olá no ano passado deram-me uma tartaruga Testudo Horsfieldii no entanto parece que nao esta a querer acordar do hibernaçao este ano. tenho-a num aquario, está super magra e tem uma luz uv que a ligo durante uns 3 horas por dia, alem disso sempre que estou de folga ponho-a a apanhar sol hoje anda a fazer uns ruidos que parece um gatinho bebe a miar. ah esqueci-me de dizer que vou borrifando de vez enquando o terrario dela.
alguem me pode ajudar? obrigado
Testudo Horsfieldii
Moderador: mcerqueira
Pela descrição que dá essa tartaruga não aparenta estar muito bem, aqui salientamos que antes de ter é necessário ler e saber os requisitos para ter quaisquer que seja o animal, no seu caso foi-lhe dada mas deveria ter ido pesquisar sobre as espécie (não afirmo que não foi atenção).
http://russiantortoise.net/care_sheet.htm
Quanto a estar magra obviamente deve-se a uma má alimentação e/ou desidratação sendo que é aconselhado ter uma taça de agua sempre disponível.
É necessário ter uma luz UVB, normalmente comprada em lojas de animais físicas ou online, não luzes normais de casa, para peixes ou para plantas. E sendo necessário um ciclo de 12-14h nunca 3h.
Quanto a esse "ruído", aconselho a ir a um veterinário rapidamente pois pode ser problemas respiratórios devido a más condições de habitat (temperaturas/humidade) ou devido a outra causa qualquer.
E não a mantenha num aquario, alem de ser pequeno para tal (a não ser que tenha um tanque) normalmente os animais vão contra o vidro porque não sabem que ali está uma barreira transparente.
Boa sorte.
.
http://russiantortoise.net/care_sheet.htm
Quanto a estar magra obviamente deve-se a uma má alimentação e/ou desidratação sendo que é aconselhado ter uma taça de agua sempre disponível.
É necessário ter uma luz UVB, normalmente comprada em lojas de animais físicas ou online, não luzes normais de casa, para peixes ou para plantas. E sendo necessário um ciclo de 12-14h nunca 3h.
Quanto a esse "ruído", aconselho a ir a um veterinário rapidamente pois pode ser problemas respiratórios devido a más condições de habitat (temperaturas/humidade) ou devido a outra causa qualquer.
E não a mantenha num aquario, alem de ser pequeno para tal (a não ser que tenha um tanque) normalmente os animais vão contra o vidro porque não sabem que ali está uma barreira transparente.
Boa sorte.
.
-
- Membro
- Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm
moskitos Escreveu:tartaruga Testudo Horsfieldii
Testudo Horsfieldii é tartaruga terrestre...Titanum Escreveu:E não a mantenha num aquario, alem de ser pequeno para tal (a não ser que tenha um tanque) normalmente os animais vão contra o vidro porque não sabem que ali está uma barreira transparente.
Pela descrição cheira-me a pneumonia mas aconselho vivamente a ser vista por um veterinário, com este tempo ela devia estar bem activa e a comer bem

-
- Membro
- Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm
Descrição de tanque no priberam..Titanum Escreveu:(a não ser que tenha um tanque)
tan·que 1
(origem controversa, talvez de estanque)
substantivo masculino
1. Reservatório para água.
2. Chafariz.
3. Estrutura destinada à lavagem manual de roupa.
4. Reservatório para líquidos.
5. [Náutica] Depósito das tinas de baldeação.
6. [Brasil] Açude.
7. [Agricultura] Cada um dos canteiros do arrozal.
"tanque", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/tanque [consultado em 03-05-2014].
Parti do principio que um tanque leva água...
Claramente não percebeu o que quis dizer... obrigado pelo esclarecimento do dicionário.EmysOrbicularis Escreveu:Descrição de tanque no priberam..Titanum Escreveu:(a não ser que tenha um tanque)
tan·que 1
(origem controversa, talvez de estanque)
substantivo masculino
1. Reservatório para água.
2. Chafariz.
3. Estrutura destinada à lavagem manual de roupa.
4. Reservatório para líquidos.
5. [Náutica] Depósito das tinas de baldeação.
6. [Brasil] Açude.
7. [Agricultura] Cada um dos canteiros do arrozal.
"tanque", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/tanque [consultado em 03-05-2014].
Parti do principio que um tanque leva água...
ola Titanum
Obrigado pela resposta. ela geralmente no verao anda pela casa toda o aqurio é so para a altura de inverno por estar menos activa.
já fui a um veterinario we disse que realmente parece ser pneumonia e aconselhou-se a 1 a 2 vezes por semana dar-lhe um banhinho com agua morna. já o fiz duas vezes e hoje após segunda banhoca foi logo comer. comeu uma folha de couve portuguesa inteira (so ficaram os talos) e 1 morango.
fiquei todo contente. no entanto concordo contigo titanum em tudo o que me disseste. assumo que pesquisei mas muito pouco e deveria ter feito muito mais. uma vez que nao tenho condiçoes para a ter porque a minha casa é pequenina, e como tenho um amigo meu especializado em repteis (diversos) falei com ele e irei da-la para que o meu amigo trate o melhor possivel dela.
quero o melhor para a menina.
Obrigado por tudo

Obrigado pela resposta. ela geralmente no verao anda pela casa toda o aqurio é so para a altura de inverno por estar menos activa.
já fui a um veterinario we disse que realmente parece ser pneumonia e aconselhou-se a 1 a 2 vezes por semana dar-lhe um banhinho com agua morna. já o fiz duas vezes e hoje após segunda banhoca foi logo comer. comeu uma folha de couve portuguesa inteira (so ficaram os talos) e 1 morango.
fiquei todo contente. no entanto concordo contigo titanum em tudo o que me disseste. assumo que pesquisei mas muito pouco e deveria ter feito muito mais. uma vez que nao tenho condiçoes para a ter porque a minha casa é pequenina, e como tenho um amigo meu especializado em repteis (diversos) falei com ele e irei da-la para que o meu amigo trate o melhor possivel dela.
quero o melhor para a menina.
Obrigado por tudo

<p>a minha boca hoje sabe a dia de chuva!</p>