Novo Projecto CP

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Alegrocp
Membro
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm

segunda ago 26, 2013 4:55 pm

Boas,

Estou com ideias de um novo projecto, mas fiquei barrado por algumas duvidas e como é óbvio ''se há solução na arca encontras...'' xD

Para o meu novo projecto (altura 160cm x comprimento 70cm x largura 50cm) tenho umas duvidas em relação ao aquecimento.

Não necessito de hotspot, nem de zona gradiente térmico o que necessito mesmo é de uma temperatura constante de 30 graus em todo o terrario.

Como o terrario é na vertical e o calor sobe, se eu puser uma fonte de calor no topo (lâmpada de cerâmica) será que a parte inferior vai ficar há temperatura que eu pretendo?

Qual a melhor escolha de aquecimento para manter uma temperatura constante(lampada, tapete, cabo...)?

Se a melhor opção for a lâmpada de cerâmica que potencia devo utilizar? como preciso de uma temperatura constante em todo o terrario não posso utilizar uma lâmpada muito potente porque senão a temperatura na parte superior será maior que na parte inferior do terrario... aqui está o meu dilema.

Fico aqui há espera das respostas dos mestres das temperaturas :D
Última edição por Alegrocp em terça ago 27, 2013 9:07 am, editado 1 vez no total.
CP/KAYA
sara02
Membro
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

segunda ago 26, 2013 9:33 pm

Boas
:D
Eu tenho um de 2mt de altura por 1.50 de largura e so uso uma lampada de ceramica de 100 w mas como o terrario é novo so começei a utilizar agora no verao mas a acredito q no inverno terei de colocar mais uma lampada ceramica ou de spot a meio.sempre com zonas mais frias.ou seja colocas mais uma lampad,conselhava te a fazeres maior do que mencionas te.depois mete fotos para vermos.cumps
Alegrocp
Membro

terça ago 27, 2013 9:05 am

Boas,

Mas uma lâmpada de 100w deve chegar para aquecer o terrario do tamanho que eu quero a questão é que para o animal que eu quero lá não pode haver gradiente térmico, ou seja não pode haver diferenças de temperaturas, não posso ter a parte de cima mais quente que a parte de baixo tenho de ter todo o terrario a 30 graus.

É essa a minha questão se eu puser uma lampada de 150W eu sei que vai aquecer aquilo tudo. Mas o que eu não quero é que a parte de cima fique mais quente que a parte de baixo, dai a minha duvida em relação ao equipamento de aquecimento.

Porque me aconselhas a fazer maior do que mencionei se ainda nem disse que animal/animais la vou colocar? :twisted:

Abraço
CP/KAYA
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça ago 27, 2013 9:29 am

se queres uma temp. constante e igual de 30 º a melhor opçao é o cabo ou um tapete do tamanho do terrario. como o ar quente sobe e como queres uniformemente eu optava por por um tapete.

Para que animal é ? deve ser um artropode ?
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça ago 27, 2013 9:39 am

Sim essa era a minha primeira questão, Qual o animal.

Os gradientes termicos geralmente são bons para eles, e para a nossa carteira tambem :D
Alegrocp
Membro

terça ago 27, 2013 10:11 am

O maior problema é a altura porque com o tapete na parte inferior vai ficar mais calor em baixo do que em cima, talvez se meter na parte de trás um em cima e outro em baixo talvez evite as diferenças de temperatura.

Se colocar uma lâmpada de cerâmica a meio (mais para baixo do que para cima) talvez consiga controlar a temperatura melhor nâo?

Os animais ainda não vou dizer, mas deixo umas pistas... talvez uns insectos ou uma colónia deles :o
CP/KAYA
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça ago 27, 2013 11:55 am

Alegrocp Escreveu:
Se colocar uma lâmpada de cerâmica a meio (mais para baixo do que para cima) talvez consiga controlar a temperatura melhor nâo?
vai haver sempre uma diferença de temperatura , se metes a lampada a meio a parte de cima vai ter sempre mais calor do que a parte de baixo.

Mas tb penso que nao existe nenhum problema se houver diferenças de pelo menos 3 graus entre as partes do terrario.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça ago 27, 2013 12:30 pm

O mais fácil e mais eficaz será colocares um tapete a cobrir a parte de traz do terrário ou colocares 2 tapetes que façam 50% cada nos lados, um do lado direito e outro do lado esquerdo.
Alegrocp
Membro

terça ago 27, 2013 1:24 pm

Foi o que eu pensei... cobrir a parte de traz com 2/3 tapetes, e penso que será a opção mais eficaz.

Mas também não quero estar a ser muito ''picuinhas'' se houver diferença de 2 graus não deve haver grandes problemas... :lol:
CP/KAYA
sara02
Membro
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

quarta ago 28, 2013 5:49 am

Sorry..pensei que fosse para iguana.
axo que o melhor sera os tapetes como o psy indicou.cumps
Alegrocp
Membro

quarta ago 28, 2013 2:33 pm

Na boa, também só estava numa fase de planeamento para ver se arranjava alguma solução...

Terei que repensar o projecto...
CP/KAYA
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”