out 20, 2012 3:17 pm

segunda fev 11, 2013 9:40 pm

Pois, fizeram-me o mesmo há uns tempos.

"É só por na água e dar camarões." Agora tenho 2tartas bebés com pneumonia em casa, cujos custo de equipamento e especialmente contas de vet já vão numas boas centenas de euros...

Por isso mais vale prevenir...para o bem delas e para o nosso coração que fica bem apertadinho quando elas não estão bem :(

Como disse na última resposta tem uma mensagem privada, que acredito que lhe vá ser muito útil ;)

Boa sorte!!!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”