Boa noite,
É o seguinte, o meu tapete à coisa de uma semana deixou de aquecer correctamente.
Apenas chega aos 24 graus.. Antigamente chegava aos 35 na boa.
Sabem o que se pode estar a passar? Pois com o frio que está pode prejudicar o animal.
Tapete de aquecimento
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Provavelmente antes as temperaturas de casa estavam mais altas e agora com mais frio, talvez o tapete não tenha potencia suficiente, ou compras um tapete mais potente(ligado a termostato) ou talvez isolando melhor o terrario caso seja de vidro, consigas controlar melhor a temperatura.
Desde já obrigado pela resposta.Bondage2010 Escreveu:Provavelmente antes as temperaturas de casa estavam mais altas e agora com mais frio, talvez o tapete não tenha potencia suficiente, ou compras um tapete mais potente(ligado a termostato) ou talvez isolando melhor o terrario caso seja de vidro, consigas controlar melhor a temperatura.
Também pensei que fosse por agora estar frio, o que é normal descer as temperaturas.
O meu está ligado a um termostato e para tirar as duvidas deixei o tapete em outro local e com a sonda pousada por cima dele apenas para testar se era do frio e mesmo assim ligado directamente não passa dos 24 graus.
Fiz também o teste de ligar apenas o tapete à ficha, pois poderia ser do termostato e acontece o mesmo.
Por isso não pode ser dele não ter potencia suficiente pois até agora sempre chegou aos 35 mesmo sem estar ligado directamente e agora nem assim chega.
O que será que posso fazer? Pois nesta altura é muito frio e tenho medo que lhe prejudique
Já experimentaste medir a temperatura com outro termómetro? o problema pode ser do termómetro e não do tapete. Se é mesmo avaria do tapete e ainda tens a garantia leva à loja e troca. Mas sugiro que troques por um tapete mais potente. Parece-me que tens uma regius, se é esse o caso, 24 graus é uma temperatura muito baixa. Trata o problema da temperatura o mais depressa possivel senão vais ter problemas com o animal. As regius desenvolvem problemas resporatórios com muita facilidade quando sujeitas a temperaturas baixas.
<p>O meu blog:</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
sim, já fiz com outro termómetro e mesmo assim dá igual.. ele dava ate aos 35.. mas agora não chega a isso.CH2O2 Escreveu:Já experimentaste medir a temperatura com outro termómetro? o problema pode ser do termómetro e não do tapete. Se é mesmo avaria do tapete e ainda tens a garantia leva à loja e troca. Mas sugiro que troques por um tapete mais potente. Parece-me que tens uma regius, se é esse o caso, 24 graus é uma temperatura muito baixa. Trata o problema da temperatura o mais depressa possivel senão vais ter problemas com o animal. As regius desenvolvem problemas resporatórios com muita facilidade quando sujeitas a temperaturas baixas.
ela já está assim à duas semanas e tenho receio que lhe aconteça alguma coisa.
eu daqui a um tempo já vou ter de trocar de habitat, pois ela já tem à volta de 180g, mal cabe na toca.
o melhor é comprar um tapete mais potente, uma lâmpada de cerâmica ou um cabo?
porque o que comprar quero aproveitar e que sirva para o próximo habitat, e não comprar agora uma coisa e daqui a poucos meses ter de trocar de novo.
ele está na garantia, pois nem um ano tem, mas na loja onde comprei demoram um mês a ver o que se trata e ela não pode ficar mais um mês sem aquecimento :S
Boas,
arranjei um tapete novo da trixie de 16W
testei apenas ligado à tomada (sem o termostato) e com a sonda em cima dele e chegou aos 35 graus.
Mas é normal com esta potencia demorar por volta de 1h até atingir essa temperatura?
testei apenas ligado à tomada (sem o termostato) e com a sonda em cima dele e chegou aos 35 graus.
Mas é normal com esta potencia demorar por volta de 1h até atingir essa temperatura?
Sim, é normal levar esse tempo se estava desligado. Depois de atingir a temperatura correcta, ligado a um termostato, vai manter a temperatura estável, com pouca variação.belluschi Escreveu:Boas,
16 watts não te vai servir quando ela for adulta. Poderá servir se ela está num faunário e mesmo assim sugiro que coloques o faunário + tapete dentro de um terrário para ajudar a estabilizar a temperatura. Tenho 1 tapete de 32 watts 22 cm x 45 cm da mesma marca que o teu e não chega para aquecer o terrário. Um tapete de 16 watts apenas vai criar um ponto quente, o resto do terrário vai continuar mais frio do que a cobra tolera. Podes juntar uma lâmpada de cerâmica (devidamente protegida de modo a que a cobra não lhe consiga tocar) para subir a temperatura ambiente. Com esta opção precisas de 2 termostatos, um para o tapete e outro para a lâmpada.
Outra opção é comprares cabos de aquecimento. Eu prefiro os cabos (resistências) que se compram a metro em lojas especializadas de produtos eléctricos. Se quiseres envio-te mensagem onde comprei os meus cabos e termostatos em Lisboa. Podes comprar 5 ou 6 metros de cabo nestas lojas, enquanto que nas lojas de animais os cabos são mais pequenos e normalmente menos potentes. Com um cabo suficientemente longo consegues criar uma zona quente no chão do terrário e ainda te sobra cabo para prolongar pelas paredes e tecto. Tens é que proteger o cabo mas isso é fácil com um tubo em plástico ou madeira que compras numa loja tipo AKI. Cuidado que estes cabos são bastante potentes e podem queimar a cobra se não estiverem protegidos ou partir o vidro no fundo do terrário. Os meus terrários são em madeira por isso não tenho esse problema.
Não percebi se tens termostato. Se não tens, compra já! Sem termostato a tua cobra não vai chegar à idade adulta. O dono da loja onde comprei os meus é um simpático e até te programa logo o termostato e desenha-te um esquema para levares para casa e dá-te uma aula gratuita de electricidade

sim tenho um termostato.
o meu faunario é este:

uma pergunta, o tapete precisa de algum espaço para respirar?
porque como podes ver pela imagem, o faunario tem quatro "pernas" e eu coloco o tapete pousado por debaixo, mas ainda fica uma diferença de prai 1cm, o que faz com que precise de ainda mais quente por essa distancia ainda mais a grossura do plástico.
Então estava a pensar cortar essas pernas para ficar tudo liso e assim fica encostado ao plástico e aquece melhor... posso fazer isso?
o meu faunario é este:

porque como podes ver pela imagem, o faunario tem quatro "pernas" e eu coloco o tapete pousado por debaixo, mas ainda fica uma diferença de prai 1cm, o que faz com que precise de ainda mais quente por essa distancia ainda mais a grossura do plástico.
Então estava a pensar cortar essas pernas para ficar tudo liso e assim fica encostado ao plástico e aquece melhor... posso fazer isso?
belluschi Escreveu:sim tenho um termostato.
o meu faunario é este:
Não consigo ver a imagem. Não vale a pena cortar as pernas, basta colocares a sonda do termostato no fundo do faunário. Fazes um pequeno furo de lado junto à base e metes lá a sonda. Se já tens terrário, mete o faunário dentro do terrário pois ajudará a estabilizar a temperatura.
O que eu tenho é o Exo Terra : Breeding Box.CH2O2 Escreveu:belluschi Escreveu:sim tenho um termostato.
o meu faunario é este:
Não consigo ver a imagem. Não vale a pena cortar as pernas, basta colocares a sonda do termostato no fundo do faunário. Fazes um pequeno furo de lado junto à base e metes lá a sonda. Se já tens terrário, mete o faunário dentro do terrário pois ajudará a estabilizar a temperatura.
Eu já tive essa ideia de colocar a sonda lá dentro e consegui coloca-la abrindo um espaço nas "grades" que ter em cima, o pior é arranjar maneira de a fixar no fundo. Como consigo fixa-la no fundo?
com fita cola a cobra consegue solta-la.
Eu não sei se o habitat que tenho é terrario ou faunario já que já vi referenciado das duas maneiras
Colocas a fita-cola a todo o comprimento do cabo dentro do faunário. Mas se fizeres um furo de lado junto ao fundo não precisas de fita-cola.belluschi Escreveu:
Eu já tive essa ideia de colocar a sonda lá dentro e consegui coloca-la abrindo um espaço nas "grades" que ter em cima, o pior é arranjar maneira de a fixar no fundo. Como consigo fixa-la no fundo?
Qualquer que seja o nome do recipiente onde tens a cobra, colocas dentro de outro recipiente/terrário/armário maior. Mas testa primeiro a temperatura com a sonda dentro do faunário. Se os valores estiverem correctos não precisas de fazer nada disso.belluschi Escreveu: Eu não sei se o habitat que tenho é terrario ou faunario já que já vi referenciado das duas maneiras
vou ter de experimentar.. mas não tenho mais nenhum faunario para elaCH2O2 Escreveu:Colocas a fita-cola a todo o comprimento do cabo dentro do faunário. Mas se fizeres um furo de lado junto ao fundo não precisas de fita-cola.belluschi Escreveu:
mas assim corre o risco de entrar mais frio por esse buraco.
Qualquer que seja o nome do recipiente onde tens a cobra, colocas dentro de outro recipiente/terrário/armário maior. Mas testa primeiro a temperatura com a sonda dentro do faunário. Se os valores estiverem correctos não precisas de fazer nada disso.belluschi Escreveu: Eu não sei se o habitat que tenho é terrario ou faunario já que já vi referenciado das duas maneiras