tartaruga que n come

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

spottx
Membro Júnior
Registado: sexta nov 12, 2004 11:58 pm

sábado nov 13, 2004 12:18 am

oiii...
tenho uma tartaruguinha trachemys scripta scripta (penso eu) , desde outubro, mas ela ainda nao comeu nada... fui a loja onde a comprei e disseram m que ela estaria a entrar em hibernação e disseram m para lhe dar umas vitaminas :|... eu pensei que komo ela tem um termostato nu aquario, isso n iria acontecer... as vitaminas são suficientes...ela ainda esta activa... espero que m possam ajudar
:oops:
brigada...bxitx
Kanashimi
Membro
Registado: domingo set 26, 2004 7:32 pm

domingo nov 14, 2004 10:00 pm

Lamento mas não tenho experiência com essas tartaruginhas... a minha hiberna mais tarde. Ela tinha aquecimento na loja? Há quantas semanas é que ela não come? Não nota mais nada fora do vulgar?
"The more you know who you are and what you want, the less you let things upset you."
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo nov 14, 2004 10:08 pm

se for msm a scripta scripa, ela tem o mesmo periodo de hibernação que a scripta elegans, e que a map turtle. É normal que seja hibernação. Eu tenho duas que estão a hibernar, e uma que ainda come...come MUITO pouco mas inda dá umas dentadas. As tartarugas começam a hibernar dependendo das casa tb...se tiveres aquecedor na água elas não hibernam, mas por exemplo, a minha casa é muito fria, por isso elas hibernam mais cedo que numa casa que seja quente, como é o caso da maioria dos apartamentos.

Eu agora aproveito a deixa e dou uma sugestão, tu disseste que a tartaruga já veio nesse estado, ou seja, antes de comprar um animal devemos-nos sempre informar do estado dele...e uma coisa que não é aconselhável fazer é comprar tartaruguinhas nesta altura. as tartarugas devem ser compradas no verão, porque nesta altura, em que a maioria está a hibernar, não se consegue diferenciar as que possivelmente estão doentes...e corres o risco de comprar uma tartaruga doente. Na época do verão isso não acontece porque se note muito bem as tartarugas que estão activas, e as que estão doentes, enquanto que nesta altura, pode-se dizer que todas têm atitudes de doença...ou seja estão apáticas devido ao estado de hibernação!

Alguma dúvida...já sabes! ;)
spottx
Membro Júnior

terça nov 16, 2004 2:27 pm

ela n come prai 4semanas,+/-...
quando fui compra-la a dona da loja disse k n havia problema d compra la nesta altura, ja k elas la tinham akecimento (e eu tambem tenho)... devia ter m informado muito melhor sobr isso... a shaggy (a mnh tartaruguinha) d resto ´tá normal, tirando o bordo traseiro que ainda é um pouco mole, porque ela ainda é pikanininha (li num livro que isso é normal nelas, é??). Tenho continuado a por lhe vitaminas e d vou lhe pondo tetramin baby, a base d proteinas e calcio.. esse vai dando umas mordidelas... mas tirando isso n come nadinha...
brigadituh pla ajuda...
espero que seja so msm hibernação :(
Anita_29
Membro
Registado: sexta nov 19, 2004 2:27 pm

sexta nov 19, 2004 3:31 pm

Neste momento não é de todo apropriado que a tua tartaruga hiberne, já que não come há tanto tempo. Dizes que lhe tens dado vitaminas, isso é importante para a estimulação do apetite, mas às vezes passa-se o seguinte

As tartarugas preferem muitas vezes apenas o alimento a que anteriormente estavam habituadas e quando existe uma mudança elas rejeitam esse mesmo alimento, não são muito amigas de mudanças. Poderá eventualmente ser essa a causa ja que dizes que não tem mais nenhum sintoma.

Como ela ainda é pequenina, tens de lhe dar muitos vegetais, por isso aconselhava-te a dar-lhe banana e alface, que elas ADORAM!!! Depois gradualmente tenta ir acrescentando outros alimentos. Sabes do que é que as minhas tartarugas adoram?? Ração seca para gato, é rico em vitaminhas, proteínas, sais minerais cálcio, etc.

Bjs e boa sorte!!
spottx
Membro Júnior

domingo nov 21, 2004 6:24 pm

:D a minha tartaruguinha ja come :)
desde sexta passada k anda super activa, ja kome o k la ponho, devora a alface...
bigada plas dikas
Anita_29
Membro

segunda nov 22, 2004 1:23 pm

Olá:

Ainda bem que te pude ajudar :lol: , mas agora não te esqueças de lhe dar outros alimentos, as tartarugas se deixares ficam-se só pela alface e pela banana, mas cabe-te a ti agora fornecer-lhe uma alimentação equilibrada e rica em todos os nutrientes.

Fico feliz por mais uma tartaruguinha estar a se bem tratada com um dono preocupado :D

Bjs
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 26, 2004 1:59 pm

Anita_29 Escreveu: Olá

Ainda bem que te pude ajudar lol
Deixa-me só corrigir-te: "Ainda bem que te pudémos ajudar", porque não foste a única participante deste post, e porque nós aqui somos um grupo unido, pelo menos neste fórum das tartarugas, e por tal, todos ajudámos! 8)
Anita_29
Membro

sexta nov 26, 2004 3:28 pm

:oops:

Claro, ainda bem que PUDEMOS AJUDAR, não quero "desunir" um grupo unido ;)

Fiquem bem
spottx
Membro Júnior

terça nov 30, 2004 8:35 pm

oi..outra vez....
bem..agora a minha tartaruguinha ja come d tudo..maçã, alface, camaroes e peixe cru...anda toda felix da vida...
Só que ela deita umas bolhinhas pla boca e plo nariz...plo nariz sao daquelas normais, d knd ela respira, mas pla boca so as deita ha cerca d 1 semana... um amigo meu k esta a tirar o curso d veterinario disse m k podia ser uma pneumonia..mas ela n tem mais nenhum sintoma disso...so msm essas bolhinhas... Nada normalmente..come tudo, passa o tempo todo dentro d água,so d x em knd é k vem passear na plataforma e n emite nenhum ruido...
estas bolhinhas tambem são normais ou pode ser alguma doença respiratória?È que plo que já aki li nu forum, s for esse o caso tem d ser tratado rapidamente...
bjitx gandx...
Anita_29
Membro

terça nov 30, 2004 9:08 pm

Olá spttx:

De facto numa tartaruga a presença de mucosidades na zona da boca e/ou nariz e respiração ruidosa é sinal de que a tartaruga está doente.

Provavelmente é de facto uma pneumonia, ela tem apanhado correntes de ar, ou está num ambiente demasiado frio?

Tens de a levar imediatamente ao veterinário e tentar eliminar a causa da doença, tens de ter cuidado quando a alimentas, provavelmente é nessa altura que ela apanha frio, o aquaterrário é tapado?

Não sei, tens mesmo de ser tu a descobrir qual o factor
kapito
Membro Júnior
Registado: quarta dez 01, 2004 12:33 am

quarta dez 01, 2004 12:57 am

oi. comprei uma graptemys, axo k é uma falsa mapa, mas n sei bem a maneira correcta de tratar dela, alimentação, temperatura da água, etc. alguem m podia dar umas dicas, pliz? [/b]
spottx
Membro Júnior

quarta dez 01, 2004 12:15 pm

o aquário está metade tapado e ela esta nu sitio mais kentinho da casa, k é o meu kuarto... já falei km um veterinário, mas plos vistux ele n perxebe mt du axunto.. perguntou m xo x tinha termostato e disse m k nas lojas d animais ha um "medikamento" para uma expexie d constipação das tartarugas... ou ele n percebia msm nda dakilo ou ntao eu é k num perxebi nada :?
quais são os outros sintomas k a tartaruga poderá ter, caso seja pneumonia?? k mais é k poxo faxer?
***fikem bem...
spottx
Membro Júnior

quarta dez 01, 2004 12:57 pm

já agora... eu sou d coimbra.. será que alguem m poderia dar algumas indicações sobre algum veterinário aki k fosse bom na área das tartarugas...
e em kto varia +/- uma consulta ao veterinário? é que as minhas experiências km veterinários n são boas...
brigadah***
spottx
Membro Júnior

quarta dez 15, 2004 8:30 pm

oi..ja passaram 2 semanas e a mnh tartaruga kontinua a fazer akelas bolhinhas...mas é so knd tenta abokanhar a komida...sera k alguem m poderia dar uma ajudita?
bxux.... :? Spottx
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”