sexta nov 19, 2004 2:43 pm
Olá Juliana:
Tenho uma sugestão para ti. Ad tartarugas hibernam porque surge uma descida de temperatura, na natureza, no inverno não há alimento suficiente para que elas se mantenham vivas, então, para sobreviverem hibernam. Neste período o metabolismo é muito mais lento e por isso elas sobrevivem ao inverno.
Começam (na natureza) a sair da hibernação pela primavera, ou seja, quando há um aumento de temperatura.
E isto é o que tu vais fazer, simular antecipadamente o surgimento da primavera. Como?
Pois bem, antes de mais tens de comprar um termostato para aquecer a água e uma iluminação artificial que não só forneça calor como lux.
Gradualmente vais aumentando a quantidade de luz ao dia, inicialmente 8 a 10 horas até 12 a 14 horas diárias.
Em relação à luz, podes começar por manter uma temperatura de 20ºc, para a tua tartaruguinha ir acordando e também gradualmente aumentar essa temperatura até aos 26ºC/28ºC, que é a temperatura onde naturamlmente vivem.
Se não fizeres isto o mais provável é a tua bichinha não sobreviver ao Inverno, por isso tem mesmo de ser, para a poderes alimentar convenientemente.
O amolecimento da carapaça, é basicamente provocada por uma descalcificação, tens alimentado mal a tartaruga. Sabes o que eu costumo fazer? Dou às minha às tartarugas daquele granulado seco (ração) que se dá aos gatos, já que é um alimento rico em calcio, vitaminhas, sais minerais, proteínas, etc. A essa alimentação acrescento ainda carne sem gordura, fruta, alface.... E para o ano até vou reproduzir!!!
Há um guia mto bom que podes comprar em qq grande superfície que é o :
Guia das Tartarugas Domésticas, coleção habitat, Editorial presença.
Se comprares este guia ficas a saber quase tudo o que presisas, ou então, se fizeres uma pesquisa na net, também te aparecem montes de coisas.
Bjs e boa sorte com a tua tartaruga