Morelia Bredli - ajuda!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
DMNoronha
Membro Júnior
Registado: domingo nov 25, 2012 11:51 pm

sexta abr 12, 2013 12:53 am

Boas pessoal!

Há uns tempos queixava-me que a minha morelia não fazia a muda... Acontece que há uns dias ela iniciou o processo, vi perfeitamente que ela estava a ficar em tons acinzentados e inclusivamente os olhos ficaram completamente cinzentos. Aumentei a humidade do terrario, e até agora ainda não se passou mais nada. Já não está em tons cinzentos mas também não fez a muda. Já passaram vários dias, e nada...
Algum conselho? :D
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta abr 12, 2013 9:11 am

Esperar e ter paciencia.
DMNoronha
Membro Júnior

sábado abr 13, 2013 11:31 am

E não convém alimentar?
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

sábado abr 13, 2013 11:43 am

Não costumam recomendar, no entanto, eu (e isto sou seu, assumindo responsabilidades pelos meus animais) costumo alimentar.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
Bondage2010
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 12:25 pm

No estado selvagem estariam mais escondidas durante todo o processo da muda, até porque na fase dos olhos baços, não vêm bem e estão mais vulneráveis a predadores, logo é natural que se refugiem, para além disso, elas precisam de energia para fazer a muda, energia essa que vão gastar na digestão caso sejam alimentadas durante esse processo, estando com uma condição normal, o jejum da muda não as prejudica em nada, até ajuda a limpar todo o aparelho digestivo. Logo acho que é bastante pessoal essa questão, eu não alimento, mas quem alimenta tambem nunca ouvi dizer que teve problemas devido a isso. Eu gosto de as ver cheias de apetite no dia seguinte á muda ;)... mas as minhas estão sempre cheias de apetite, até a cota Regius desde á uns 4 anos para cá... :twisted:
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado abr 13, 2013 6:04 pm

Tenho 1 corn que não pode comer na altura da muda se não regurgita.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Bondage2010
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 6:14 pm

vitor22 Escreveu:Tenho 1 corn que não pode comer na altura da muda se não regurgita.
É bom ler casos como o teu, eu nunca alimentei na muda e um dos motivos era justamente por instinto medo que isso acontecesse e regurgitar é tão mau para a cobra que convem de todo evitar.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

domingo abr 14, 2013 10:05 am

Bondage2010 Escreveu:
vitor22 Escreveu:Tenho 1 corn que não pode comer na altura da muda se não regurgita.
É bom ler casos como o teu, eu nunca alimentei na muda e um dos motivos era justamente por instinto medo que isso acontecesse e regurgitar é tão mau para a cobra que convem de todo evitar.
Exacto. Também alimentava na muda, até aparecer este caso(cobra).
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
DMNoronha
Membro Júnior

domingo abr 14, 2013 2:22 pm

Já fez a muda! Mas parece-me que não a fez por completo, porque nalgumas zonas da cabeça tem um tom mais avermelhado (que não tinha) e noutras zonas mantém os tons que tinha antes. Além de que a pele não saiu perfeitinha. Espero mais um tempo para ver se ela liberta mais alguma pele?
Bondage2010
Membro Veterano

domingo abr 14, 2013 2:33 pm

Mas pegando nela e vendo de perto, vês pele velha agarrada, ou é só a diferença de cor? A humidade estava boa durante a muda? Stress ou manuseio durante a muda tambem pode resultar em mudas imperfeitas.
DMNoronha
Membro Júnior

domingo abr 14, 2013 2:45 pm

Não lhe toquei uma única vez desde o dia em que a vi ganhar os tons acinzentados, ela esteve sempre em repouso no seu esconderijo. A humidade estava elevada. A unica vez que lhe mexi foi hoje, depois de ver a pele no terrario, para poder limpar. Vi de perto e nao encontrei nenhum bocado de pele velha, só reparei mesmo nas variações de cor.
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

domingo abr 14, 2013 3:22 pm

Aumentar a humidade no caso das bredlis não sei se será bom ideia... eu já me dei mal com isso. Não esquecer que a origem delas é uma zona bastante seca.

A minha, se eu não borrifar nada, faz mudas perfeitas. Com borrifos, fez mal.

Quanto ao que dizes DMNoronha, se não encontras pele nenhuma e só viste a variação de cor, é sinal que ainda não mudou... elas dias antes de mudarem passam pela fase "cinzenta" e voltam ao tom de cor normal... só depois é que mudam.

Agora questiono-me se terás feito bastante pesquisa sobre o animal e sobre cobras em si antes de a adquirires, pois esse é um estado perfeitamente normal e comum em todas as cobras.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
Bondage2010
Membro Veterano

domingo abr 14, 2013 3:22 pm

Tem atenção se fez a muda das escamas oculares, podes ver isso na pele que saiu, e se também mudou bem ate na ponta da cauda...alterações de cor, provavelmente vais ter sempre a cada muda e até ficar adulta ;)
DMNoronha
Membro Júnior

domingo abr 14, 2013 3:28 pm

Polainas9 Escreveu:Aumentar a humidade no caso das bredlis não sei se será bom ideia... eu já me dei mal com isso. Não esquecer que a origem delas é uma zona bastante seca.

A minha, se eu não borrifar nada, faz mudas perfeitas. Com borrifos, fez mal.

Quanto ao que dizes DMNoronha, se não encontras pele nenhuma e só viste a variação de cor, é sinal que ainda não mudou... elas dias antes de mudarem passam pela fase "cinzenta" e voltam ao tom de cor normal... só depois é que mudam.

Agora questiono-me se terás feito bastante pesquisa sobre o animal e sobre cobras em si antes de a adquirires, pois esse é um estado perfeitamente normal e comum em todas as cobras.
Pesquisei bastante, e antes de adquirir a bredli tive uma corn. Já vi várias mudas da corn, mas a bredli foi a primeira e como acho normal, fico assustado com qualquer variação relativamente ao que estou habituado a observar.
DMNoronha
Membro Júnior

domingo abr 14, 2013 3:30 pm

Bondage2010 Escreveu:Tem atenção se fez a muda das escamas oculares, podes ver isso na pele que saiu, e se também mudou bem ate na ponta da cauda...alterações de cor, provavelmente vais ter sempre a cada muda e até ficar adulta ;)

Não encontrei as escamas oculares, a pele estava toda embrulhada. No entanto a muda da cauda está completa :D
Agradeço desde já a vossa preciosa ajuda!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”