termoestato e luzes para o terrario
Moderador: mcerqueira
surgio-me agora uma duvida, para depois programar o controlador das lâmpadas basking e UVb colocaria 12 horas diurnas as duas ligadas e á noite deixava apenas a cerâmica mais o cabo de aquecimento ligado ao termostato. programado ai a uma temperatura maxima de 27/30º para dia e máxima 25º nocturno (com o termometro do termostato no hot-spot) chegando a essas temperaturas o termostato automaticamente desligava as fontes de aquecimento. Estou certo?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Duas coisas:
1º sera que é mesmo necessario esse cabo de aquecimento?
2º A lampada de ceramica é para aquecer a temperatura ambiente, portanto a temperatura no spot tem que ser um pouco mais alta. Tens que fazer testes para saberes aonde poes o sensor do termostato.
1º sera que é mesmo necessario esse cabo de aquecimento?
2º A lampada de ceramica é para aquecer a temperatura ambiente, portanto a temperatura no spot tem que ser um pouco mais alta. Tens que fazer testes para saberes aonde poes o sensor do termostato.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
em relaçao ao sensor ya ainda tenho de ver. o que me dizes deste termostato, sera o ideal para o efeito? http://www.petmanias.com/loja/component ... b9db25.jpgpsylizart Escreveu:Duas coisas:
1º sera que é mesmo necessario esse cabo de aquecimento? exacto eu penso que nao pois o terrario nao é assim tao grande as duas lampadas deverao chegar
Boas,
estive a ler assim por alto. Para um camaleão necessitas de lâmpada UVB (5.0 obrigatória com uma opcional 2.0), para aquecimento uma de Spot durante o dia e outra de cerâmica durante a noite, nada mais.
O resto dos equipamentos é o que já mencionaram para controlares as lâmpadas, etc.
A cascata depende do tamanho da mesma e do camaleão, que cascata tens a da Exo Terra? Enquanto o camaleão é novo aconselha-se a ter um Dripper , é do género de um conta gotas... assim o camaleão consegue ver a agua a cair e não há o problema dele cair dentro de um reservatório (cascata), o Dripper é colocares a agua a cair em direção a folhas e dai cair para uma planta ou um sistema de escoamento.
Em termos de humidade, basta comprares um higrómetro simples, daqueles redondos, metes na parte inferior do terrario ( um bocado mais baixo que metade ) e vais controlando a partir dai, o melhor é entre os 60/70%... sendo 64/65% ótimo, compras um borrifador e borrifas quando está baixa, é mais fácil manteres humidades com plantas naturais. depois as plantas aproveitam a agua e o camaleão tambem.
estive a ler assim por alto. Para um camaleão necessitas de lâmpada UVB (5.0 obrigatória com uma opcional 2.0), para aquecimento uma de Spot durante o dia e outra de cerâmica durante a noite, nada mais.
O resto dos equipamentos é o que já mencionaram para controlares as lâmpadas, etc.
A cascata depende do tamanho da mesma e do camaleão, que cascata tens a da Exo Terra? Enquanto o camaleão é novo aconselha-se a ter um Dripper , é do género de um conta gotas... assim o camaleão consegue ver a agua a cair e não há o problema dele cair dentro de um reservatório (cascata), o Dripper é colocares a agua a cair em direção a folhas e dai cair para uma planta ou um sistema de escoamento.
Em termos de humidade, basta comprares um higrómetro simples, daqueles redondos, metes na parte inferior do terrario ( um bocado mais baixo que metade ) e vais controlando a partir dai, o melhor é entre os 60/70%... sendo 64/65% ótimo, compras um borrifador e borrifas quando está baixa, é mais fácil manteres humidades com plantas naturais. depois as plantas aproveitam a agua e o camaleão tambem.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
atrás falei no geral de terrarios, lampadas que emitam luz mesmo a spot, são só ligadas ao temporizador, lampada de ceramica(protegida para o animal nao conseguir entrar em contacto directo) que será o teu caso e outras fontes de aquecimento, como o cabo ou tapete é que são ligadas ao termostato.
Muito muito muito obrigado pessoal!! Titanum nao sabia mesmo o sitio certo para ter o higrómetro, ainda não vi informações acerca dos sítios onde colocar os captadores de temperatura ( no meu caso 2 termometros mais o do termostato) isto para um terrario 60clx90a o que me anda a baralhar as ideias...
Sim, a cascata é a da exoterra, portanto para ele se habituar coloco um sistema gota a gota preso em algum sitio de maneira a mandar gotas para a cascata é isso certo? é grande ideia e ainda nao tinha pensado nisso!!
Para as plantas estou a pensar comprar so uma natural para poupar mais espaço e juntar umas artificiais de maneira a criar uma area com mais vegetaçao e outra com troncos e lianas para ele receber os seus UVb
sera que apenas a lampada 0.5 chegava ou era mesmo preciso a 0.2 devido a ter uma planta natura?
Ok Bondage entendi, mas nao existe termostato com temporizador? que desse para ligar as duas lampadas (basking e UvB) e o termostato so as desligasse na hora que quisesse, e desse tambem a de ceramica e ai configurava de maneira a que desse para controlar o tempo mais a temperatura... existe isso?? 2 em 1
Mais uma vez um grande obrigado pela util informaçao
Sim, a cascata é a da exoterra, portanto para ele se habituar coloco um sistema gota a gota preso em algum sitio de maneira a mandar gotas para a cascata é isso certo? é grande ideia e ainda nao tinha pensado nisso!!
Para as plantas estou a pensar comprar so uma natural para poupar mais espaço e juntar umas artificiais de maneira a criar uma area com mais vegetaçao e outra com troncos e lianas para ele receber os seus UVb

Ok Bondage entendi, mas nao existe termostato com temporizador? que desse para ligar as duas lampadas (basking e UvB) e o termostato so as desligasse na hora que quisesse, e desse tambem a de ceramica e ai configurava de maneira a que desse para controlar o tempo mais a temperatura... existe isso?? 2 em 1
Mais uma vez um grande obrigado pela util informaçao
Para plantas naturais usa uma Schefflera e uma photos que é trepadeira.
Qual é a cascata que tens? média, pequena...? Se o comprares pequeno aconselhava a tirares a cascata, colocas só o sistema gota-a-gota. Se a parte de cima do terrario for rede colocas por cima e deixas cair de modo a que caia nas folhas.
No termostato, ligas só a de cerâmica senão podes rebentar a de spot, e liga-se ( lampada de ceramica -> Termostato -> Temporizador ) pelo menos era assim que eu fazia.
Qual é a cascata que tens? média, pequena...? Se o comprares pequeno aconselhava a tirares a cascata, colocas só o sistema gota-a-gota. Se a parte de cima do terrario for rede colocas por cima e deixas cair de modo a que caia nas folhas.
No termostato, ligas só a de cerâmica senão podes rebentar a de spot, e liga-se ( lampada de ceramica -> Termostato -> Temporizador ) pelo menos era assim que eu fazia.
esta então ligo a cerâmica ao termostato e as outras faço o controlo manual...
A cascata é pequena, nao serve? o sistema gota a gota nao sabes assim nenhuma ideia para fazer um, que nao desse muita despreza? o terrario como é de rede é facil colocar por cima so nao estou a ver com que fazer o sistema...
A cascata é pequena, nao serve? o sistema gota a gota nao sabes assim nenhuma ideia para fazer um, que nao desse muita despreza? o terrario como é de rede é facil colocar por cima so nao estou a ver com que fazer o sistema...
A de Spot tens de jogar com os Watts e a distancia a que ele vai estar e só ligas ao temporizador.Sideral Escreveu:esta então ligo a cerâmica ao termostato e as outras faço o controlo manual...
Sinceramente tirava a cascata até ele ter um tamanho em que se cair não há problema.
Para o sistema gota-a-gota, tens uma garrafa normalíssima, viras ao contrario e fazes um furo na tampa de modo a que caia gota a gota. Cuidado é com o furo, tens de ter as gotas controladas (de modo a que não caia muita agua de uma vez) senão vais alagar as plantas, substrato, etc...
ok entendi a de spot tenho de controlar a distancia e devo incidi-la sobre uma are que o camaleão se possa aquecer, ajusta-la de maneira a criar varias temperaturas, em relaçao ao que li por ai ligo a spot ao temporizar para liga-la durante o dia fazendo com que permaneça ligada 12 horas? nao tenho a certeza se é isso. A lâmpada UvB nao convém também ligar ao temporizador ou ja é mais fácil ser controlada por mim?