Termostado para o terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
PsyJimbo
Membro
Registado: quinta jun 13, 2013 2:22 am

quarta jun 19, 2013 11:17 pm

Pessoal é o seguinte, a minha questao agora tem a ver com o termostato, já andei a fazer umas pesquisas, mas nao encontro nada que me esclareça, eu estou a pensar em comprar o seguinte termostato, o problema é que nao sei como funciona e como se fazem as ligaçoes as lampadas, deixo aqui as fotos do casquilho que eu ja tenho para as lampadas e do termostato. Agradeço a ajuda ;)

Imagem

Imagem
sara02
Membro
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

quinta jun 20, 2013 6:30 pm

Boas.. no manual indica como programar e ligar.a ligacao é ligares o termostato a tomada e a lampada a tomada do termostato esse é muito facil.cumps
PsyJimbo
Membro

quinta jun 20, 2013 7:39 pm

sara02 Escreveu:Boas.. no manual indica como programar e ligar.a ligacao é ligares o termostato a tomada e a lampada a tomada do termostato esse é muito facil.cumps
era isso que queria saber, num post antigo que encontrei aqui falava que as tomadas do termostato era tomada A e B uma de termostato e outra de temporizador. Eu queria ligar a lampada spot e de ceramica ao termostato so para controlar a temperatura. Aconselhas a ligar a lampada spot ao termostato ? Nao havera o risco de aquecer demais ?
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quinta jun 20, 2013 10:00 pm

eu já te tinha dito. Apenas a de cerâmica ligada ao termostato, a de spot tens de regular com a distancia.
PsyJimbo
Membro

quinta jun 20, 2013 10:40 pm

Titanum Escreveu:eu já te tinha dito. Apenas a de cerâmica ligada ao termostato, a de spot tens de regular com a distancia.

sim eu sei amigo, mas a lampada spot serve pra aquecer certo, estando o dia inteiro ligada, principalmente agora com o verao, podera aquecer demasiado o terrario, seria uma maneira de isso nao acontecer, mas isso sou eu a falar pois voçes sao bem mais entendidos do que eu. Nao quis desmenospresar tudo o que me disses-te, alias se nao fosses tu muito provavelmente ainda andava as "aranhas" lol
PsyJimbo
Membro

quinta jun 20, 2013 10:48 pm

Titanum Escreveu:eu já te tinha dito. Apenas a de cerâmica ligada ao termostato, a de spot tens de regular com a distancia.
e ja agora aproveito para tirar mais umas duvidas, hoje passei o dia inteiro em pesquisa, acho que nunca tinha lido tantos topicos e informaçoes num dia so lol eu ja tenho um termometro para medir as temperaturas, mas li que seria melhor ter dois, para colocar um na parte quente do terrario e outro na parte fria, é necessario ? Quanto à humidade aconselharam-me para alem de borrifar o terrario colocacar uma vasilha com agua na zona quente do terrario. Bons conselhos ou nem por isso ?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jun 20, 2013 11:13 pm

Os conselhos que vamos dando, são mais faceis de cumprir num terrario grande...no teu vais ter de fazer bastantes testes de temperatura, ver como consegues nesse espaço criar a zona quente e mais fria, isto uns dias antes de colocar o animal lá dentro, a lampada spot, se vai estar sempre a piscar ligada ao termostato, vai stressar e confundir o animal, e vai tambem durar menos, pois o ligar e desligar constante, vai encurtar em muito a vida da lampada, essa deve como disseram estar ligada a um temporizador, 12 ou 14 horas "on" a simular as horas de sol diarias.
PsyJimbo
Membro

quinta jun 20, 2013 11:40 pm

Bondage2010 Escreveu:Os conselhos que vamos dando, são mais faceis de cumprir num terrario grande...no teu vais ter de fazer bastantes testes de temperatura, ver como consegues nesse espaço criar a zona quente e mais fria, isto uns dias antes de colocar o animal lá dentro, a lampada spot, se vai estar sempre a piscar ligada ao termostato, vai stressar e confundir o animal, e vai tambem durar menos, pois o ligar e desligar constante, vai encurtar em muito a vida da lampada, essa deve como disseram estar ligada a um temporizador, 12 ou 14 horas "on" a simular as horas de sol diarias.
Compreendo, achas que terei problemas nisso ? O meu terrario tem 120cm de largura, queria tentar fazer com que cada lado tive-se as temperaturas certas. Como disses-te terei de o testar bem antes de arranjar a iguana
Alegrocp
Membro
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm

sábado jun 22, 2013 11:17 am

Boas,

Para te ajudar com esta questão dos termostatos e temperaturas achei que como me ajudaram a mim também te deveria ajudar, ainda para mais por também pertenceres há família ''PLUR'' ;)

O termostato digital na minha opinião não precisa obrigatoriamente de ser esse modelo/marca ate porque arranjas por 20/25/30€ um termostato digital bom.

Esse termostato é bom porque não precisas de fazer as instalações eléctricas, mas um termostato é tao fácil de montar que por vezes as pessoas pensam que é uma coisa de outro mundo...

Sabes fazer uma ligação eléctrica de um interruptor normal? O termostato não é mais do que um interruptor que liga e desliga sozinho consoante a temperatura que escolheres...

Para ser facil te explicar como montas um termostato é o seguinte:

Tens um fio grosso que tem dois fios dentro (azul e castanho ou outras cores nao interessa) que uma ponta vai estar ligado ha lampada de ceramica e a outra ponta vai ter a ficha para ligares há tomada

No meio desse circuito é que entra o termostato como interruptor, ou seja vais ter de cortar UM dos fios (castanho ou azul) e ligar as duas partes do fio que cortaste ás duas entradas que vai ter no termostato.

Simples!

Caso o termostato seja de ligar ha corrente só terás de ter outro fio que vai desde a tomada até ao termostato para fazer trabalhar o termostato, nada mais...

Espero que este esquema te seja util para uma melhor compreensão do correcto funcionamento

Termostato digital:
Imagem

Abraços CP/KAYA
sara02
Membro
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

sábado jun 22, 2013 10:41 pm

Apenas a de ceramica se esse termostato medir a humidade e controlar seria bom para ligar tambem a um humificador..cumps
Alegrocp
Membro
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm

domingo jun 23, 2013 9:14 am

Sim caso o termostato tambem de para medir a humidade é a mesma ligação mais a ligaçao que ira ligar e desligar o humidificador.

CP/KAYA
Coxo0
Membro
Registado: sábado mai 19, 2012 9:39 pm

domingo jun 23, 2013 4:19 pm

Eu tenho o primeiro termostato se ainda tiveres alguma questão sobre ele diz que posso esclarecer até sobre o funcionamento
ReiDosCorpos
Membro Júnior
Registado: sábado jul 27, 2013 2:54 am

sábado set 14, 2013 1:11 am

Tenho andado também a procura de um termostato para um terrario pequeno (temporario de 60x25x30 comp. larg. alt. ) para um dragão barbudo..
Mas a escolha do termostato não vai ser pensada pelas dimensões do terrario, mas sim pela sua temperatura.. Apenas indiquei que é pequeno, para indicar que o controlo da temperatura frio/quente é mais difícil, apesar da lâmpada de cerâmica dar um grande ajuda ..
Eu andava a procura de um termostato, em diversas lojas que vendem desse género de artigo, mas procurava um que superasse a barreira dos 35º graus, o qual não tive sorte..
A minha grande dúvida é:
-Eu procurava bem, sendo que precisarei de um que suba para alem dos 35ºC?

Já agora.. Deverei por o termostato, ou a sonda, entre a zona fria ou quente?
E também, se der um termostato que não atinja superior aos 35º pode ser um qualquer ou existe recomendações?
Já previa os custos que iria ter com o animal, mas ainda assim, se der para ter um termostato relativamente barato e que faça o pretendido, gostaria de ser recomendado algum sff?

A zona quente já atingio por baixo do "foco" da lâmpada de cerâmica os 41º,.. Estou sujeito a queimar o DB, principalmente sendo ele pequeno, dai a minha alarmação para o caso..
Para a noite tenho um termostato que aprendi a fazer aqui na arca, que é transformado de um termostato de aquário, mas infelizmente é muito fácil de desregular para poder andar sempre a alternar as temperaturas, porque até funciona bastante bem.. =)

Desde já um obrigado.. :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”