Pedido de Ajuda - Iguana resgatada - RESOLVIDO

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Khasmodar
Registado: domingo nov 10, 2013 6:04 pm

domingo nov 10, 2013 6:06 pm

Boas,

Resgatei ontem uma iguana com cerca de 30 cms. ou familiar ligou-me a dizer que o "bichino" estava na rua pelo menos desde 5ª feira (ha 3 dias já). como nao tenho experiencia com Iguanas (os animais ca de casa sao gatos e uma Gecko Leopardo Baldy Tangerine) preciso ajuda. Danos visiveis: ponta da cauda partida mas ja sarada; inexistencia de uma unha e ponta de dedo na "mão" direita; e pouco movimento da pata (trazeira) esquerda. está temporariamente numa caixa de arrumacão com tapete de aquecimento (no exterior) e termometro que marca os 31/32 graus, agua e maçã para comer. tem ainda restos de muda de pele na cabeça.
Que cuidados devo ter com ela?
Como posso ver se tem a pata partida pois quando se mexe, nota-se que evita mexer aquela pata ?
Nao parece ser agressiva, posso pegar-lhe com alguma facilidade, torna-se mais agitada ao tocar na referida pata.
Como posso verificar existencia e doenças/parasitas?
Como posso ver se é macho ou femea?
Que espécie é?
O que posso fazer para lhe dar um habitat mais agradavel (tendo en conta poucos (ou nenhuns) gastos poisnao sei se ficarei ou nao com ela.

Agradeço todas as ajudas possiveis.

Imagens abaixo.
Imagem

Imagem[/img]
Última edição por Khasmodar em terça nov 12, 2013 2:12 pm, editado 1 vez no total.
zinsciz0r
Membro Júnior
Registado: domingo out 20, 2013 5:41 pm

segunda nov 11, 2013 11:26 am

Calculei que viesses aqui também pedir ajuda :)
Respondi-te no outro!
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda nov 11, 2013 11:40 am

Primeira coisa , ir a um vet especializado, para ele ver o estado em que ela esta !

Segundo se nao sabe se quer ficar com ela porque é que a foi resgatar ?
As iguanas( nao só) sao animais que dao muita despesa e se nao quer gastar mt dinheiro com ela, entao arranje lhe um dono o mais rapido possivel
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
zinsciz0r
Membro Júnior

segunda nov 11, 2013 11:42 am

psylizart Escreveu:Primeira coisa , ir a um vet especializado, para ele ver o estado em que ela esta !

As iguanas( nao só) sao animais que dao muita despesa e se nao quer gastar mt dinheiro com ela, entao arranje lhe um dono o mais rapido possivel
Eu respondi-lhe num outro fórum porque recebi PM lá
Disse tudo o que deve e não deve fazer, e a segunda coisa foi levar a um veterinário. A primeira foi pensar se realmente quer ou não porque ele tem de pensar nisso, não basta ter sido abandonada pelo pseudo dono, ir para as ruas, ficar agora com ele e depois mudar para outro dono!
Muito stress para o animal.
Espero que ele leia e decida bem o que fazer :)
Khasmodar

segunda nov 11, 2013 12:47 pm

psylizart Escreveu:Primeira coisa , ir a um vet especializado, para ele ver o estado em que ela esta !

So uma coisa tenho a dizer: porque nenhum animal merece ser abandonado!
Khasmodar

segunda nov 11, 2013 12:59 pm

zinsciz0r Escreveu:Calculei que viesses aqui também pedir ajuda :)
Respondi-te no outro!
Obrigado pela resposta.
vou responder dos 2 lados igual.

O animal foi abandonado num parque de estacionamento, e embora a dificuldade motora visivel (logo tentarei por video) ela nao foge de nos, o que me da a entender ser ja domesticada.
Nao vejo os parasitas descritos, e quanto a posição, ela tende a por a mao direita debaixo do corpo. faz ciclos de sono/desperto e tenho tido o cuidado de (embora nao com o melhor equipamento) ter o (temp)viveiro de dia nos 28/29 graus e 22 de noite como vi aqui no forum. ja comeu (embora pouco) maçã. logo vou por-lhe um pouco de alface e feijao verde a ver se pega. ainda nao defecou. quanto a deformações nao parece ter, quando a resgatei levei comigo um amigo conhecedor de repteis (possui Geckos, cobras e roedores) que me disse que ela/ele nao aparenta ter deformações no crescimento.
ficar com ela nao posso, por isso estou a tentar arranjar uma nova casa para ela rapidamente e tb por isso nao poder gastar 35€ numa lamp para 2 ou 3 dias e depois por na gaveta...
Aceito tb ajuda de quem sober de uma nova casa para o "Alberto" (nome dado pelo meu familiar á iguana)

de novo, nao posso ficar com o animal infelizmente (falta de emprego face aos gastos com ele sendo o maior motivo, motivo tb pelo qual ainda nao a pude levar ao vet). quem poder ficar ou arranjar uma casa para ele agradeço. so teem de vir buscar e tratar bem do coitado... viver na rua nao é vida para nenhum animal, muito menos exótico...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda nov 11, 2013 1:01 pm

Não, nenhum animal merece ser abandonado, e nunca se devem soltar animas exoticos nos nossos ecossistemas, neste caso pode ter sido abandono ou fuga, mas quem resgata deve tomar a responsabilidade de lhe dar tudo o que ele necessita, trazer apenas para casa e não lhe poder dar as devidas condições, que envolvem bastantes despesas não será para o animal muito diferente de abandonar ;) , fazes bem em tentar dar a quem bem cuide...
zinsciz0r
Membro Júnior

segunda nov 11, 2013 1:25 pm

Poderá ter fugido como não...
No entanto eu já o estou a ajudar :)
Melhor pedir ajuda e tentar salvar o animal que a deixar abandonada
Khasmodar

segunda nov 11, 2013 4:43 pm

zinsciz0r respondi "do outro lado"

Bondage2010 talvez nao seja muito melhor do que abandona-la mas ve, estava na rua ha pelo menos 3 dias com temps entre 5 e 15 graus... de acordo com este forum, devia ser 28/29 dia e 22 noite... sem comida, sem agua.. era morte certa e lenta, ao traze-la para casa (independentemente de ter ou nao condiçoes para ficar com ela) dou-lhe alguma esperança de vida. pelomenos tem agua, comida, calor e temperatura regulada. pode nao ser o ideal, mas é melhor que nada... como nao posso ficar com ela devido aos gastos e o sub. desemprego nao da para tudo, estou a procurar uma nova casa para a bichinha...

ja agora, 38cm+/- e video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=CHlqojHOd6U
zinsciz0r
Membro Júnior

segunda nov 11, 2013 5:39 pm

Respondido.

Já ando a contatar algumas pessoas afim de conseguir dar-lhe uma casa como merece e com as condições necessárias.
Acho que devias era tentar um semi diagnóstico num VET grátis! :P
Para os que acham impossível, já me fizeram isso uma vez (mas foi com um roedor) nunca se sabe... E até podem ter conhecimento e divulgar para adoção. Perguntar não custa nada, melhor que estar parado.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda nov 11, 2013 7:04 pm

Khasmodar Escreveu:zinsciz0r respondi "do outro lado"

Bondage2010 talvez nao seja muito melhor do que abandona-la mas ve, estava na rua ha pelo menos 3 dias com temps entre 5 e 15 graus... de acordo com este forum, devia ser 28/29 dia e 22 noite... sem comida, sem agua.. era morte certa e lenta, ao traze-la para casa (independentemente de ter ou nao condiçoes para ficar com ela) dou-lhe alguma esperança de vida. pelomenos tem agua, comida, calor e temperatura regulada. pode nao ser o ideal, mas é melhor que nada... como nao posso ficar com ela devido aos gastos e o sub. desemprego nao da para tudo, estou a procurar uma nova casa para a bichinha...

ja agora, 38cm+/- e video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=CHlqojHOd6U
Eu disse exactamente isso, resgatar só porque sim é mau, estás a ter a atitude correcta de a teres recolhido temporariamente a fim de a realojares a alguem que a resgate com a intenção de lhe dar as devidas condições!
Khasmodar

segunda nov 11, 2013 7:07 pm

Sim eu reparei.. mas se vires acima, houve quem criticasse o acto... vai de cada um...
Khasmodar

terça nov 12, 2013 2:12 pm

Aos interessados

ja foi adoptado por um VET que tem habitat preparado para o animal e vai suportar o tratamento da perna.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta nov 13, 2013 3:28 pm

Tudo se resolveu pelo melhor, então. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Khasmodar

quarta nov 13, 2013 11:16 pm

Posso informar que o problema na perna era insuficiencia em processar o calcio por falta de luz solar. o anterior dono nao deveria ter as condicoes adequadas. (tv por isso mesmo tenha sido abandonada.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”