Problemas com a humidade do terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
loading
Membro
Registado: segunda abr 19, 2004 11:47 pm

sábado mai 29, 2004 11:18 pm

Boas!!!

Estou a construir um terrário para a minha primeira cobra! :D só que tenho um problema, é que dentro do terrário constui um pequeno lago para o animal se banhar, o problemas é que eu ligo a manta de aquecimento e apesar da tempratura não ultrapassar os 25ºc o nivel de humidade é muito alto - acima dos 85%. Alguém tem alguma ideia para o meu problema?

Abraços!
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

domingo mai 30, 2004 5:28 pm

De que tamanho é esse lago? sei se é o caso, mas a manta térmica e o recipiente da água devem estar em pontos opostos do terrário. Deves ainda certificar-te de que a ventilação do terrário é suficiente.
loading
Membro

segunda mai 31, 2004 4:54 pm

Boas!!
Bem, o lago tem mais ou menos 25 cm de diametro!, o terrário tem 1,2 metros de comprimento e tem uma manta termica que fica num lado e o lago no outro e quanto á ventilação tem dois respiradores de cada lado do terrário.
O que eu pensei éra comprar um daqueles filtros de aquário extermos para is buscar água dentro do terrário e voltar a mete-la, fazendo assim circular a água evitando que a água aqueça e não evapore tanto!!! não sei é se esta ideia vai funcionar ou não!

Um abraço
lacerta
Membro Veterano

segunda mai 31, 2004 5:22 pm

Talvez os respiradores não tenham o tamanho adequado.
O tecto também é ventilado?
loading
Membro

terça jun 01, 2004 4:41 pm

Boas!

És capaz de ter razão!, comparados com o terrário os respiradores são um pouco pequenos - dois de cada lado e com um diametro de 5 cm e de resto não tem mais qualquer tipo de ventilação. Acima de tudo não sei se o oxigenio que circula dentro do terrário é suficiente para o animal?. E quanto á minha ideia do filtro achas que pode funcionar? :o .

Bem, vou te deixar aqui outra pergunta - será que posso mexer na cobra e passado 2 horas dár-lhe de comer?

Um abraço
lacerta
Membro Veterano

terça jun 01, 2004 8:56 pm

Olá,
Em relação à primeira questão, acho que devias aumentar o número (ou o tamanho) das entradas de ar, de preferência criar uma área de ventilação na parte superior do terrário.
Eu estou a pensar em instalar um ventilador na parte superior do meu terrário ligado a um termóstato, para ligar quando a temperatura atinja valores demasiado altos.
Quanto à segunda questão não há qualquer problema, eu próprio faço-o muitas vezes, o contrário (manipular a cobra depois desta comer) é que não é nada aconselhado, pois pode levar a cobra a regurgitar a comida.
loading
Membro

quinta jun 03, 2004 4:45 pm

Boas!!!

Essa ideia do ventilador foi mesmo boa!!, no mesmo dia em que li a tua resposta comprei uma daquelas ventoinhas que se usa nos computadores e instalei-a numa das entradas de ar do terrário, pos um temporizador e ela trabalha 15 min de hora em hora - resultou 100%, mas também vou aproveitar a tua ideia do termostato porque estão a chegar dias de muito calor.

Um abraço
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”