TARTARUGA DOENTE

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Juliana1
Registado: sexta nov 05, 2004 11:06 am

sexta nov 05, 2004 11:29 am

:( Comprei uma tartaruga bébé há dois meses +/-, o problema é que ela hibernou e está com a carapaça mole.
Estou a aplicar-lhe umas vitaminas na carapaça, mas a extensão de carapaça "mole" tem vindo a aumentar.
Antes de hibernar comia camarão seco.
Vive num aquário,mas sem termóstato,iluminação,etc.
Temo que não esteja muito bem, o que me aconselha?
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 05, 2004 11:56 am

Tens a certesa que ela não é uma tartaruga de carapaça-mole? ;)
é que existem espécies de carapaça mole.
Juliana1

sexta nov 05, 2004 12:08 pm

Odemirense, obrigado pela tua resposta, mas a minha tartaruga não é de carapaça mole, mas muito sinceramente também não te sei dizer de que espécie é
Não me disseram quando a comprei e não me ocorreu perguntar :oops:
Juliana
Kanashimi
Membro
Registado: domingo set 26, 2004 7:32 pm

sexta nov 05, 2004 1:59 pm

Olá,

Se não é de carapaça mole, isso pode ser muito grave. Pode ter sido provocado por má alimentação ou uma infecção de fungos. Não sei em que condições era mantida na loja onde a comprou mas nem sempre são as melhores. Como a extensão parece aumentar eu aconselho uma visita ao vet - de qualquer modo, camarões é uma alimentação incompleta e se preferir comida pré-preparada, tem uns sticks á venda nas lojas de animais mais completos. Deixe a tartaruga apanhar sol (pelo menos 20 minutos por dia mas mais não fazia mal) e verifique se ela consegue subir para a ilha. ( ela precisa de um local onde fique completamente seca). De qualquer modo, um veterinário saberá ajudá-la melhor.

Convém saber a espécie:

[quote]Quanto á temperatura da água, tal como eu disse antes depende da espécie da tartaruga. Existem duas espécies que são comuns nas lojas de animais:
- A tartaruga corcunda do Mississipi - como a minha - pele verde escura com riscas brancas e carapaça castanha. Temperatura : 22 a 28º C, cresce até (aprox.) 25 cm.
- tartaruga de faces rosadas( descrição na página dos répteis) - enquanto juvenis são de cor verde com riscas amarelas. Crescem até aprox. o mesmo tamanho, necessitam de temperatura 26 a 28 º C e temperatura do ar não inferior a 26ºC. Tornam-se herbivoras com a idade( não tenho experiência pessoal com esta espécie mas deve haver pessoas aqui que possam ajudar melhor se for esse o caso)

Ambas as tartarugas hibernam ( a segunda por menos tempo) e ambas necessitam de uma ilha para onde possam ir para apanhar sol, onde a carapaça possa ficar completamente seca. [/quote]

Num á-parte:
Odemirense, conseguiu encontrar informações sobre a tartaruga do seu priminho?
Odemirense
Membro Veterano
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 05, 2004 2:02 pm

Sim consegui, e ela tá bem. Tá crescendo bem e saudável :)
Kanashimi
Membro

sexta nov 05, 2004 2:07 pm

Óptimo, isso é que é preciso!

Filipa
"The more you know who you are and what you want, the less you let things upset you."
Juliana1

quarta nov 10, 2004 10:15 am

Kanashimi, obg. pela tua resposta, vou começar a colocar a minha tartaruga ao sol.
Quanto ao facto de ela necessitar de um lugar seco, a verdade é que a coloco na ilha e ela acaba por voltar para a água.
Não come absolutamente nada, pois ja hibernou.
E temo que com a carapaça mole e sem comer, ela não resista.
Se calhar não a devia ter deixado hibernar, pois ainda é bébé.
Quanto à raça, segundo o que dizes, é uma tartaruga de faces rosadas.
Aguardo por uma resposta tua.
Obg. :(
Odemirense
Membro Veterano

quarta nov 10, 2004 10:43 am

Lamento dizer, mas parece-me que já não hà solução... :(
Sò espero quando ela sair do estado de hibernação sobreviva, o que acho pouco provável... :(
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 10, 2004 8:24 pm

põe um daqueles bloquinhos de cálcio na água, e leva-a a um veterinário! O Bloco de cálcio ajuda a endurecer a carapaça...tenta!
Anita_29
Membro
Registado: sexta nov 19, 2004 2:27 pm

sexta nov 19, 2004 2:43 pm

Olá Juliana:

Tenho uma sugestão para ti. Ad tartarugas hibernam porque surge uma descida de temperatura, na natureza, no inverno não há alimento suficiente para que elas se mantenham vivas, então, para sobreviverem hibernam. Neste período o metabolismo é muito mais lento e por isso elas sobrevivem ao inverno.

Começam (na natureza) a sair da hibernação pela primavera, ou seja, quando há um aumento de temperatura.

E isto é o que tu vais fazer, simular antecipadamente o surgimento da primavera. Como?

Pois bem, antes de mais tens de comprar um termostato para aquecer a água e uma iluminação artificial que não só forneça calor como lux.

Gradualmente vais aumentando a quantidade de luz ao dia, inicialmente 8 a 10 horas até 12 a 14 horas diárias.

Em relação à luz, podes começar por manter uma temperatura de 20ºc, para a tua tartaruguinha ir acordando e também gradualmente aumentar essa temperatura até aos 26ºC/28ºC, que é a temperatura onde naturamlmente vivem.

Se não fizeres isto o mais provável é a tua bichinha não sobreviver ao Inverno, por isso tem mesmo de ser, para a poderes alimentar convenientemente.

O amolecimento da carapaça, é basicamente provocada por uma descalcificação, tens alimentado mal a tartaruga. Sabes o que eu costumo fazer? Dou às minha às tartarugas daquele granulado seco (ração) que se dá aos gatos, já que é um alimento rico em calcio, vitaminhas, sais minerais, proteínas, etc. A essa alimentação acrescento ainda carne sem gordura, fruta, alface.... E para o ano até vou reproduzir!!!

Há um guia mto bom que podes comprar em qq grande superfície que é o :

Guia das Tartarugas Domésticas, coleção habitat, Editorial presença.

Se comprares este guia ficas a saber quase tudo o que presisas, ou então, se fizeres uma pesquisa na net, também te aparecem montes de coisas.

Bjs e boa sorte com a tua tartaruga
Juliana1

sexta nov 19, 2004 2:52 pm

Obrigado pela tua sugestão.
Estou a fazer tudo para que ela melhore.
Já me parece francamente + espevitada.
Mas se calhar o melhor é retira-la do estado de hibernação.
Ciao Anita.
Juliana
Kanashimi
Membro

sexta nov 19, 2004 9:06 pm

Juliana1 Escreveu:Aguardo por uma resposta tua.
Desculpe Juliana1, tenho estado muito ocupada e como vou ter um cão em Janeiro tenho estado a passar mais tempo no outro fórum... costumo vir aqui de passagem...
Noutro tópico falou-se de uma tartaruga em que a carapaça começou a ficar mole, tendo o bichinho morrido pouco depois quando começaram a cair escamas da carapaça... não deixe chegar a esse ponto. Os animais doentes não devem hibernar mas como eu nunca interrompi a hibernação, não a posso aconselhar nessa situação. Chegou a levá-la ao vet? Poderia confirmar a causa e aconselha-la melhor. Agora que temos tido uns dias de sol, pode colocá-la num recipiente seco (afastado da janela para evitar as correntes de ar) durante algum tempo e durante a alimentação (já com água no recipiente) mas eu levaria o animal ao veterinário o mais rapidamente possível... desta vez queria mesmo um final feliz... ;)

Quanto a ela nunca estar na ilha: se a colocar lá, a primeira reacção será quase sempre saltar para a água. Não a force mas certifique-se que ela consegue ir se quiser. Algumas tartarugas saltam para a água mal ouvem passos e esse também pode ser o caso.
"The more you know who you are and what you want, the less you let things upset you."
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”