Não come...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
wenddy
Registado: quinta mai 16, 2002 12:24 am

sexta ago 30, 2002 1:37 pm

Olá a todos!

Não se devem lembrar, mas há uns tempos escrevi para aqui, pedindo-vos ajuda por causa da minha tartaruga. Nessa altura ela tinha um olho fechado e muito inchado e, consequentemente, não comia, nem sequer se mexia. Recomendaram-me umas gotas, que eu fui imediatamente comprar e com as quais passei a curar-lhe o olhito doente. E realmente resultou, com a ajuda de um cotonete consegui retirar-lhe uma bola de pús que tinha por baixo da palpebra e que fazia o inchaço. Após lhe ter tirado o pús, voltou a mexer-se e a nadar e ficou boa dos olhos, mas nunca mais comeu.... Já não sei o que fazer, pois ela já não come há practicamente 9 meses e de vez enquando abre a boca, fazendo uns barulhos estranhos! :( Sinceramente, já tou a desesperar, pois não quero que ela esteja a sofrer, nem quero que ela morra.

Ajudem-me se puderem, por favor!
Obrigado!!!

Vera Coelho
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta ago 30, 2002 8:48 pm

Há a hipótese de ela estar cega?

Veja o tópico: "ajudem-me tartaruga doente!" (ou algo assim), que poderá ajudar, pois será provávelmente a mesma coisa. Se o caso da sua tartaruga não se assemelhe a nada desse tópico, então diga e escreve tudo o que o vê de estranho na sua tartaruga.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado ago 31, 2002 3:00 pm

9 meses sem comer????????????????? provavelmente come,mas como é possivel estar cega (faço minhas as palavras do kroz) só come dos "restos" que caem no chão...Eu durante uns tempo tive uma tartaruga assim...ñ comia a comida que lhe punha na água, mas quando ela se ia molhando e ia caindo, ela apanhava a comida do chão, o que não é bom, pois é lá que também estão os dejectos...
Pode como o kroz disse ser uma pneumonia ou algo assim...mas nove meses sem comer...já estava morta :!:
Dé noticias...
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sábado ago 31, 2002 9:09 pm

Realmente 9 meses sem comer é muito tempo... :o
As minhas tartarugas quando chega o tempo mais frio (Outono/Inverno)elas têm menos apetite e comem muito menos do que no Verão... Não terá alguma coisa a ver com a hibernação da tua tartaruga a sua falta de apetite?
Lady_girl
Membro Veterano

domingo set 01, 2002 10:21 am

Elas quando o tempo começa a ficar frio deixam de comer, e começam a entrar em hibernação, e dependendo da temperatura, ou adormecem, ou apenas deixam de comer!! As minhas deixam de comer e perdem alguma actividade.
Mas deixar as tartarugas entrar em hibernação num estado debilitado é meio passo para a morte...visto as defesas baixarem...
Descobre rapidamente o problema dela, pois outra hibernação ela pode não resistir...

Boa Sorte!! e vai dando notícias...
wenddy

domingo set 01, 2002 7:19 pm

Olá...

A minha tartaruga continua na mesma... :( Não come, raramente se mexe, a não ser para esticar o pescoço e abrir a boca, voltando a mete-la, outra vez, dentro de água. Quanto ao que me disse o Pedro e, também a Ana, de provavelmente ela estar cega...sinceramente não sei...os olhos dela estão normais. Quando ficam cegas, os olhos não ficam esbranquiçados? Em relação á hibernação, acho que não pode ser por isso, pois ela já não come desde que acordou da hibernação do inverno passado.
Outra coisa que reparei nela, é que está muito mole...as patas dela já não têm tanta força... Por exemplo, ela antes adorava que a pusesse ao sol, esticava-se toda para fora da carapaça e andava de um lado para o outro... ontem pu-la ao sol um bocado e ela nem sequer se mexeu. Como acham que devo ter a água do aquário? Rasa ou não? E se calhar, mais quente? Já não sei o que fazer...

Jinhos, Vera
KROZ
Membro Veterano

domingo set 01, 2002 8:53 pm

Bom, dependendo do tipo de tartaruga a água deveria estar a 24ºC ou 25ºC. Para uma tartaruga debilitada esta deveria encontrar-se a 27ºC/28ºC de forma a comer mais e se sentir melhor.

Agora referiu que abria a boca quando tirava a cabeça de água. Isso pode ser um sinal de pneumonia pois as tartarugas têm narinas para respirar, não necessitando de abrir a boca. Lêu o tópico que indiquei? Lá estão os sintomas de uma pneumonia e os tratamentos que eu e a Ana aconselhamos.
Se ainda não leu o outro tópico, leia e depois diga qualquer coisa.

Se possível visite um veterinário que esteja familiarizado com répteis.
wenddy

segunda set 02, 2002 12:03 am

A minha tartaruga é daquelas que se vendem habitualmente nas lojas de animais. Que têm as faces vermelhas...
Hoje já lhe subi um pouco a temperatura da àgua e limpei-lhe as narinas com soro fisiológico, como aconselhou no outro tópico. Mas ela continua sem querer comer... existe algum alimento que elas comam melhor, além dos habituais camarões secos?
Reparei agora, que ela já não abre totalmente os olhos... ou os tem fechados ou semi-abertos...
Já agora sabe-me aconselhar um veternário que perceba de répteis em Lisboa? Eu moro na zona de sacavém (n sei se conhece!).

P.S.- Obrigado pela sua atenção!

Vera Coelho
KROZ Escreveu: Bom, dependendo do tipo de tartaruga a água deveria estar a 24ºC ou 25ºC. Para uma tartaruga debilitada esta deveria encontrar-se a 27ºC/28ºC de forma a comer mais e se sentir melhor.

Agora referiu que abria a boca quando tirava a cabeça de água. Isso pode ser um sinal de pneumonia pois as tartarugas têm narinas para respirar, não necessitando de abrir a boca. Lêu o tópico que indiquei? Lá estão os sintomas de uma pneumonia e os tratamentos que eu e a Ana aconselhamos.
Se ainda não leu o outro tópico, leia e depois diga qualquer coisa.

Se possível visite um veterinário que esteja familiarizado com répteis.
KROZ
Membro Veterano

segunda set 02, 2002 11:19 am

Oi!

Se ela não abre bem os olhos é porque o problema ainda não passou, por isso continue com o tratamento dos olhos.
Mas acha que ela está com pneumonia?

Em relação a veterinários de répteis, existe um gabinete especializado no Hosp. Veterenário da Estefânia. Sabe onde é o Saldanha? É perto.
Lady_girl
Membro Veterano

segunda set 02, 2002 1:18 pm

é isso tudo... :D :D :D :D :D :D :D :D :D ouve o kroz... ele sabe o que diz... :p :p :D
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

segunda set 02, 2002 8:55 pm

o problema pode ser mesmo da temperatura, a minha tartaruga também só começou a comer melhor quando lhe pus um termostato no aquario...experimenta umas vitaminas que há para pôr na aguas, vendem-se nas lojas de animais e sempre a ajudam a restabelecer.
As melhoras
KROZ
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 1:18 am

Sim, mas nesta caso a tartaruga já estava em água quente. Em relação às vitaminas para colocar em água, na minha opinião, não servem de muito pois difundem-se muito na água. Mas a ideia é boa. Há vitaminas em pó para répteis para colocar na comida. Pode-se misturar um pouco com carne picada. Normalmente é o que elas adoram. E no veterinário ele poderá dar uma injecção de vitaminas.
Depois se não houver melhoras pode passar para alimentação forçada. Creio que já o expliquei no tal tópico que tinha referido. Mas se não encontrar eu procuro onde foi e depois digo-lhe.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”