Albinismo em Répteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
zinsciz0r
Membro Júnior
Registado: domingo out 20, 2013 5:41 pm

quarta out 23, 2013 10:50 pm

Ok isto pode ser um tópico/assunto absurdo, mas tenho vindo a debater este assunto desde há umas horas, e porque não vir até à Arca perguntar o que sabem?

No caso dos répteis, Geckos, Iguanas, que são albinos é só mesmo a ausência da pigmentação ou isso pode significar menos anos de vida, menos saúde...?

Isto porque um senhor andava a ver se vendia uma Iguana portadora de albino, e a conversa foi enrolado até chegar a um ponto de pedir opinião por fora.
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sábado out 26, 2013 12:30 am

zinsciz0r Escreveu:Ok isto pode ser um tópico/assunto absurdo, mas tenho vindo a debater este assunto desde há umas horas, e porque não vir até à Arca perguntar o que sabem?

No caso dos répteis, Geckos, Iguanas, que são albinos é só mesmo a ausência da pigmentação ou isso pode significar menos anos de vida, menos saúde...?

Isto porque um senhor andava a ver se vendia uma Iguana portadora de albino, e a conversa foi enrolado até chegar a um ponto de pedir opinião por fora.
Tanto quanto sei, o albinismo tem o mesmo efeito em todos os animais. É causado pela ausência do pigmento melanina. Os animais albinos têm uma maior susceptibilidade à radiação solar (raios UV) mas em cativeiro não me parece que isso seja um factor negativo podendo-se regular a intensidade e duração da exposição à radiação UV. É possível que o gene que origina o albinismo tenha outros efeitos no organismo, pois raramente um gene tem apena um efeito. É bem possível que o mesmo gene que causa o albinisno seja também o percursor de outras moléculas com funções diversas no organismo mas isso é verdade para para qualquer animal albino. Na prática, não há qualquer indicação que um animal albino em cativeiro viva mais ou menos tempo que um não albino se for mantido em boas condições.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”