pneumonia em jabuti!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
catatausilva
Membro Júnior
Registado: quinta jul 26, 2007 2:46 pm

terça nov 27, 2007 10:43 am

Tenho um Jabuti de 6 meses que está com pneumonia, seguindo as orientações do vet. estou tratando com amoxilina, reptovit (vitamina) e banhos de sol. Como o coitado não apresentou muita melhora e ainda parou de comer, continuei medicando e agora forço comida goela abaixo.
Alguém mais sabe o que posso fazer, ou é só isso mesmo?
Muito obrigado a todos.
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

terça nov 27, 2007 7:16 pm

Se piorou, o melhor é voltar ao veterinário.
As rápidas melhoras.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça nov 27, 2007 9:16 pm

vou responder-te da forma q gosto q me responda quem sabe mais q eu :
um jabuti de 6 meses de idade a sofrer de pneumonia dificilmente recuperará . está a ser medicado e a terapia demora mt tempo alem do periodo de recuperaçao q poderá demorar uns bons 6 meses .
mantem-a num ambiente fechado e quente com circulaçao de ar ,agua à disposiçao ,e busca um higrometro e controla a humidade q deverá ser bastante baixa nesta situaçao particular ;da-lhe 2 banhos de agua tepida c/ sal ( de manha e à noite) e podes usar um expectorante como bronchipur q no fundo apenas serve para lhe descongestionar as vias aereas .cumpre a medicaçao escrupulosamente quer em dosagens quer em tempo terapeutico .
prepara-te para o pior - entretanto se melhor os meus parabens .
boa sorte com tudo !
catatausilva
Membro Júnior

quarta nov 28, 2007 9:18 am

Obrigado pelas respostas, mas acho mesmo difícil que o pequeno se recupere, agora parou de comer de vez e alimentação forçada é muito complicado, no mais vou seguindo o tratamento e vou ver o que se segue, só mais uma pergunta: ouvi falar que inalações eram boas. Alguém sabe como se prepara inalações para jabutis?
Obrigado!
shanebeschen
Membro Veterano

quarta nov 28, 2007 6:42 pm

compra uma sonda buco-gastrica ou sonda humana nasal e desfaz a alimentaçao com suplemento tipo reptivit e obriga-a a comer . entretanto sempre uma boa fonte de calor e o terrario aquecido acima do normal , e seco - todo 30-35º e humidade inferior a 30% .
as inalaçoes podem ser substituidas por bronchipur como referi - dao-se umas gotas conforme dosagem mencionada no folheto .
catatausilva
Membro Júnior

sexta nov 30, 2007 12:04 pm

Amigo, bronchipur não encontro em nenhuma loja aqui no Brasil, e o jabuti embora tenha voltado a se alimentar, ainda apresenta sinais de apnéia, abrindo sempre a boca para respirar melhor, sigo a risca o tratamento mas temo que não esteja surtindo o efeito esperado, se mais alguém puder me ajudar com dicas de tratamento e medicamento, ficaria muito grato.
Um abraço a todos!
shanebeschen
Membro Veterano

sexta nov 30, 2007 5:38 pm

se está a comer por ela propria ja é um bom começo .
é uma situaçao tao extrema e delicada q n ha volta a dar , antibiotico por sub-cutanea e seguir à risca o tratamento .
bronchipur é da SERA , procura q encontras .
abraço e as melhoras do bicho !
catatausilva
Membro Júnior

quinta dez 06, 2007 12:57 pm

Obrigado mesmo pela juda.
Infelizmente a pequena morreu ontem a tarde.
shanebeschen
Membro Veterano

quinta dez 06, 2007 4:43 pm

eu fui sincero e directo , n gosto mt de rodeios .
ate os adultos tem dificuldade em recuperar ..:(
o q interessa no meio disto tudo é q fizeste o melhor q podias e sabias .
danielrecife
Registado: terça mai 05, 2015 7:48 pm

terça mai 05, 2015 8:10 pm

[Editado pela moderação - Questões relacionadas com a saúde do seu animal devem ser respondidas por veterinários, após a análise do animal em causa.]
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”