Gecko Leopardo e Terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

pmbfpereira
Membro Júnior
Registado: terça jan 21, 2014 8:59 pm

terça jan 21, 2014 9:10 pm

Olá, boa noite.

Adquiri o meu gecko leopardo no passado domingo, dia 19, e até hoje ainda não comeu. Suponho que o problema seja que da temperatura do terrário, nunca ultrapassa os 24º. Para aquecer o terrário uso externamente um uth de 16w (20x30cm) e uma lampada de ceramica de 60w.

Alguma sugestão aquecer o terrário? Será a falta de apetite do "frio"? Ou da mudança?

Obrigado!

Imagem[/img]
Última edição por pmbfpereira em terça jan 21, 2014 10:52 pm, editado 2 vezes no total.
lmntorras
Registado: sábado jan 11, 2014 8:07 pm

terça jan 21, 2014 10:49 pm

Boas não tenho experiência com geckos mas planeio ter um e já pesquisei

um pouco, por lapso deves de te ter enganado edita a mensagem ;D

meteste que a temperatura do terrário não passa os 60watts

e já agora pelo que pesquisei aconselham a ter um esconderijo húmido com musgo ou papel de cozinha húmido

de aquecimento é preferível ter um aquecimento de baixo para cima visto serem animais nocturnos que no habitat natural recebem o calor por baixo (transferência do calor absorvido durante o dia pelo solo) sendo assim normalmente um cabo de aquecimento/manta térmica é suficiente estando eles ligados a um termóstato com a sonda no solo (não tendo termóstato podes por em risco o animal) aconselho te a comprares um termómetro de mercúrio ou digital e meteres a sonda no solo para veres a que temperatura está o solo

Espera pelo pessoal mais experiente, penso não ter dito nada errado (e tudo o que disse não foi no sentido de critica ;D e desculpa se disse algo errado )

Ele não come mesmo? como é nocturno poderá comer de noite e tu não notas mesmo diferença na quantidade de alimento que tens no comedouro? qual é a comida que dás ao gecko? tens suplementos alimentares? na minha opinião poderia ser temperatura e estar se a habituar

Tens aqui uma caresheet http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=106340
pmbfpereira
Membro Júnior

terça jan 21, 2014 10:57 pm

Boas!

Eu tenho o esconderijo húmido com musgo (a toca tem também um recipiente para por água por cima, que permite ficar mais tempo húmido). O esconderijo na parte fria é que é uma desgraça (é aquele coco).

O UTH está como disseste, no exterior do terrário em baixo. O substracto é de azulejo de ardósia. A lâmpada e o UTH estão ligados a um termostato (dá para ver a sonda na imagem).

Ela continua sem comer :(
lmntorras

terça jan 21, 2014 11:05 pm

No terrário da minha cobra do milho a toca da parte fria também é um côco xD

Experimenta colocar a sonda junto ao solo com fica cola ou assim (em cima do azulejo ) e liga só a o uth ao termóstato e desliga a lâmpada (aliás a lampada quase que pode ficar 24h/24h ligada e mais ou menos dá para variar a temperatura do ár através da altura da lâmpada )

Existe polémica em usar um termóstato para vários tipos de aquecimento

tens mp

espera por alguém com mais conhecimentos e experiência ;D
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta jan 22, 2014 1:49 am

Boas,

onde arranjas-te esse azulejo ardósia?

Em geckos o mais aconselhado é usar aquecimento por baixo, pois são répteis mais terrestres, podes usar a lâmpada de cerâmica para aquecer o ar mas é necessário ter uma boa temperatura rente ao chão.
Muda para um tapete térmico ou um cabo calefator, usas por baixo da telha que são bons condutores térmicos. Usas a sonda do termostato por cima da telha, e vês que notas diferenças.

(Mete a taça do alimento a meio do terrário)

Qual a idade do gecko?
lmntorras

quarta jan 22, 2014 1:57 am

+/- offtopic:
Titanium eu mandei uma mp ao rapaz e na mp pedi para ele colocar fotos do gecko com qualidade
Noutro fórum ao qual também pertences (penso não estar enganado) e lá estive a ver agora um post (ao qual também respondeste)de uma pessoa que foi enganada e foi lhe vendido um coleonyx mitratus penso eu que é semelhante a um gecko leopardo (aspecto fisico)
pmbfpereira
Membro Júnior

quarta jan 22, 2014 11:46 am

Aproveitei umas sobras desse azulejo mas o azulejo veio da pedreira de Valongo. Ainda tenho algumas sobras.

Eu tenho o UTH como aquecimento por baixo, como sugerem. O gecko tem três meses e meio.

O meu gecko foi adquirido a um amigo meu que também já colocou aqui algumas questões.

A temperatura dentro da toca quente está a 32 graus, indicado pela sonda. A temperatura está boa assim? Só consigo atingir essa temperatura com a lâmpada de cerâmica.
Titanum
Membro Veterano

quarta jan 22, 2014 2:24 pm

Sinceramente, o que é um UTH?

É suposto o aquecimento por baixo aquecer o azulejo...
O teu é um Eublepharis macularius? se for um Coleonyx mitratus as temperaturas são muito diferentes, incluindo humidade.
Sturm
Membro Júnior
Registado: quarta jul 10, 2013 9:35 pm
1.1 Timon Pater
0.2 Eublepharis macularius
0.0.1 pogonas vitticeps

quarta jan 22, 2014 2:41 pm

Os Geckos Leopardo devem receber o calor de baixo via UTH (Under Tank Heating) aka Tapete aquecimento.

No seu habitat natural, os geckos leopardo saem das tocas quando começa a anoitecer, e aquecem-se com o calor das pedras que ficam quentes durante umas boas horas devido à grande quantidade de energia que receberam do sol durante o dia.

O teu terrário está porreiro, fazes bem em ter posto os azulejos, já que os mesmos conduzem bem o calor com o UTH.

Se recebeste o Gecko há coisa de uma semana, é normal que ele ainda nao tenha comido, ou por se estar a habituar, ou por ter sentido as diferenças de temperatura durante o transporte, etc.

Deves colocar o tapete de aquecimento num extremo do terrário, ficando a ser a parte quente, e controlas a partir daí a temperatura. A temperatura do azulejo logo por cima do UTH, e dentro da toca quente, deve de ser no máximo 34ºC e no mínimo 31ºC.
É bastante aconselhável comprares um termostato e deixares que ele faça o controlo de temperatura, para evitar demasiado calor e queimaduras nos geckos, bem como para evitar fogos na eventualidade de um curto-circuito ! (sim, já aconteceu a muita gente por não usar um termostato).

Falando de temperatura ambiente, esta não deve de ser superior a 29,5 ºC, a 10 cm acima do chão do lado quente.

Não é obrigatório o uso de lampada de ceramica, se mantiveres estas temperaturas.
Não precisas também de regular a temperatura do lado frio.

O esconderijo húmido deve de ser na parte quente, não sei se é aí que o colocaste.

De resto, dá tempo ao tempo, e vai colocando noticias.
pmbfpereira
Membro Júnior

quarta jan 22, 2014 5:49 pm

Obrigado pelas respostas!

Sobre os meus problemas com a temperatura, o que acham de colocar o tapete de aquecimento no interior do terrário mantendo a ardósia? Provavelmente assim poderia "poupar" a lâmpada e utilizar convenientemente o termostato visto que a lâmpada e o tapete estão ligados sempre 24/7. O terrário nunca atingiu os 32 graus que introduzi no termostato.

O problema dessa solução é que tenho que abrir um pouco as portas do terrário para deixar passar o fio.
Sturm
Membro Júnior
1.1 Timon Pater
0.0.1 pogonas vitticeps

quarta jan 22, 2014 6:11 pm

tens o tapete fora do aquário ?
Sturm
Membro Júnior
1.1 Timon Pater
0.0.1 pogonas vitticeps

quarta jan 22, 2014 6:16 pm

não há problema nenhum em pores por debaixo dos azulejos !

Melhora muito mais a transferência de calor vinda de baixo.

Certificate é que colocas um termostato com a ponta de prova logo acima dos azulejos do lado quente para um máximo de 34º C.

Até podes mesmo desligar a lâmpada cerâmica.
Titanum
Membro Veterano

quarta jan 22, 2014 6:16 pm

Sturm Escreveu:tens o tapete fora do aquário ?
E é como deve estar, em condições normais nunca deve estar em contacto direto com a pele do animal.

Talvez se fizeres uns micro furos na ardósia o calor passe mais facilmente.
pmbfpereira
Membro Júnior

quarta jan 22, 2014 6:35 pm

Vou experimentar colocar o tapete por dentro do terrário mas com a ardósia por cima. Estou com um pouco de receio porque a ardósia está bastante quente na zona do tapete. Se está assim com o tapete no exterior, imagino como ficará sem o vidro pelo meio.

Pode ser esse jogo todo entre o tapete dentro do ardósia/terrário/vidro aberto para o fio passar compense e resolva os meus problemas térmicos.
Sturm
Membro Júnior
1.1 Timon Pater
0.0.1 pogonas vitticeps

quarta jan 22, 2014 6:41 pm

mas tens termostato para o tapete ?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”