Tartaruga de Orelha Amarela - alojamento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

segunda set 09, 2013 2:00 pm

Olá a todos,

há uma semana deram-me uma tartaruga de orelha amarela, numa tartarugueira. Há muitos anos tive duas tartarugas, uma Corcunda do Missisipi e uma de Orelha Amarela, sempre as mantive em aquários grandes, estiveram comigo 13 anos (até que as dei a alguém que lhes podia oferecer mais espaço e condições) e viveram bem, mas agora sei que não basta ter uma tartaruga confinada a uma tartarugueira.

É aqui que gostava de ter ajuda: ela é muito pequena, que tamanho deve ter o aquário? E de que género pode ser?

Sei que é preciso um filtro (mesmo assim, de quanto em quanto tempo devo mudar a água), uma lâmpada (sobre isto não percebo muito, porque a lâmpada quando ha sol? Devo mante lá ligada sempre? Nao, creio, elas tambem precisam de um período noturno, julgo eu), um termóstato (devo manter a agua em que temperatura? É sempre a mesma?), e que mais?

Nao a devo deixar hibernar, nao é? E quanto a parte seca e plantas, alguma coisa que acham que deva saber?

Estou a alimenta-la com sticks, sei que os Gammarus são apenas guloseimas, mas que mais lhe posso dar? Pode dar-se carne? (p.e: bocadinhos de fiambre).

Tambem lhe vou comprar aquelas tartarugas de cálcio, faço bem?

Obrigada e todas as dicas são benvindas
Osso5363
Membro

terça set 10, 2013 1:35 pm

Ninguém? :)
Osso5363
Membro

terça set 10, 2013 2:19 pm

Ninguém? :)
Artolas
Registado: sexta nov 25, 2011 4:31 pm

quarta set 11, 2013 1:23 pm

Olá.
Será talvez mais fácil se questionares no fórum do mundo das tartarugas.

Boa sorte
Osso5363
Membro

quarta set 11, 2013 1:38 pm

Obrigada Artolas! Finalmente alguém :D
terezavicto
Membro Júnior
Registado: sábado ago 24, 2013 8:46 pm

quarta set 11, 2013 3:57 pm

O tamanho do aquaterrário tem de ser 5x a carapaça para o comprimento, 3x para a largura e 2x para a altura.Quanto mais fundo o conseguires fazer melhor elas gostam de nadar em profundidade.Não é preciso um filtro, não é um item obrigatório apesar de ajudar muito porque assim não trocas a água tantas vezes, muda quando achares necessário.
Lampâda é uma lampada UV daquelas que "simulam o sol" por assim dizer, elas libertam raios uv que faz bem para a carapaça e libertam vitamina d(eu axo) que ajuda a manter o cálcio na carapaça.
Se a puseres ao sol(sol directo não que passa pela janela) aí não tem problema e não precisas da lâmpada agora se ela não apanha sol é necessário.Tenta simular ao máximo o seu ambiente natural então assim ligas de dia e desligas à noite simulando o foto-período.
Deves ter um termostato principalmente se a tartaruga for bebé, ele deve estar entre os 24ºc e os 26ºc. No inverno há pessoas que baixam essa temperatura para a tartaruga poder hibernar(a minha não hiberna, mas eu nunca recorri ao uso de termostato porque ela nunca foi habituata e eu por opção própria não quis mudar isso) mas aconselho-te a arranjares um porque como ela é muito bebé não sobrevive sem um.
Deves manter essa temperatura sempre a não ser que queiras que a tua tartaruga hiberne, o que não aconselho nada nos dois primeiros anos de vida, ainda não acumularam energia e comida suficiente para isso e podem morrer, mas tu é que sabes.Mas se quiseres deixá-la hibernar depois desses anos isso é contigo.Convém teres um termómetro para regular a temperatura da água.
A parte seca não tem grande ciência, podes fazer como quiseres eu por exemplo fila com rochas enormes, mas há quem faça com caixas de arrumação pequena que ligam com rampa à água, há quem faça com legos, com relva sintética, enfim tens muito porque escolher...
Plantas pôes as que quiseres eu não tenho nenhuma, mas há quem tenha eu vou só por plantas quando for mudar a minha tarta do aquaterrário para o exterior(vou usá-las só por causa da filtração).
AS alimentação é feita com sticks, gammarus são guloseima, podes dar peixe de rio, fruta, carne branca e vegetais em geral.
Cuidado com as frutas cítricas e a alface.
As tartarugas de cálcio eu não sei se faz bem ou não, mas foi-me recomendada numa loja especializada em exóticos então eu uso, e uma coisa que eu não esperava mesmo e que resulta é que com aquilo ná água a muda de água dura para muito mais tempo.Mas também se não deres, dependendo dos sticks que lhe dás não deve ter assim grande problema, a comida que eu dou à minha é rica em cálcio então....Se bem que é sempre melhor prevenir do que remediar.:D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”