iguana a ficar escura!AJUDAAAA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
lordinfernus
Membro
Registado: domingo out 10, 2004 1:08 pm

domingo out 10, 2004 1:20 pm

tnho uma iguana com varos meses ja!tem +- 50 cm e tenho tudo o que ela nessecita!aqueciemento!um terraquio bom! boa alimentacao!e uma lampeda florescente UV/B E UV/A ,mas ela ao poucos e poucos esta a escurecer nas pernas e no tronco! pk sera? e natural? ajudem-me
Dragoon
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2004 1:10 pm

domingo out 10, 2004 2:48 pm

qual é o auqecimento notas alem disso mais alguma diferença nela?
lordinfernus
Membro

domingo out 10, 2004 3:41 pm

neste momento é com uma resistencia e com um aquecedor a oleo por baixo pk como a temperatura estes dias desceu a recistencia nao toma conta do trabalho sozinha!as temperaturas estao como devem estar entre 23 +- á noite e 30 33 +- de dia ,sempre(12 horas por dia) com a lampeda frolescente uvB e uvA.Qual sera a causa disso? sera que é normal?pode ser a pele a mudar ou nao?
captive_reptil_care
Membro Júnior
Registado: sábado set 11, 2004 8:55 pm
Contacto:

domingo out 10, 2004 4:16 pm

Ok vamos lá ver isso, 50cm deve ter 3 / 4 meses de vida neste momento, deve ter ido para tua casa com um mês por isso deves te-la á cerca de 2 ou 3 meses…é isso que deves dizer quando queres ajuda, é muito importante sabermos a idade certa do animal e á quanto tempo está contigo.
Tambem gostava de saber o que é para ti um terrario bom (Vidro? Rede?madeira?)(está no exterior?Tamanho?), qual a distancia das lampadas uv do ramo de descanso do animal.
As iguanas com a idade perdem a cor verde alface e começam a escurecer, no meu caso quando comecei a expor a minha iguana a sol directo num terrario exterior ela começou a ficar no tronco e patas trazeiras verde escuro seco, o sol directo(sempre com uma sombra de opção para que o animal se possa retirar) é mais saudavel que as lampadas, e claro é mais completo, e 2 ou 3 horas de sol directo diario é muito importante na boa disposição e saude da iguana.

Já agora só por curiosidade as lampadas do teu terrario estão protegidas por algum material?vidro?rede?

Suponho qua não tenham vidro a separa-las do animal pois o vidro não deixa passar os uv/uva, mas se ela está a escurecer, está a ficar bronzeada, espero que tenhas bastante humidade 80% 90% para ela poder mudar a pele sem deixar restos colados a ela, mas se isso acontecer entra em contacto comigo que eu tenho um truque para soltar os pedecinhos de pele velha. Geralmente esse é um problema mais das cobras nos olhos e cloaca.

Queres te divertir e interagir na boa com ela então faz isto diariamente de preferencia depois do terrario ligar para a temperatura nocturna (nas bébés a temperatura pode ser constante nocturna e diurna entre os 30º e os 35º, mas para os adultos convem haver diferença a temperatura nocturna deve descer aos 23º 25º)
Arranja um quadrado fininho (do tamanho do tronco da iguana) de esferovite e põe a banheira com agua morna e deixa-a flutuar em cima do esferivite e com uma esponja ensopada deixa correr a agua lentamente sobre o dorso, geralmente as bébés adoram e relaxam muito assim, dá-lhe sempre a hipotese de ela poder subir para a tua mão quando está farta do esferovite, não a agarres deixa a subir para a mão e não deixes a agua correr pela cabeça por cima do nariz, que elas não têm diafragma, por isso não podem tossir.
Uma iguana não é facil mas bem tratada é bestial….
Boa sorte.
lordinfernus
Membro

domingo out 10, 2004 4:28 pm

tenho tudo dentro dos conformes!a unica coisa que nao tenho a certza é a lampeda flurescente (uvb e uva), ela esta a +- um palmo de distancia!12 horas por dias!sera isso o probelma?mas eu li que nao podia era estar mais de 30 cm do local de descanso!
A lus bate sempre nela..nao á fuga possivel...mas eu tb li que a iguana pode receber sempre esssa lux 12 horas por dia !
captive_reptil_care
Membro Júnior
Registado: sábado set 11, 2004 8:55 pm
Contacto:

domingo out 10, 2004 6:10 pm

Não disseste o tamanho nem o material de que é feito o terrario, que tipos de respiradores tem?(frontais e laterais ou só no topo?)
Acho estranho precisares de um aquecedor a oleo para manter a temperatura, e dizeres que a resistencia que suponho deve estar ligada a um termostato naõ consegue manter a temperatura constante (que tipo de resistencia?)
Eu uso cabos de aquecimento e termostato digital que tem uma sonda que faz a leitura do interior do terrario.

Ele nunca mudou a pele total ou parcialmente desde que está contigo?
Nessa altura são importantes os banhos de agua morna quase fria, por isso é bom que sejam habituadas ao banho para não stressarem com o banho durante a muda da pele.

Tem algum sitio onde ele se possa refugiar da luz ou do calor dentro do terrario ?

Desculpa tanta pergunta mas sem saber naõ se pode ajudar…
Lord_Cipriano
Membro Júnior
Registado: segunda nov 08, 2004 1:25 pm

segunda nov 08, 2004 2:06 pm

Caro amigo as Iguanas quando expostas a luz UV devem ser habituadas Progressivamente. O tempo de exposiçãocomeça por um minuto e vai aumentando um pouco todos os dias até totalizar uma hora ao fim de dois meses. o que pode ter acontecido e que o teu terrário entrou em Sobre-Aquecimento e a pele da tua Iguana nao estava prefeitamente habituada á radiação UV... desejo as melhoras para o teu Bichinho...
Atentamente Lord_Cipriano
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”