ajuda com reptil

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
miguelc23
Registado: segunda jan 14, 2013 6:54 pm

segunda jan 14, 2013 7:40 pm

boas, ando decidido desde há uns anos que quero ter um réptil, mas só agora tive a possibilidade. Como o meu pai é carpinteiro pedi-lhe para me fazer um terrário baseado neste ideal :
Imagem
com 110x50x65 cm (comprimentoxlarguraxaltura) o objetivo é ter uma iguana, sei que o terrario nao tem o tamanho indicado mas mais tarde quando necessario farei outro. agora enquanto estou na construção deste tenho algumas dúvidas as quais espero que me possam esclarecer.
posso passar verniz aquoso na parte interior do terrario ou e desaconselhável ? é que li que nao se devia passar verniz na parte interior ...
Em termos de aquecimento o quê que necessito para um terrario com estas dimensões ? quantos casquilhos para lâmpadas devo colocar ? uma LÂMPADA DE LUZ E CALOR BASKING SPOT DE ZOO MED é suficiente para a função aquecer e iluminar ?
para o fundo casca de pinheiro deste genero é desaconselhavel ou esta bom ? se não que utilizar ?
Imagem
Que mais me aconselham a comprar ?
desculpem pelo excesso de duvidas, mas sou apenas um iniciante . Obrigado !
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jan 14, 2013 9:15 pm

Repara neste da foto http://lllreptile.com/load-image/StoreI ... image/7109 para veres como deves colocar os respiradores, devem ficar desencontrados em lados opostos para o ar circular, se ficarem ao mesmo nivel o ar estagna e pode criar fungos. Tambem as portas de vidro, não estão logo a correr desde a base, estão um pouco acima para o substrato que for usado, não cair para dentro das calhas onde o vidro corre. Quanto ás luzes e aquecimentos, só depois de escolheres o animal se pode indicar que tipo e quais deves usar.
......

Voltei para acrescentar, não tinha reparado, que tinhas pensado em iguana, se for para uma iguana deve ter mais altura e com essas medidas depressa terás de fazer outro, o aquecimento deve ser feito cum uma lampada de ceramica(não emite luz) ligada sempre (dia e noite) a um termostato, mais uma lampada spot e uma uvb, ligadas a um temporizador. Substratos soltos em iguanas não são aconselhados que elas são curiosas e podem engolir e provocar a morte.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda jan 14, 2013 10:22 pm

Não é aconselhavel usar qualquer produto de pinho,não tratado, por causa da sua toxicidade.

Tens no mercado outras opções, ou então como alguns users usam, têm 2 tapetes de relva sintetica e usam uma vez um, uma vez outro.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça jan 15, 2013 3:42 am

Bondage2010 Escreveu:...os respiradores, devem ficar desencontrados em lados opostos para o ar circular, se ficarem ao mesmo nivel o ar estagna...
Esta é uma questão em que tenho algumas dúvidas. Não estou a fazer uma crítica porque não tenho dúvida que o Bondage sabe muito mais que eu sobre estes tópicos. No entanto, há "verdades" que por vezes se revelam mitos que se perpetuam pela facilidade com que nós os aceitamos. Não conheço experiências que demonstrem a validade da afirmação acima. Neste sentido gostaria apenas de deixar aqui um raciocínio contrário que poderá, ou não, ser verdadeiro.

A temperatura dentro do terrário não é uniforme. Se o aquecimento estiver numa extremidade, essa parte do terrário será mais quente. Considerando que idealmente deverá existir um gradiente de temperatura, teoricamente existirão correntes de convecção do ar dentro do terrário. Hipoteticamente, estas correntes de convecção do ar são suficientes para criar diferenças de pressão dentro do terrário de forma a que a posição dos respiradouros poderá não ser um factor importante.

Vejamos uma situação possível com respiradores em ambas as extremidades à mesma altura:

Imagem

1 - O ar aquecido sobe.
2 - Ao subir, o ar é forçado a sair pelo lado direito criando uma baixa de pressão dentro do terrário, em comparação com a pressão no exterior.
3 - A baixa pressão dentro do terrário força a entrada de ar mais frio vindo do exterior.

Mas gostaria de ouvir outras opiniões.
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça jan 15, 2013 11:14 am

Imagem

peço desculpa pelo esboço, penso que neste caso e com o aquecimento de foco, ou mesmo a ceramica, a emisão continua de uma onda de calor constante. o que faz com que o gradiente de temperatura exista, a renovação do ar permite que o mesmo não estagne o que em conjunção com a humidade pode originar os tais fungos.

a temperatura não se perde no entanto é mais baixa do que se não houvese circulação de ar. tem que se ter em atenção e aumentar o foco conforme as necessidades do animal.

Os respiradouros podem ser tambem postos na parte traseira no topo. como por exemplo as vision cages, ou herptek têm. fazendo a circulação de ar entre as portas e a traseira.
Bondage2010
Membro Veterano

terça jan 15, 2013 5:08 pm

Neste site embora para terrarios de plantas explica o efeito chaminé. http://digilander.libero.it/westaustral ... design.htm não tem a ver só com o ar, mas sim a humidade estagnada e condensação que pode levar a criar fungos, este podem desenvolver infecções respiratorias nos nossos animais e julgo não valer a pena arriscar ou fazer experiencias pondo em casa a saude dos mesmos.
miguelc23

terça jan 15, 2013 7:35 pm

Bondage2010 Escreveu:Repara neste da foto http://lllreptile.com/load-image/StoreI ... image/7109 para veres como deves colocar os respiradores, devem ficar desencontrados em lados opostos para o ar circular, se ficarem ao mesmo nivel o ar estagna e pode criar fungos.
quanto a isso e facil, basta-me rodar os vidros laterais de forma a ficar em baixo, por isso posso alterar de modo a ficar de qualquer forma.
Bondage2010 Escreveu:Tambem as portas de vidro, não estão logo a correr desde a base, estão um pouco acima para o substrato que for usado, não cair para dentro das calhas onde o vidro corre.
o vidro da frente não é porta de correr, por isso acho que não terei esse problema..
Bondage2010 Escreveu:o aquecimento deve ser feito cum uma lampada de ceramica(não emite luz) ligada sempre (dia e noite) a um termostato,
essa lampada de cerâmica é aconselhavel ser de quantos watts para um terrario deste tamanho ?
Bondage2010 Escreveu:mais uma lampada spot e uma uvb, ligadas a um temporizador.
a lampada LÂMPADA DE LUZ E CALOR BASKING SPOT DE ZOO MED que falei serve para esta duas funçoes certo ? se sim mais uma vez qual a quantidade de watts aconselhavel ?

Tinha inicialmente pensado em iguana pq é o bicho de qual gosto mais, mas o problema de tamanho provavelmente irá-me afetar mais rapidamente do que esperava, entao tenho pensado em comprar um pequeno dragao barbudo ou algo que não cresça tanto, mas a questão de preço também me afeta um bocado, alguma sugestão que me possam dar?
muito obrigado pelo auxilio
Bondage2010
Membro Veterano

terça jan 15, 2013 9:25 pm

a lampada spot emite luz e calor, serve para fazer um ponto mais quente onde de dia onde o lagarto se aquece e faz a digestão, a outra lampada a UVB serve para lagartos diurnos poderem sintetizar o calcio...se escolheres gecko leopardo não precisas de lampada UVB nem spot, pois são nocturnos ;) precisas apenas de tapete de aquecimento, ou lampadada ceramica, mas sempre ligados a um termostato para manter e controlar a temperatura.
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quarta jan 16, 2013 10:52 am

Se tens problema com o preço comparando um dragão barbudo a uma iguana, então sugiro mesmo que vás para um gecko ou um anolis.

Porque são muito mais baratos a todos os niveis, e uma iguana, é um animal que dá muitas despesas quando comparados com um gecko ou um anolis.
miguelc23

quarta jan 16, 2013 3:32 pm

alguem me pode dizer por pm um site que tenha varias hipoteses de escolha destes tipos de animais para venda ?
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 16, 2013 6:30 pm

miguelc23 Escreveu:alguem me pode dizer por pm um site que tenha varias hipoteses de escolha destes tipos de animais para venda ?
Um animal, deve ser visto ao vivo, não é um objecto, deves ver se o animal tem aspecto saudavel, um olhar vivo, se se alimenta bem, se não está prostrado. É melhor que te informes de lojas físicas na tua zona e vás ver os animais antes de comprar ;) ou um criador particular ;)
miguelc23

quarta jan 16, 2013 10:35 pm

era so para ver preços e variedade, pq nas lojas aqui em aveiro ja tive a ver e nunca encontrei nd se não iguanas

EDIT: quanto ao verniz aquoso alguem me pode informar se posso pintar a parte de dentro ou nao ? e dois casquilhos para lampadas são suficientes ?
miguelc23

quinta mar 14, 2013 9:29 pm

boas, acham que posso utilizar um cobertor eletrico como fonte de aquecimento, substituindo assim um tapete de aquecimento ?
sara02
Membro
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

sexta mar 15, 2013 10:07 pm

Depende do reptil que escolhas a iguana tem de receber calor vindo de cima e por exemplo o gecko ja poderas utilizar o tapete de aquecimento (nao manta de aquecimento isso nem os humanos devem utilizar pelo perigo de incendio.))
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”