camaleao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Gancho
Registado: sábado set 18, 2004 10:46 am

terça set 21, 2004 11:32 am

tenho 1 camaleao e gostava d saber +/- quantas moscas ou grilos é q ele come? eu dou-lhe 2 grilos na hora do almoço e um pouco d agua e a hora do jantar dou-lhe outra vez a mm coisa.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

terça set 21, 2004 12:51 pm

Que tipo de camaleão é e que idade tem?
Não se pode chegar aqui e pedir conselhos sobre um animal sem dizer a idade ou o tamanho, ou o tipo ou nome em latim.
Não percebo como dizes que lhe dás agua á hora do almoço....deverias ter sempre um recipiente com agua no terrario para haver humidade...os camaleões precisam de humidade elevada, porque não bebem agua, absovem pela pele e pelos insectos que comem.
Já agora quais são as medidadas do teu terrario e que sistema de aqucimento tens? E que tipo de luz tens e durante quantas horas tens a luz acesa?

Eu vivo numa zona de reserva natural onde há bastantes camaleões, este ano vi muitos mais( Muitos mais é relativo, pois estamos a falar de um animal em vias de extinção) que no ano passado, o que quer dizer que talvês a população esteja a aumentar, mas também vi maior numero de camaleões mortos na estrada que no ano passado. O que eu te quero dizer com isto, é : se o teu camleão for da nossa fauna e se gosta s de repteis, tenta solta-lo na zona onde o apanhas-te, pois estão realmente em vias de extição e é proibido manter em cativeiro qualquer animal da fauna portuguesa.

Se já tens um terrario com as condições ( tamanho, luz humidade e aquecimento ) e se o camaleão é duma especie autorizada tenta fazer uma pesquisa sobre o teu animal pois enquanto não souberes tudo ou quase tudo sobre ele é possivel que ele sofra, e tu tambem, pois qualquer de nós sofre se os nossos companheiros não estão bem de saude.
Mais uma chamadinha de atenção, por favor não adequiras nenhum reptil ou animal exotico sem pelo menos saber as condições que o tens de manter, os repteis e os exoticos vivem em ambientes e climas distintos dos do nosso país, logo não são saudaveis se forem mantidos ás nossas temperaturas e graus de humidade, alem do mais é mais dificil notar que um reptil está doente do que qualquer outro animal,e quando se repara que está doente pode ser tarde, o melhor para evitar doenças nos repteis é dar-lhes o ambiente que eles necessitam, e alimentação adequada, eles precisam de uma luz UV para repteis para poderem acimilar o calcio, sem isso crescem com deformações e problemas de ossos e outros.

Pensa realmente o que quers fazer, não te queiras sentir culpado de um dia mais tarde os teus filhos não poderem ver camaleões no estado selvagem como eu vejo e me encanto. E me sinto bem cada vez que tenho de parar o carro na estrada para tirar algum esteja a atravessar a estrada com o rabo bem levantado e cores bem vivas.
Gancho
Registado: sábado set 18, 2004 10:46 am

terça set 21, 2004 2:24 pm

eu sou o gancho. eu sei q fiz «porcaria». sou d tomar e qd tive d ferias (algarve) encontrei um camaleao na estrada, ele ia direito a um cão. eu quis protege-lo ou seja mante.lo em cativeiro, mas qd cheguei a tomar consultei varios sites sobre camaleao. so soube q era proibido mante-lo em cativeiro qd cheguei, de seguida comprei o terrario um luz pa noite e outra pa po dia. o terrario é do tamnho +/- 50cmx50cm e um ternometro sempre entre os 25-30 graus. eu acho q ele ainda é novo pq pa ele comer temos q lhe abrir a boca pa dar comida e agua é com 1 agulhua q um loja d animais me teram proprios pa camaleao. eu acho q ele ainda é novo. se alguem me desse um sitie um 1 msg po email a dizer como tratar um camaleao «tim-tim por tim-tim» agradeco porque eu n sei o k fazer com ele e eu gosto mto deste tipo de repteis. obrigado
Marcus1980
Membro
Registado: sexta ago 08, 2003 4:41 pm
Localização: Husky,Iguana,Geckos,rãs,salamandras,anoles,varanos,camaleões,dragões,e muito insecto para eles!

terça set 21, 2004 6:45 pm

[quote]Não percebo como dizes que lhe dás agua á hora do almoço....deverias ter sempre um recipiente com agua no terrario para haver humidade...os camaleões precisam de humidade elevada, porque não bebem agua, absovem pela pele e pelos insectos que comem.[/quote]

Há muito que não tenho qualquer actividade neste fórum por falta de tempo (entre outros motivos). De qualquer forma não posso deixar passar este erro. Os camaleões bebem água por via oral, apenas não a bebem se não estiver em movimento, como tal não adianta colocar recipientes com água afim de os fazer beber. É preciso um sistema que mantenha água a pingar, por exemplo sobre uma folha, e/ou borrifar o terrário c/ regularidade, todos os dias (que é também necessário p/ manter a humidade).

Quanto ao [i]Chamaeleo Chamaeleon [/i] que veio do Algarve, não irá sobreviver mais do que um ou dois meses em Tomar (nem mesmo se estivesse aos cuidados de uma pessoa com experiência). Ainda que sobrevivesse fácilmente durante um Verão, não pode sobreviver ao Inverno. E como é óbvio, um Camaleão tem direito a VIVER e não apenas a sobreviver.

Existe apenas uma possibilidade, que é uma obrigação e não tão dificil assim, é fazer uma viagem ao Algarve o mais rápido possivel e devolver o animal ao seu ambiente, de preferência longe de olhares indiscretos que provávelmente tentaram impedir que o animal chegue muito longe
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 8:02 am

S e conheces alguem cá em baixo, podes mandar por correio expresso numa caixa com respiração e assim que chegar essa pessoa solta-o.

Se puderes faz isso, ou vamos acabar por perder mais um jovem camaleão e de momento naõ nos podemos dar ao luxo de perder exemplares de camaleão.
Eu compreendo a tua atitude quando o viste e tiveste vontade de o adoptar, eu proprio á já alguns anos atrás fiz o mesmo, só que como vivo no Algarve na Ria Formosa e nunca os deixava passar mais do que um dia dentro de casa, no dia a seguir soltava-os numa arvore no meu quintal e esperava que aquele ficasse a viver nessa arvore, é claro que nunca aconteceu apesar de algumas vezes alguns passavam naturalmente por aquela arvore e eu ficava convencidissimo que era um dos que eu lá tinha posto, mas não, eles andam todos os dias uma boa distancia para acompanhar o sol e receberem o maior numero de luz e calor por dia e eu acho embora não tenha acerteza que eles ibernam, eu pelo menos nunca vi nehum entre novenbro e abril/março.

Um conselho de Amigão se gostas de repeteis, és meu amigo , se és meu amigo resolve-te depressa a devolver a vida ao nosso jovem camaleão que duvido que se consiga adaptar ávida num terrario
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”