Guia de alimentação - Dragão Barbudo
Moderador: mcerqueira
sim.. e a minha questão é mesmo essa!!! estava à espera que me respondesses "deve ingerir de vez em quando, para nivelar os níveis de cálcio" ou algo do género.. sei lá! pensava que poderias ter lido alguma coisa quanto ao ácido oxálico..
desde já peço desculpa pela minha correcção, que fiz o favor de ir confirmar que estava errado.. pelos vistos oxálico é uma coisa e oxalacético é outra..
enfim..
desde já peço desculpa pela minha correcção, que fiz o favor de ir confirmar que estava errado.. pelos vistos oxálico é uma coisa e oxalacético é outra..
enfim..
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
O chicote à primeira vez excita, à segunda dói.P_R Escreveu:"O que é demais é como o que nao chega"

<p>
</p>
</p>
ta um post a maneira, optimo para nao haver tantos topicos sobre barbudos, kem tiver duvidas basta peskisar, era perciso um post destes para eskecer oda californiana, muito bom post , ve-se ke no ke toca a dragoes,
, se fosse toda a gente responsavel komo tu nao havia secçao para descartaveis,lol!

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
As coisas que vocês sabem deixam-me

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
korbe tvz te deva uma explicaçao por ter sido um bocado frio na resposta :
Ao dizeres q acido oxalico n existia senti-me ofendido, pq eu n invento coisas , ou invento mas noutras areas lol
Se tivesses , e ja q n sabias , googlado por oxalic acid ou mesmo pelo termo portugues rapidamente te apercebias q o termo existia e q fazia todo o sentido no contexto .
De resto peço desculpa pela resposta ofensiva .
Qt à tabela e ja q fui mal interpretado
Alimentos ricos em açucares , como determinadas frutas , n devem ser dados habitualmente , mas ocasionalmente, salvo em situaçoes pontuais como convalescença,pre e pos-postura , pre e pos hibernaçao ;
Alimentos ricos em proteina , mesmo q vegetal , e aqui lembrei-me devido aos pellets de alfafa , tb n devem ser dados habitualmente,pois muita proteina obriga tanto o figado como os rins a trabalhar em ritmo acelerado ;
Alimentos com niveis de acido oxalico elevado , e aqui lembrei-me dos broculos(particularmente se forem maduros) , devem ser dados ocasionalmente , ja q este inibe a absorçao calcica , indispensavel à estrutura ossea de qq animal ;
Alimentos em q o racio fosforo/calcio , q para os repteis em geral deve ser na proporçao de 1:3 , no minimo , for baixo , como 2:3 , 3:3 F>3:3 tb devem ser dados apenas ocasionalmente , com a excepçao de alguns q apesar deste racio ser desiquilibrado compensa ou pela quantidade de fibra ou vitaminica ou outra .
Fica uma tabela da proporçao de acido oxalico em diversos alimentos
http://www.repticzone.com/articles/oxal ... elist.html
Ao dizeres q acido oxalico n existia senti-me ofendido, pq eu n invento coisas , ou invento mas noutras areas lol
Se tivesses , e ja q n sabias , googlado por oxalic acid ou mesmo pelo termo portugues rapidamente te apercebias q o termo existia e q fazia todo o sentido no contexto .
De resto peço desculpa pela resposta ofensiva .
Qt à tabela e ja q fui mal interpretado
Alimentos ricos em açucares , como determinadas frutas , n devem ser dados habitualmente , mas ocasionalmente, salvo em situaçoes pontuais como convalescença,pre e pos-postura , pre e pos hibernaçao ;
Alimentos ricos em proteina , mesmo q vegetal , e aqui lembrei-me devido aos pellets de alfafa , tb n devem ser dados habitualmente,pois muita proteina obriga tanto o figado como os rins a trabalhar em ritmo acelerado ;
Alimentos com niveis de acido oxalico elevado , e aqui lembrei-me dos broculos(particularmente se forem maduros) , devem ser dados ocasionalmente , ja q este inibe a absorçao calcica , indispensavel à estrutura ossea de qq animal ;
Alimentos em q o racio fosforo/calcio , q para os repteis em geral deve ser na proporçao de 1:3 , no minimo , for baixo , como 2:3 , 3:3 F>3:3 tb devem ser dados apenas ocasionalmente , com a excepçao de alguns q apesar deste racio ser desiquilibrado compensa ou pela quantidade de fibra ou vitaminica ou outra .
Fica uma tabela da proporçao de acido oxalico em diversos alimentos
http://www.repticzone.com/articles/oxal ... elist.html
-
- Membro Veterano
Eu dou exemplos de coisas felizes, tu de anti-depressivos.P_R Escreveu:olha a experiencia do angelico a vir ao de cima!jmangelico Escreveu:O chicote à primeira vez excita, à segunda dói.P_R Escreveu:"O que é demais é como o que nao chega"![]()

<p>
</p>
</p>
Olá a todos!!
Adquiri a semana passada um dragão barbudo com cerca de 2 semanas..
Estou neste momento a alimentá-lo apenas com grilos..
Ja li e reli o topico e nao encontrei a informaçao de quando devo introduzir vegetais, alguem me poderá dizer?
E quanto a raçao, que me dizem?
Obrigada
Adquiri a semana passada um dragão barbudo com cerca de 2 semanas..
Estou neste momento a alimentá-lo apenas com grilos..
Ja li e reli o topico e nao encontrei a informaçao de quando devo introduzir vegetais, alguem me poderá dizer?
E quanto a raçao, que me dizem?
Obrigada
<strong>Por favor adicionar o cérebro antes de abrir a boca!</strong>
-
- Membro Veterano
Já.misspucca Escreveu:Ja li e reli o topico e nao encontrei a informaçao de quando devo introduzir vegetais, alguem me poderá dizer?
Pode ser usada como se fosse outro vegetal. Mas é frequente os dragões não a comerem.misspucca Escreveu:E quanto a raçao, que me dizem?
<p>
</p>
</p>
Só uma pequena correcção, Korbe, turnip greens sim são folhas de nabo ou nabiças, as mustard green são folhas da planta da mostarda, que é um vegetal que não se costuma encontrar cá em Portugal. 

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
O meu Dragão deverá estar agora com cerca de 10/11 meses e já está bem grandinho (más linguas dizem que está um pouco gordinho mas não ligamos).
Ele tem sempre vegetais frescos disponiveis todos os dias, mas parece ter preferencia por agrião e couve (cortada tipo caldo-verde), se bem que costumo variar com outros vegetais, verdes e frutas (morango não parece gostar mesmo nada). Salsa e coentros ele parece gostar tambem, e dão um odor agradavel ao terrario...
Ele é um pouco irregular a comer... É capaz de estar 1 ou 2 dias sem comer ou comer apenas um pouco de vegetais, sem tocar nos insectos, e depois comer umas 4 ou 5 Zophobas grandes de seguida ou um gafanhoto e um prato de vegetais.
Para experimentar comprei uma ração para eles e coloquei no terrario mas não parece torcar-lhe, ou pelo menos de forma significativa. Já deve ter comido um ou outro granulo mas não faz disso refeição.
Ele tem sempre vegetais frescos disponiveis todos os dias, mas parece ter preferencia por agrião e couve (cortada tipo caldo-verde), se bem que costumo variar com outros vegetais, verdes e frutas (morango não parece gostar mesmo nada). Salsa e coentros ele parece gostar tambem, e dão um odor agradavel ao terrario...

Ele é um pouco irregular a comer... É capaz de estar 1 ou 2 dias sem comer ou comer apenas um pouco de vegetais, sem tocar nos insectos, e depois comer umas 4 ou 5 Zophobas grandes de seguida ou um gafanhoto e um prato de vegetais.
Para experimentar comprei uma ração para eles e coloquei no terrario mas não parece torcar-lhe, ou pelo menos de forma significativa. Já deve ter comido um ou outro granulo mas não faz disso refeição.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Já agora em relação a alguns alimentos em específico....
Já li em diversos sites que nunca se deverá dar espinafres, e cenoura com muita moderação.
O que me dizem desta posição?
Eu coloco um pouco de cenoura, cortada muito fina, no prato dos vegetais uma ou 2 vezes por semana, mas ele não parece pegar-lhe muito.
Em relação a insectos o que acham da possibilidade de lhes dar Alphitobius spp. (Buffalo) e larvas da cera?
Já li em diversos sites que nunca se deverá dar espinafres, e cenoura com muita moderação.
O que me dizem desta posição?
Eu coloco um pouco de cenoura, cortada muito fina, no prato dos vegetais uma ou 2 vezes por semana, mas ele não parece pegar-lhe muito.
Em relação a insectos o que acham da possibilidade de lhes dar Alphitobius spp. (Buffalo) e larvas da cera?
A coveira sabe que é antigo o tópico. Tantos tópicos que se criam para não dizer nada ou para se dizer coisas que já estão na secção de dicas e conselhos uteis.
Agradeço só que não desvirtuem bons tópicos como este e muitos outros com perguntas e comentários que não têm nada a haver.
Aproveitem e leiam
ass.: a coveira

Agradeço só que não desvirtuem bons tópicos como este e muitos outros com perguntas e comentários que não têm nada a haver.
Aproveitem e leiam
ass.: a coveira

Boas
Tenho um DB com 4 meses e quando a adquiri disseram me que poderia alimentá la com duas a três zofhobas de 2 em 2 dias e completar com os vegetais.
No entanto aqui no forum vejo variadissimas opiniões e visto que o que me disseram veio da parte de uma pessoa super experiente no que toca a répteis queria saber se o pessoal MESMO experiente em Db's concorda ou se tem algo a acrescentar

Tenho um DB com 4 meses e quando a adquiri disseram me que poderia alimentá la com duas a três zofhobas de 2 em 2 dias e completar com os vegetais.
No entanto aqui no forum vejo variadissimas opiniões e visto que o que me disseram veio da parte de uma pessoa super experiente no que toca a répteis queria saber se o pessoal MESMO experiente em Db's concorda ou se tem algo a acrescentar