Ocadia sinensis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
four
Membro Veterano
Registado: segunda set 05, 2005 12:13 pm
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

terça jun 21, 2016 4:09 pm

Olá :)
Tenho um lago com 4 tartarugas hieroglíficas, estão bem de saúde, estão lá há anos e ok.....
Há dias deram-me outras 2 tartarugas (por estarem a ficar grandes), e a falar com a pessoa só percebi que eram verdes, então presumi que fossem hieroglíficas também... quando as vi, são um casalinho de ocadias, lindas :)
A minha experiência com ocadias, não é positiva... "adquiri", não interessa como, perto de 30 pequenitas... ok, tirei as de uma loja onde trabalhava porque as condições eram horríveis e foi com a intenção de lhes dar melhores condições!!! Na altura não conhecia o veterinário que conheço hoje e uma a uma morreram todas num curtíssimo espaço de tempo :(
Pronto, estas 2, estavam numa áqua retangular de plástico sem aquecimento, há 6 anos, segundo a dona! Comiam todos os dias.
Tenho as posto no recinto do lago, elas evitam ir para a água, se as ponho lá, desesperam para sair... ainda não comeram, isto desde 5a... hoje deixei as lá mais tempo e estive a vê-las, elas pareciam apenas curiosas a querer conhecer o espaço, não assustadas, mas não vão para a água!
O que aconselham? ir pondo aos bocadinhos lá no recinto e esperar que por elas entrem na água e se sintam bem? ou deixar de uma vez e esperar na mesma? não sei.... só queria que comessem, isso fazia me sentir segura de que estavam confortáveis, pelo menos, nem que fosse no áqua delas... :(
Elas continuam no áqua de plástico lá no recinto, ou seja no exterior!
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

quarta jun 22, 2016 11:41 am

Fotos é possível arranjar?
four
Membro Veterano
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

quarta jun 22, 2016 3:28 pm

Eu já não ando por aqui há uns anos... fui agr tirar fotos, mas não as sei por :oops: [/img]
four
Membro Veterano

domingo jun 26, 2016 5:09 pm

Obrigada :)
estive 3 dias fora, hoje voltei a soltá-las, uma andou a ver se fugia do recinto e acabou por se esconder debaixo de umas pedras....... :( a outra foi logo para a água, mas depois parece que quer sair! fui estando atenta a essa e vi que entretanto fez aqueles olhos, quando estão à procura ou a ver comida, então atirei uns sticks mesmo para a frente dela e... :) comeu meio :p melhor que zero!!! depois tive de sair e deixei as na caixa com vários sticks e quando voltei meia horinha depois, já tinham ido quase todos :) n sei é quem é que os comeu, mas vou calcular que tenha sido a mesma de antes!
Então, a primeira foto é a do lago, elas estão naquela caixa azul ali ao lado do banco! só uma curiosidade, o cesto de rede que está dentro do lago, está com 10peixinhos bebés que encontrei na última limpeza em grande :)
acho que vou mantendo a rotina de as deixar lá soltas enquanto posso estar lá a controlar, nem que sejam 20minutos por dia!
https://www.imageshack.us/i/pm29tVoqj
https://www.imageshack.us/i/pnGjYvnPj
https://www.imageshack.us/i/pn95sKr2j
https://www.imageshack.us/i/pniavzeSj
https://www.imageshack.us/i/pmP7APLVj
https://www.imageshack.us/i/pmSf50J2j
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

domingo jun 26, 2016 5:27 pm

Olá
Tens um lago muito giro e as tartarugas parecem-me bem.
No entanto o lago parece estar há sombra, as tartarugas são animais de sangue frio precisam de sol directo para estarem activas.
:)
four
Membro Veterano

domingo jun 26, 2016 7:25 pm

Bigada :)
o lago apanha sol a manhã toda até ao inicio da tarde!
acho que estão apenas a demorar a ambientar-se, né? :( não sei é o que é que posso fazer para as ajudar... é manter esta rotina de as deixar soltas e deixar que explorem ao máximo! Como disse, o macho parece estar a chegar ao ponto certo, a fêmea é que não.. está sempre a tentar sair e depois acaba por se esconder nas pedras! :(
four
Membro Veterano

domingo jun 26, 2016 7:28 pm

tentar sair do recinto, porque ela nem sequer entra na água por ela :(
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

segunda jun 27, 2016 1:35 pm

Boa tarde Four!

Desde já os parabéns pelo lago que está um espetáculo! Um lago é o melhor que um dono pode fornecer ás tartarugas.

Em relação ás ocadias que morreram seria muito difícil sobrevirem, cada uma dessas 30 tartarugas jovens precisaria de uma grande atenção, como são pequenas teriam de ter um termostato para ter a temperatura da água constante, teriam de ficar no interior de casa com uma lâmpada uvb pois enquanto bebês não podem ir para um lago no exterior (grandes variações de temperatura não fazem bem) e um bom filtro.Perdoe-me mas acho que apesar das boa intenções faltou um pouco de responsabilidade, cuidar de uma já não é fácil, trinta muito menos.

Em relação às outras 2 ocadias é normal nos primeiros tempos não comerem muito, uma vez que estiveram sujeitas a grandes mudanças. Mas acho que a caIxa azul em que estão é muito pequena, o melhor seria criares uma casa para elas dentro de casa e não no lago, apesar de estarmos no verão seria melhor criares um ambiente controlado, com termostato a controlar a temperatura, uma lâmpada uv-b (substitui o sol dentro de casa para as nossas amigas) e um filtro, sendo este mais acessório, desta maneira vias como elas se comportavam e evitavas que elas transmitissem doenças (se é que têm alguma, mas nunca se sabe) para as outras 4 do lago, ficando em quarentena. Depois quando elas se ambientarem e comerem bem deixas elas ficarem uns tempos para ganharem forças e saúde e podes metê-las no lago com as outras.

Boa sorte com elas! ;)
four
Membro Veterano

segunda jun 27, 2016 9:32 pm

Obrigada pelas dicas :) Mas não as tenciono tirar da caixa, nem alterar o ambiente em que viveram, e saudavelmente, durante 6 anos! apenas as ponho no interior à noite, que está mais frio, de resto passam o dia ali! elas estavam perto de uma janela (num apartamento) e iam para a janela apanhar sol de vez em quando!
em relação às cerca de 30, elas eram mais, quando chegaram numa caixa minúscula, às 20 em cada caixa todas "empacotadas" como se fossem pedrinhas, algumas com carapaças partidas, unhas, etc.... os donos só diziam, as que morrem lixo e tratem de vender as outras...... eu não as pus no lago, claro, estavam em caixas (algumas com termostatos, outras não, porque tb comprar termostatos para todas e por todas com as condições ideais, não dava, né? mas fiz sem duvida o melhor que podia por elas, porque na loja, ninguém ia tentar e os compradores, talvez uma ou outra apanhasse um "entendido", mas a maioria deles não o era, com certeza! Tinha as às 2 ou 3 por caixa! Ainda levei algumas ao vet, gastei rios de dinheiro e fiz o melhor que pude! enquanto elas estavam na loja, impedi muita gente de as comprar porque "eram tão giras e pequeninas"!
experiências com tartarugas tenho eu, e muita, tanto que a minha pergunta (a qual ainda não foi respondida, mas ok), não foi como tratar, mas sim como ambientar :) e esta experiência além de ter anos e anos, é em vários aspetos! falha é a segurança com as ocadias, porque "não quero falhar" com elas outra vez!
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

segunda jun 27, 2016 11:05 pm

Se viveram as 2 juntas numa caixa daquelas durante 6 anos dúvido que estivessem em boas condições (o tamanho delas é uma boa indicação disso, são um pouco pequenas para a idade), é que a caixa parece-me ser muito pequena para 2 tartarugas adultas, se os donos anteriores tinham o aquário ao pé da janela pior ainda, os vidros filtram a radiação uv-b,daí a utilidade da lâmpada uv-b. Traze-las do interior para o exterior regularmente não é uma muito boa ideia, as tartarugas são sensíveis às variações de correntes de ar podem acabar com pneumonia, apesar de nesta idade elas já serem mais resistentes. Mas cabe à senhora decidir o melhor para elas, esta é apenas a minha opinião.

Infelizmente as lojas de animais tratam estes animais como se não fossem nada, tal como a senhora referiu, nem sabem as espécies que estão ali presentes e muitas vezes informam mal as pessoas, que muitas vezes compram uma ou duas para os filhos para dali a 2/3 semanas estarem a ir pelo cano abaixo. Sinceramente acho que a melhor atitude seria denunciar a loja, mas de qualquer das maneiras se as tartarugas já estavam assim em tão más condições praticamente que já eram um caso perdido, no entanto louvo o esforço que fez por elas ;) .

Eu respondi à sua pergunta, para mim as tartarugas deviam ser postas em quarentena no interior da casa, elas não podem estar em contacto com as outras 4 colocando-as em risco, seria só comprar uma caixa maior e uma lampada uv-b 5.0 visto que já tem na posse de termostatos. Meter as tartarugas a passear no lago estava assim fora de questão, desta maneira não se colocavam as outras 4 em risco e seria melhor para as 2 que se alimentavam, ganhavam reservas de gordura e depois voltavam para o lago que é um hotel de 5 estrelas para elas. Mas mais uma vez cabe a si decidir.

Cumprimentos
:wink:
four
Membro Veterano

segunda jun 27, 2016 11:30 pm

se duraram 6 anos, as condições, não sendo as ideais (nunca disse que eram), funcionaram para elas! porque estão aparentemente saudáveis, não têm pneumonia, nem nenhum problema visível, portanto, menos boas ou não, foram funcionando! claro que o espaço influencia o tamanho, mas isso não significa que sejam doentes, que onde moravam lhes fizesse mal, diretamente!
levar pa dentro e pa fora seria um problema se eu morasse num forno :D mas como moro perto da praia, As noites ficam muito frias, e é capaz de chegar às 8h da manhã e ja estar um calorão imenso! em casa está apenas um pouco mais confortavel de noite!
acredite, que não preciso de dicas pa tratar delas... precisava de dicas práticas para elas se ambientarem (tenho termostatos e muitos tipos de lampadas :), como disse, disto já eu tenho anos.. se calhar ja não funcionam, porque so uso quando alguma fica doente, o que não acontece ha anos).
já tenho tartaruguitas como brinquedo (sim, fui dessas crianças) desde muito cedo, hoje com mais alguma idade em cima tenho lhes muito respeito e sei interpretá-las muito bem :) nunca deixei de ter tartarugas... tive foi muito tempo sem o veterinário certo!
AnaSarepta
Registado: terça ago 18, 2020 6:28 pm

domingo mai 23, 2021 6:08 pm

Precisava de ajuda para uma ocasião.

FILIPERS Escreveu:
segunda jun 27, 2016 11:05 pm
Se viveram as 2 juntas numa caixa daquelas durante 6 anos dúvido que estivessem em boas condições (o tamanho delas é uma boa indicação disso, são um pouco pequenas para a idade), é que a caixa parece-me ser muito pequena para 2 tartarugas adultas, se os donos anteriores tinham o aquário ao pé da janela pior ainda, os vidros filtram a radiação uv-b,daí a utilidade da lâmpada uv-b. Traze-las do interior para o exterior regularmente não é uma muito boa ideia, as tartarugas são sensíveis às variações de correntes de ar podem acabar com pneumonia, apesar de nesta idade elas já serem mais resistentes. Mas cabe à senhora decidir o melhor para elas, esta é apenas a minha opinião.

Infelizmente as lojas de animais tratam estes animais como se não fossem nada, tal como a senhora referiu, nem sabem as espécies que estão ali presentes e muitas vezes informam mal as pessoas, que muitas vezes compram uma ou duas para os filhos para dali a 2/3 semanas estarem a ir pelo cano abaixo. Sinceramente acho que a melhor atitude seria denunciar a loja, mas de qualquer das maneiras se as tartarugas já estavam assim em tão más condições praticamente que já eram um caso perdido, no entanto louvo o esforço que fez por elas ;) .

Eu respondi à sua pergunta, para mim as tartarugas deviam ser postas em quarentena no interior da casa, elas não podem estar em contacto com as outras 4 colocando-as em risco, seria só comprar uma caixa maior e uma lampada uv-b 5.0 visto que já tem na posse de termostatos. Meter as tartarugas a passear no lago estava assim fora de questão, desta maneira não se colocavam as outras 4 em risco e seria melhor para as 2 que se alimentavam, ganhavam reservas de gordura e depois voltavam para o lago que é um hotel de 5 estrelas para elas. Mas mais uma vez cabe a si decidir.

Cumprimentos
:wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”