Opinião na area dos repteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quarta nov 13, 2013 6:18 pm

Olá boa tarde a todos.

Gostaria de adquirir um réptil para oferecer ao meu filho, mas sou completamente leiga nesta matéria.
Os repteis são e sempre serão a paixão do meu filho e não sei por onde escolher, visto que a responsabilidade do tratamento vai ser dele (pois é ele que assim o deseja)

Sei que não existe neste momento a nivel de mercado muitas opçoes de escolha e que muitas especies só por encomenda.

VIsto que será o meu filho o responsavel, qual me aconselham? Para ele iniciar o seu contacto com repteis, penso que os tritoes seriam os mais acertados, apesar de ele aspirar a algo maior! Estou errada?
Onde posso arranjar repteis de confiança ( a nivel de saude dos mesmos)?
Eu sou da zona de Lisboa, algumas dicas?

Agradeço desde já a ajuda dos entendidos e apaixonados por estas especies!

P.s Antes que o meu post suscite alguns comentarios, faltou-me mencionar que o meu filho em questão é "menino" estudante do 11º ano da area de biologia, e não uma criança que se lembrou que qeria um reptil ;)
E já agora tambem tenho noção que o reptil seja lá qual for necessita de condiçoes especiais para a sua boa "conservação", que passam por coisas como terrareos, luzes especiais, pedras, alimjentaçao etc,..

:D
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta nov 13, 2013 7:23 pm

Podes dar-lhe duas ideias, tal como já disseram, cobras, cobra-do-milho, falsa coral, entre outras... são bons para iniciar o hobby, ou se quiser um mais "lagarto", tem os geckos, que apesar de alguns não serem muito para conversas não são repteis agressivos, podendo ter uma comunidade de 2 ou 3 dependendo do terrário em questão.

O que sugeriu, um tritão, é um Anfíbio... se ele gostar de espécies aquáticas pode tentar, fica á escolha dele e sua.
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quarta nov 13, 2013 7:25 pm

goncaloacto Escreveu:boas :D
com essa idade já tem cabeçinha para ter uma responsabilidade dessas e aprender com os répteis :)
um óptimo animal para iniciantes são as cobras do milho (corn snakes). existem imensas mutações e ainda mais info sobre elas. tem de ter em atenção que possivelmente vai ter de ter ratos no congelador de casa, mas desde que devidamente acondicionados não há problema :)
Obrigada pela resposta :)

O meu filho estava mais inclinado para repteis tipo lagrtos e similares, como se custuma dizer é a "praia" dele, apesar de nunca ter descartado a possibilidade de ter uma cobra. Ele na realidade desde muito novo é apixonado por repteis e anfibios, e se tudo correr bem será um grande biologo :D (vontade dedicação não lhe falta)
Pois isso dos ratos foi algo que em questionei, não me estava a ver a dar ratitos vivos aos repteis, eu sei que faz parte da cadeia alimentar, mas não é algo agradavel de ser fazer quanto mais ver.... Mas depois de algumas pesquisas descobri a maravilha da congelação :)
AnaNuno
Membro Veterano

quarta nov 13, 2013 7:37 pm

Titanum Escreveu:Podes dar-lhe duas ideias, tal como já disseram, cobras, cobra-do-milho, falsa coral, entre outras... são bons para iniciar o hobby, ou se quiser um mais "lagarto", tem os geckos, que apesar de alguns não serem muito para conversas não são repteis agressivos, podendo ter uma comunidade de 2 ou 3 dependendo do terrário em questão.

O que sugeriu, um tritão, é um Anfíbio... se ele gostar de espécies aquáticas pode tentar, fica á escolha dele e sua.
Pois o tritão é anfibio eu podia ter referido que queria oferecer uam coisa ou outra mas como disse no meu post não sou muito entendida...

A nivel de Tritoes já vi em algumas lojas e dizem que é dificil.. amanha vou ver na Orimundo (penso que se escreve assim) aqui do Rentail Park de Sintra.
Já agora conheçe sitios onde se venda?

Os geckos tb estive a pesquisar e pelo que entendi precisam de calor certo? têm de ter uma certa temparatura, já os tritoes podem viver num ambiente mais frio certo?

Já agora outra pergunta, visto que os tritoes necessitam de temperaturas mais baixas, pode -se iluminar o aquaterrario com lampada tipo de aquario para evitar o aquecimento da agua? E pode-se ter a lampada acesa por que periodos de tempo?

Peço desculpa pelas minahs perguntas, mas tenho tanto que aprender e confesso que a paixao do meu filho começou-me a contagiar depois de algumas leituras que tenho feito.

TB gostava de uma Iguana e vou ter de ter um Terrario/aquaterrario com algumas dimensoes para segurança, pois como tenho varios Bosques da Noruega não quero correr riscos de poder ser atirado para o chão, como tal terá de ser pesado e ideal para uma Iguana... mas secalhar será começar muito de cima, pois os meu filho mencionou logo que a iguana tem de vir "bebé", pois ele quer ver todas as suas fases de crescimento
Titanum
Membro Veterano

quarta nov 13, 2013 7:53 pm

AnaNuno Escreveu:
Titanum Escreveu:Podes dar-lhe duas ideias, tal como já disseram, cobras, cobra-do-milho, falsa coral, entre outras... são bons para iniciar o hobby, ou se quiser um mais "lagarto", tem os geckos, que apesar de alguns não serem muito para conversas não são repteis agressivos, podendo ter uma comunidade de 2 ou 3 dependendo do terrário em questão.

Pois o tritão é anfibio eu podia ter referido que queria oferecer uam coisa ou outra mas como disse no meu post não sou muito entendida...

A nivel de Tritoes já vi em algumas lojas e dizem que é dificil.. amanha vou ver na Orimundo (penso que se escreve assim) aqui do Rentail Park de Sintra.
Já agora conheçe sitios onde se venda?

Os geckos tb estive a pesquisar e pelo que entendi precisam de calor certo? têm de ter uma certa temparatura, já os tritoes podem viver num ambiente mais frio certo?

Já agora outra pergunta, visto que os tritoes necessitam de temperaturas mais baixas, pode -se iluminar o aquaterrario com lampada tipo de aquario para evitar o aquecimento da agua? E pode-se ter a lampada acesa por que periodos de tempo?

Peço desculpa pelas minahs perguntas, mas tenho tanto que aprender e confesso que a paixao do meu filho começou-me a contagiar depois de algumas leituras que tenho feito.

TB gostava de uma Iguana e vou ter de ter um Terrario/aquaterrario com algumas dimensoes para segurança, pois como tenho varios Bosques da Noruega não quero correr riscos de poder ser atirado para o chão, como tal terá de ser pesado e ideal para uma Iguana... mas secalhar será começar muito de cima, pois os meu filho mencionou logo que a iguana tem de vir "bebé", pois ele quer ver todas as suas fases de crescimento
Tritões há muitos, agora raramente vejo um e mesmo assim tudo o que tenha agua para mim é difícil (agua como habitat final, 100% agua), há quem use tritões em terrários aquaticos e aquaterrario.
Tem aqui os mais comuns: http://www.caudata.org/cc/species/Cynop ... alis.shtml

Maior parte dos répteis precisam de calor, os geckos precisam de calor mas não de luz, igual à maioria das cobras.
Em répteis a melhor experiencia é ver o crescimento, por isso é normal, e o melhor, comprar quando são pequenos, uma Iguana é barato ao inicio mas dispendioso... e sinceramente se chegar a ter uma iguana eu temia era pelos gatos.
Em iguanas o melhor é ter um terrário grande, nunca chega a ser "leve".

Para comprar aconselho a falar com criadores, as lojas não são o melhor local de compra, muitas vezes não dão os cuidados que o animal necessita.
Titanum
Membro Veterano

quarta nov 13, 2013 7:55 pm

Se pesquisar e ficar a saber bem sobre a espécie que quer nada é difícil, é preciso é saber antes de adquirir o animal.
Saber e ter tudo preparado antes de...
AnaNuno
Membro Veterano

quarta nov 13, 2013 8:03 pm

Titanum Escreveu:Se pesquisar e ficar a saber bem sobre a espécie que quer nada é difícil, é preciso é saber antes de adquirir o animal.
Saber e ter tudo preparado antes de...
Pois.. por isso é que ando a pesquisar e a chatear aqui o pessoal eheheh não me vou a meter a comprar nada antes de decidirmos o animal e 1º faz-se a montagem do "apartamento" e depois vem o bichinho, já falei com o meu filhoe isso é po0nto assente, não vem tudo no memso dia para não haver maus resultados!!!
Em relação a criadores não tenho contactos :(
Em relação aos gatos.. os Bosques são grandes, tenho uma macho com 10 meses que pesa mais de 7kg acho que a iguana não se ia arriscar ehehhehe
Titanum
Membro Veterano

quarta nov 13, 2013 8:14 pm

Iguanas adultas podem ser muito violentas com humanos adultos, gatos não passam de um "doce"... depois de levarem uma chicotada já não vão lá, acho eu.
AnaNuno
Membro Veterano

quarta nov 13, 2013 8:24 pm

Titanum Escreveu:Iguanas adultas podem ser muito violentas com humanos adultos, gatos não passam de um "doce"... depois de levarem uma chicotada já não vão lá, acho eu.
A serio? Entao vou ponderar a Iguana, nao pelos gatos que claro não iriam ter acesso ao terrario da Iguana mas sim pelo meu filho mais novo, que dizer-lhe que animal X morde ou Y arranha ou Z dá chicotadas é o mesmo que dizer "vai lá pega-lhe e de preferencia mete a cara junto ao animal para colecionares mais uma cicatriz" é que o meu filho e animais sejam qual forem é uam perdiçao :D
AnaNuno
Membro Veterano

quinta nov 14, 2013 12:57 am

goncaloacto Escreveu:pronto pelos vistos já tem a sua preferência :)
eu referi as cobras pois foi como comecei e adorei e não me vejo a trocar as bem ditas cobras por outro tipo de animais, mas não se preocupe, tal como me disseram, isto é como fazer tatuagens, não se consegue ficar só com uma loool eu comecei em Março com uma e já vou para a terceira.

desejo muita sorte e muitas pesquisas pela net para dar tudo de bom ao seu futuro amigo :D
Obrigada Gonçalo :)

Eu não tenho ainda uma preferência firme, ainda estou na fase embrionária ou seja de pesquisa, mas... cobras?! O meu filho tb adora mas eu não simpatizo com as ditas cujas...
Bem mas já tou como diz!! EU tb não simpatizava com gatos e ja vou no sexto :D 4 Bosques da NOruega e 2 cruzadas, mas para a Senhora ministra vou ter sempre 4 gatos antes que ela venha com ideias de novo!!! Será que os repteis tb se contabilizam???

Bem brincadeiras á parte não me admira que venha a gostar de cobras e a ter mais que uma, basta começar!
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta nov 14, 2013 12:43 pm

Olá Ana,

O melhor conselho que lhe posso dar, é começarem por um dragão barbudo.

São animais que não têm uma manutenção muito alta, são doceis, não crescem muito, e não precisam de muito espaço têm a vantagem de comer insectos e vegetais, o que só por si proprio se torna divertido, á que cuidar dos insectos (ter uma pequena colonia) e dos vegetais. (ir á loja compra-los...)

sugeria para ficar com uma idea dos tamanhos ou até de comportamentos, de uma vista de olhos no nosso facebook, tem imensas fotos do nosso dragao barbudo e das nossas iguanas.
www.facebook.com/greenhornproject

e veja uns videos no nosso canal de youtube, onde consegue ver necessidades comportamentos espaços para os animais etc.

http://www.youtube.com/user/GreenHornPrj

A nivel de custos, o Dragão barbudo versus uma iguana, o dragão barbudo sai muito mais barato a médio longo prazo.

se necessitar de algum esclarecimento envie-e nos uma mensagem no facebook que ajudamos assim que podermos.

e claro Boa Sorte com a escolha,
numa ultima nota no final deste mÊs será a avisan, que é das maiores feiras em Porgual, o material e os animais de quase todas as lojas vão lá estar expostos, geralmente a preços mais acessiveis.

http://www.cnema.pt/calendario_apresent ... p?aID=4334

para quem gosta, é uma oportunidade unica de ver animais que raramente se conseguem ver. e é um passeio muito giro.
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

quinta nov 14, 2013 1:59 pm

AnaNuno Escreveu:Será que os repteis tb se contabilizam???
Penso e espero que não, porque se contam os répteis também devia contar os peixes, pássaros, coelhos, porquinho da índia etc...

E há animais que vivem melhor em grupo, e que com restrições não pderiam...
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
Gyoshi
Membro Júnior
Registado: quarta abr 10, 2013 11:57 pm

quinta nov 14, 2013 6:59 pm

Ana,
antes de mais nao lhe aconselho a ornimundo do retail park, não lhe aconselho nenhuma loja de animais, mas esta em particular porque conheço a loja e tenho um amigo que lá trabalha e nem ele a aconselha.

Como já foi dito a cima se está a pensar num lagarto em vez de uma cobra o melhor mesmo será ou um dragão barbudo ou um gecko. As iguanas crescem bastante e algumas sao muito temperamentais.
Se se decidir pelo gecko, aconselho-a a visitar a página do facebook da Puzzle Reptiles.
Na área dos dragões barbudos certamente que há utilizadores aqui que a conseguem ajudar mais do que eu...
Boa sorte com a aquisição.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”