Tapete de aquecimento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
belluschi
Membro
Registado: sexta jun 21, 2013 12:56 pm

segunda dez 02, 2013 11:56 pm

Boa noite,

É o seguinte, o meu tapete à coisa de uma semana deixou de aquecer correctamente.

Apenas chega aos 24 graus.. Antigamente chegava aos 35 na boa.

Sabem o que se pode estar a passar? Pois com o frio que está pode prejudicar o animal.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça dez 03, 2013 3:32 am

Provavelmente antes as temperaturas de casa estavam mais altas e agora com mais frio, talvez o tapete não tenha potencia suficiente, ou compras um tapete mais potente(ligado a termostato) ou talvez isolando melhor o terrario caso seja de vidro, consigas controlar melhor a temperatura.
belluschi
Membro

terça dez 03, 2013 11:17 am

Bondage2010 Escreveu:Provavelmente antes as temperaturas de casa estavam mais altas e agora com mais frio, talvez o tapete não tenha potencia suficiente, ou compras um tapete mais potente(ligado a termostato) ou talvez isolando melhor o terrario caso seja de vidro, consigas controlar melhor a temperatura.
Desde já obrigado pela resposta.

Também pensei que fosse por agora estar frio, o que é normal descer as temperaturas.

O meu está ligado a um termostato e para tirar as duvidas deixei o tapete em outro local e com a sonda pousada por cima dele apenas para testar se era do frio e mesmo assim ligado directamente não passa dos 24 graus.

Fiz também o teste de ligar apenas o tapete à ficha, pois poderia ser do termostato e acontece o mesmo.

Por isso não pode ser dele não ter potencia suficiente pois até agora sempre chegou aos 35 mesmo sem estar ligado directamente e agora nem assim chega.

O que será que posso fazer? Pois nesta altura é muito frio e tenho medo que lhe prejudique
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça dez 03, 2013 1:15 pm

Compras um tapete mais potente.
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça dez 03, 2013 1:52 pm

Já experimentaste medir a temperatura com outro termómetro? o problema pode ser do termómetro e não do tapete. Se é mesmo avaria do tapete e ainda tens a garantia leva à loja e troca. Mas sugiro que troques por um tapete mais potente. Parece-me que tens uma regius, se é esse o caso, 24 graus é uma temperatura muito baixa. Trata o problema da temperatura o mais depressa possivel senão vais ter problemas com o animal. As regius desenvolvem problemas resporatórios com muita facilidade quando sujeitas a temperaturas baixas.
belluschi
Membro

terça dez 03, 2013 2:57 pm

CH2O2 Escreveu:Já experimentaste medir a temperatura com outro termómetro? o problema pode ser do termómetro e não do tapete. Se é mesmo avaria do tapete e ainda tens a garantia leva à loja e troca. Mas sugiro que troques por um tapete mais potente. Parece-me que tens uma regius, se é esse o caso, 24 graus é uma temperatura muito baixa. Trata o problema da temperatura o mais depressa possivel senão vais ter problemas com o animal. As regius desenvolvem problemas resporatórios com muita facilidade quando sujeitas a temperaturas baixas.
sim, já fiz com outro termómetro e mesmo assim dá igual.. ele dava ate aos 35.. mas agora não chega a isso.

ela já está assim à duas semanas e tenho receio que lhe aconteça alguma coisa.

eu daqui a um tempo já vou ter de trocar de habitat, pois ela já tem à volta de 180g, mal cabe na toca.

o melhor é comprar um tapete mais potente, uma lâmpada de cerâmica ou um cabo?

porque o que comprar quero aproveitar e que sirva para o próximo habitat, e não comprar agora uma coisa e daqui a poucos meses ter de trocar de novo.

ele está na garantia, pois nem um ano tem, mas na loja onde comprei demoram um mês a ver o que se trata e ela não pode ficar mais um mês sem aquecimento :S
belluschi
Membro

quarta dez 04, 2013 9:38 am

Boas,

arranjei um tapete novo da trixie de 16W

testei apenas ligado à tomada (sem o termostato) e com a sonda em cima dele e chegou aos 35 graus.

Mas é normal com esta potencia demorar por volta de 1h até atingir essa temperatura?
CH2O2
Membro Veterano

quarta dez 04, 2013 3:25 pm

belluschi Escreveu:Boas,

arranjei um tapete novo da trixie de 16W

testei apenas ligado à tomada (sem o termostato) e com a sonda em cima dele e chegou aos 35 graus.

Mas é normal com esta potencia demorar por volta de 1h até atingir essa temperatura?
Sim, é normal levar esse tempo se estava desligado. Depois de atingir a temperatura correcta, ligado a um termostato, vai manter a temperatura estável, com pouca variação.

16 watts não te vai servir quando ela for adulta. Poderá servir se ela está num faunário e mesmo assim sugiro que coloques o faunário + tapete dentro de um terrário para ajudar a estabilizar a temperatura. Tenho 1 tapete de 32 watts 22 cm x 45 cm da mesma marca que o teu e não chega para aquecer o terrário. Um tapete de 16 watts apenas vai criar um ponto quente, o resto do terrário vai continuar mais frio do que a cobra tolera. Podes juntar uma lâmpada de cerâmica (devidamente protegida de modo a que a cobra não lhe consiga tocar) para subir a temperatura ambiente. Com esta opção precisas de 2 termostatos, um para o tapete e outro para a lâmpada.
Outra opção é comprares cabos de aquecimento. Eu prefiro os cabos (resistências) que se compram a metro em lojas especializadas de produtos eléctricos. Se quiseres envio-te mensagem onde comprei os meus cabos e termostatos em Lisboa. Podes comprar 5 ou 6 metros de cabo nestas lojas, enquanto que nas lojas de animais os cabos são mais pequenos e normalmente menos potentes. Com um cabo suficientemente longo consegues criar uma zona quente no chão do terrário e ainda te sobra cabo para prolongar pelas paredes e tecto. Tens é que proteger o cabo mas isso é fácil com um tubo em plástico ou madeira que compras numa loja tipo AKI. Cuidado que estes cabos são bastante potentes e podem queimar a cobra se não estiverem protegidos ou partir o vidro no fundo do terrário. Os meus terrários são em madeira por isso não tenho esse problema.

Não percebi se tens termostato. Se não tens, compra já! Sem termostato a tua cobra não vai chegar à idade adulta. O dono da loja onde comprei os meus é um simpático e até te programa logo o termostato e desenha-te um esquema para levares para casa e dá-te uma aula gratuita de electricidade ;) E a senhora que está ao balcão também é uma simpática que me mostrou os termómetros e balanças digitais e os catálogos de lupas binoculares e no fim eu não comprei mais nada mas ela foi simpática na mesma. Vai já comprar um termostato ;)
belluschi
Membro

quarta dez 04, 2013 3:35 pm

sim tenho um termostato.

o meu faunario é este:

Imagem

uma pergunta, o tapete precisa de algum espaço para respirar?

porque como podes ver pela imagem, o faunario tem quatro "pernas" e eu coloco o tapete pousado por debaixo, mas ainda fica uma diferença de prai 1cm, o que faz com que precise de ainda mais quente por essa distancia ainda mais a grossura do plástico.

Então estava a pensar cortar essas pernas para ficar tudo liso e assim fica encostado ao plástico e aquece melhor... posso fazer isso?
CH2O2
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 3:14 am

belluschi Escreveu:sim tenho um termostato.

o meu faunario é este:

Imagem

porque como podes ver pela imagem, o faunario tem quatro "pernas" e eu coloco o tapete pousado por debaixo, mas ainda fica uma diferença de prai 1cm, o que faz com que precise de ainda mais quente por essa distancia ainda mais a grossura do plástico.

Então estava a pensar cortar essas pernas para ficar tudo liso e assim fica encostado ao plástico e aquece melhor... posso fazer isso?

Não consigo ver a imagem. Não vale a pena cortar as pernas, basta colocares a sonda do termostato no fundo do faunário. Fazes um pequeno furo de lado junto à base e metes lá a sonda. Se já tens terrário, mete o faunário dentro do terrário pois ajudará a estabilizar a temperatura.
belluschi
Membro

quinta dez 05, 2013 9:26 am

CH2O2 Escreveu:
belluschi Escreveu:sim tenho um termostato.

o meu faunario é este:

Imagem

Não consigo ver a imagem. Não vale a pena cortar as pernas, basta colocares a sonda do termostato no fundo do faunário. Fazes um pequeno furo de lado junto à base e metes lá a sonda. Se já tens terrário, mete o faunário dentro do terrário pois ajudará a estabilizar a temperatura.
O que eu tenho é o Exo Terra : Breeding Box.

Eu já tive essa ideia de colocar a sonda lá dentro e consegui coloca-la abrindo um espaço nas "grades" que ter em cima, o pior é arranjar maneira de a fixar no fundo. Como consigo fixa-la no fundo?

com fita cola a cobra consegue solta-la.

Eu não sei se o habitat que tenho é terrario ou faunario já que já vi referenciado das duas maneiras
CH2O2
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 12:16 pm

belluschi Escreveu:
Eu já tive essa ideia de colocar a sonda lá dentro e consegui coloca-la abrindo um espaço nas "grades" que ter em cima, o pior é arranjar maneira de a fixar no fundo. Como consigo fixa-la no fundo?

Colocas a fita-cola a todo o comprimento do cabo dentro do faunário. Mas se fizeres um furo de lado junto ao fundo não precisas de fita-cola.
belluschi Escreveu: Eu não sei se o habitat que tenho é terrario ou faunario já que já vi referenciado das duas maneiras
Qualquer que seja o nome do recipiente onde tens a cobra, colocas dentro de outro recipiente/terrário/armário maior. Mas testa primeiro a temperatura com a sonda dentro do faunário. Se os valores estiverem correctos não precisas de fazer nada disso.
belluschi
Membro

quinta dez 05, 2013 2:22 pm

CH2O2 Escreveu:
belluschi Escreveu:

Colocas a fita-cola a todo o comprimento do cabo dentro do faunário. Mas se fizeres um furo de lado junto ao fundo não precisas de fita-cola.

mas assim corre o risco de entrar mais frio por esse buraco.
belluschi Escreveu: Eu não sei se o habitat que tenho é terrario ou faunario já que já vi referenciado das duas maneiras
Qualquer que seja o nome do recipiente onde tens a cobra, colocas dentro de outro recipiente/terrário/armário maior. Mas testa primeiro a temperatura com a sonda dentro do faunário. Se os valores estiverem correctos não precisas de fazer nada disso.
vou ter de experimentar.. mas não tenho mais nenhum faunario para ela
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”