PEDIDO DE AJUDA URGENTE!!!!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
PBS
Registado: quarta jul 21, 2004 10:26 am

quarta jul 21, 2004 10:33 am

Encontrei uma tartaruga macho grande (+- 20 cm compr.) muito maltratada. Não come há dois dias, só procura sítios escuros e está muito assustada. P.f., digam-me:

- como posso fazê-la comer ou quanto tempo é normal ela ficar sem comer

- quanto tempo pode estar fora de água (de quanto em quanto tempo convém molhar-lhe a carapaça)

- quais os meses do ano em que ela começa e termina a hibernação +-

P.S. - Não sei que raça é. è toda verde escura c/alguns raios amarelos no pescoço.

Obrigada a todos pela V/colaboração.

PBS :cry:
vap
Membro
Registado: sábado mai 15, 2004 7:27 pm
Localização: 3 cães, aves diversas, 5 tartarugas, peixes, 1 porquinho da índia

quarta jul 21, 2004 12:03 pm

Olá PBS!

Pelo que sei, as tartarugas aquáticas têem que dormir dentro de água. As minhas estão fora de água no máximo umas 5 horas de cada vez e durante esse tempo elas procuram sol ou sombra.
Em relação à hibernação, elas normalmente começam a despertar por volta dos mêses de Abril/Maio, se não estou em erro, é que as minhas não chegam a hibernar totalmente!
Se ela não come o melhor seria levá-la a um vet.
Desculpe eu perguntar isto, mas encontrou onde? Na rua? E está mal tratada como? Está ferida? Está magra?

cumprimentos
vanessa
vap
Membro
Registado: sábado mai 15, 2004 7:27 pm
Localização: 3 cães, aves diversas, 5 tartarugas, peixes, 1 porquinho da índia

quarta jul 21, 2004 1:02 pm

Lembrei-me agora... as tartarugas aquáticas só comem dentro de água!
Por isso se quiser tentar que ela coma alguma coisa, tem de a pôr dentro de água.
Outra coisa de que me lembrei foi que uma das minhas tartarugas fugiu de dentro do lago, e andou desaparecida no meu quintal uma semana. Foi uma semana em que não comeu, nem teve qualquer contacto com a água. Quando a encontrei, estava cheia de fome e com a crapaça muito desidratada, o vet aconselhou-me a colocar uma camada muito fina de vaselina sobre a crapaça.

cumprimentos
vanessa
antoniocatela
Membro Júnior
Registado: quarta jun 16, 2004 10:50 am

quarta jul 21, 2004 4:29 pm

Olá PBS
Ajudava se desses mais pormenores sobre a tartaruga
Mas par já ,hidratá-la ,já é um bom principio.
Fico a aguardar notícias.
Um abraço :| :| ;)
tenaim
Membro Júnior
Registado: segunda jun 14, 2004 10:05 am
Contacto:

quinta jul 22, 2004 1:58 am

Boa noite.

Bem, antes de tomar qualquer procedimento incorrecto, por melhores que possam ser as intenções, sugiro que a leve urgentemente a um veterinário.

Por exemplo, ela não come. Mas será simplesmente por estar com medo, ou, como já vi em situações anteriores, ter algum problema no pescoço, como uma pedra ou uma espinha presa na garganta... Quando uma tartaruga não come, pode-se sempre entubar, mas convém sempre ser por alguém qualificado.

Quanto à carapaça, verifique se tem alguma racha ou fenda, e humedeça-a frequentemente com Betadine, tais como quaisquer feridas que possa ter na pele. Cuidado com os olhos (dela D). O Betadine não é muito tóxico, pelo que não haverá problema se entrar em contacto com a água onde se encontra o bicho... Mas evite a situação.

Quanto ao tempo que ela pode estar fora de água... sugiro que deixe a própria tartaruga a tomar essa decisão.

Se possível, colocar uma foto dela aqui poderia ajudar...

Cumprimentos
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

sexta jul 23, 2004 10:59 am

PBS,

Convém saber se a tartaruga é aquática, semiaquática ou terrestre.
Isso pode justificar o seu comportamento.

No entanto, aconselho que a leves a um veterinario.

Olha, experimenta ver este site e tenta encontrar alguma que corresponda à que encontraste (tens é de ter paciência para ver tudo!):

www.chelonia.org/byspecies.htm

Boa sorte e as melhoras à tartaruga ;)
Cumprimentos, Carlos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”