Ajuda! Deram-me um tartaruga e nao sei o ke faxer

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Lady_Beal
Registado: quinta dez 25, 2003 5:23 pm

segunda dez 27, 2004 10:22 pm

OI! Este natal deram-me uma tartaruga! Junto com ela deram-me uma daquelas tartarugueiras ou aquarios com uma palmeira no meio. As pessoas que ma ofereceram disseram para eu lhe dar dois camaroes por dia e para a deixar estar que nao e necessario mais nada! Ela tem cerca de 4 centimetros, e é muito activa, mas nao come nada desde que veio, nao sei bem de raça ela é, nem sei o ke e isso de falso mapa, sinceramente sei muito pouco. Preciso urgentemente de ajuda sobre como tratar dela e etc...
P.S: o nome dos camaroes que eu lhe dou e Tetrafauna Gammarus.
Tita_
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:56 pm
Localização: 1hamster 3gatos 1cao 1tartaruga 1papagaio 1chinchila

segunda dez 27, 2004 11:53 pm

ola!
a minha tartaruga tambem nao comia os camaroes, descobri depois que e' herbivora, ela come um granulado pa tartarugas a venda nas lojas d animais...nao sera esse o problema da tua? a minha e' verde e amarela e normalmente as carnivoras têm uma risca vermelha no pescoço...nao sei se a tua será alguma dessas...
beijinhos
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça dez 28, 2004 1:26 am

Alo.

Que típico, dar animaizinhos pelo Natal... :roll: A mim também me davam, tartarugas, hamsters, piris, mas finquei pé e disse que preferia que me dessem o dinheiro qe eu ia escolher o meu bichinho, porque muitas vezes os animais vinham doentes :( Digam que Não, para bem dos animais! Mas digam antes da compra feita ;) :p

Bem, o mal já está feito, portanto mãos á obra para tratar bem dessa menina, ou menino :p

1º Os gamarus são palha! Compra Tetra Repto Min em sticks para tartarugas. Há uns em tamanho mais pequeno para turtles bébés, ou então partes os grandes ao meio. Elas crescem que é uma maravilha. Podes também dar gamarus misturados, mas servem apenas para encher a barriga.

2º compra um aquaterrário maior, muito maior! Elas crescem conforme o espaço que têm, principalmente para nadar. Não te esqueças de por uma parte seca de muito fácil acesso para que ela possa descansar e não se afogar. A altura ideal de água até ser maiorzita é de maneira a que ela se possa por em pé e ter a cabeça de fora. Ou podes por uma parte baixinha e outra mais funda, se ela quiser fazer scuba-diving :lol: Mas não muito funda ;)

3º Sol! Essencial na vida de qualquer reptil. Se não houver sol directo (se o apanhar é sem janelas ou qualquer tipo de vidro entre o sol e a turtle) podes sempre comprar uma lâmapada de UV, nas lojas de animais melhorzitas.

Se tiveres mais alguma dúvida não exites em perguntar, que eu posso ajudar com o pouco que nada sei :p :roll:

Bjs, Sport.

Ah, a quantidade de comida penso que vem nas embalagens, mas é uma quantidade que desapareça em poucos minutos, várias vezes ao dia ;)
Lady_Beal
Registado: quinta dez 25, 2003 5:23 pm

terça dez 28, 2004 2:27 pm

Oi! Obrigado pelas respostas ajudaram-me muito. Vou so esperar pelo meu pai para ir comprar outa comida Talvez ela seja herbivora porque e verde e amarela, não tem nenhuma risca vermelha. O que e isso de falso mapa?
Ela ainda n tocou na comida, posso lhe dar alface ou faz-lhe mal??
De quanto em quanto tempo e que devo mudar a água??
Eu tenho um aquario mas e gigante tem cerca de meio metro de comprimento e um pouco menos de altura. Sera que da??
obrigado pela a ajuda

Jokas fofas

C@rol
sportinguista
Membro Veterano

terça dez 28, 2004 6:26 pm

esse aquário dá perfeitamente, pelo menos até ela crescer :p

Para o aqua se manter limpo podes pô-la num alguidar com um pouco de água e a comida e esperas que ela acabe de comer e defeque. Se puseres um filtro penso que podes ir apenas tirando um pouco de água e colocar uma nova, de semana a semana, tipo peixes, apesar de que as turtles vêm de pântanos, pelo menos a maior parte delas.

Alface faz diarreia nelas, dá-lhe antes couves, broculos, cenoura, espinafres fruta como maçã, pera etc, mas aí já não sei muito bem. Faz uma pesquisa aqui na arca que tens muitos alimentos para elas.

Se puderes põe uma foto dela aqui, ou uma da net que seja parecida, para sabermos a especie. A minha é uma False Map.

False Map, ou falso mapa, é a espécie da tartaruga. Há as turtles Mapa do Mississipi, ou Corcundas do Miss. E há as false Map. As Map têm uma risca amarela em torno dos olhos, enquanto que nas false a risca não os contorna. Se quiseres ponho aqui uma foto da minha quando era pequena, para veres como era.

Quanto ao não comer, se calhar está em semi-hibernação. Deve passar se aqueceres a água, pois ainda é muito pequenina para hibernar, podendo não resistir. Eu tive sorte, pois a minha resistiu bem, mas não aconselho a tentar a façanha.

a minha Tucha, False Map.
Imagem
Um cadito grande :oops: Ela agora está enorme!!!
Tita_
Membro

terça dez 28, 2004 6:27 pm

sim, enquanto nao tens a comida podes dar alface, mas nao des muita! podes usar esse aquario desde que nao o enchas de agua!! deixa um pouco da carapaça fora de agua..e poe la qualquer coisa (uma pedra grande e mt bem lavada dá) para ela quando quiser poder subir!
nao sei o que é isso de falso mapa, nunca ouvi falar.... :?
beijinhos!
sportinguista
Membro Veterano

terça dez 28, 2004 6:37 pm

Tita_ Escreveu: sim, enquanto nao tens a comida podes dar alface, mas nao des muita! podes usar esse aquario desde que nao o enchas de agua!! deixa um pouco da carapaça fora de agua..e poe la qualquer coisa (uma pedra grande e mt bem lavada dá) para ela quando quiser poder subir!
nao sei o que é isso de falso mapa, nunca ouvi falar.... ?
beijinhos!
Já expliquei que falso mapa é o nome da tartaruga... è como chamares Pastor Alemão ao Rex ;)

Deixar a carapaça de fora? Isso era o mesmo que deixá-la na tartarugueira! Ela põe-se em pé e fica com a cabeça de fora, para poder nadar. Tens é de fazer uma parte seca de muito fácil acesso, por exemplo, uma pedra a servir de rampa para ela subir bem, ou pedrinhas pequenas e redondas a fazer de rampa, como quiseres.

Não dês alface! Quanto mais dá-lhe couve. Alface dá diarreia e pode desidratar a pequenita. Agora é importante saber o que tens em casa, porque isso condiciona a alimentação dela. Depois fazes esquisas na net sobre a espécie, porque só tenho a minha false Map e pouco mais sei. Só sei que ela também adora camarões (mesmo dos nossos) cozidos.
Tita_
Membro

terça dez 28, 2004 7:16 pm

um pouco da carapaça! nao e' toda...e' o k faço a minha..o suficiente para que quando ela quiser respirar seja so esticar a cabecita..
se quiseres saber s ela e' herbivora, como a minha, dá uma olhada no meu album..que nao consigo por aqui a foto..
e desculpem isso da alface... :? dei uma vez a minha quando lhe faltou comida porque foi o que a senhora da loja onde a comprei me mandou dar.. :oops: [/img]
sportinguista
Membro Veterano

terça dez 28, 2004 7:50 pm

não sei qual é a espécie da tua, mas aconselho mais água... ;)

Elas presisam de nadar e se tiverem espaço e exercício crescem mais depressa e mais saudáveis ;)
8siris
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 1:41 pm
Localização: 1 Tartaruga, 1 canario, 3 caes, 1 gato, Pombas, 1 peixe e Periquitos

terça dez 28, 2004 8:01 pm

boas. estive a falar c a Lady_Beal e posso dizer q n e uma false map a tartaruga e toda as riscas verde e amarela incluindo a carapaça......
ninoguffy
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 6:42 pm

terça dez 28, 2004 8:05 pm

ola eu de tartarugas so sei que elas gostam muito de agua mas tambem gostam de um sitio onde possam estar fora de agua, tipo uma ilha ou algo do genero dentro do aquario
SixPackGirls
Membro Júnior
Registado: domingo jul 04, 2004 8:35 pm

quarta dez 29, 2004 3:02 am

oi...

Se quiseres da uma vista de olhos ao meu album de fotos(adicionei mais umas mas ainda nao esta actualizado), e tenta fazer mais ou menos um terrario parecido. Dá um bocado de trabalho, mas elas adoram.

tenho uma lampada de u.v., o tubo branco que ves ja lá não esta(fazia parte do filtro interno, agora juntei um guito e comprei um externo :D ), um termostato(fundamental), uma praia com facil acesso para elas subirem, elas curtem passar horas com as patas estendidas a apanhar sol.

Temperatura: tenho entre os 26 e 28.
alimentaçao: dou sticks, fruta(maça e pera), podes dar granulado de gato(é rica em vitaminas, e os veternarios aconselham)
Luz:ligada cerca de 9 horas por dia.

Ps: se puderes compra um filtro externo que é muito melhor que o interno, e não faz barulho para as tartarugas
Se não tiveres paciência como eu de fazer uma praia como a que eu tenho, podes sempre comprar umas pedras vulcanicas, que elas curtem e tb vão desgantando as unhas.

se quiseres mais ajuda pede.... ;)
Kanashimi
Membro
Registado: domingo set 26, 2004 7:32 pm

quinta dez 30, 2004 2:13 am

Lady_Beal, chego tarde e quando não sou necessária... :) - tenho de usar o pc do meu irmão que a rede foi abaixo com a instalação de net sem fios (azelhices...) e não me posso demorar.
Já recebeu bons concelhos que não vale a pena eu estar a repetir.

Confirme apenas a espécie da tartaruga pois a alimentação é diferente. Se ela é verde e amarela (cores vivas) é quase de certeza uma tartaruga de faces rosadas juvenil (com descrição na página dos répteis). Se quiser ver outra falsa mapa pode também ir ao tópico "Graptemys, ajuda na diferenciação".

Bom, já é tarde... vou para a caminha.
Um bom começo de 2005.
"The more you know who you are and what you want, the less you let things upset you."
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

quinta dez 30, 2004 5:10 pm

Lady_Beal,

Só queria acrescentar que o facto da tua tartaruga não estar a comer, pode ser na verdade por ela estar a hibernar.

Tenho 5 tartarugas e todas elas já estão a hibernar há uns 2 meses, para aí.

Um site que utilizo com frequência para saber que espécies de tartarugas encontramos no mercado é este (está em inglês):
http://www.chelonia.org/byspecies.htm

Encontras mais links de animais, sobretudo de tartarugas (porque são o meu reptil preferido), na minha página pessoal:
http://carlosortet.no.sapo.pt/links.htm

Entretanto, Convido-vos a todos para verem o meu álbum de fotografias da Arca de Noé:
http://arcadenoe.clix.pt/album.php3?op= ... user=29001
Cumprimentos, Carlos
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

quinta dez 30, 2004 5:12 pm

Lady_Beal,

Só queria acrescentar que o facto da tua tartaruga não estar a comer, pode ser na verdade por ela estar a hibernar.

Tenho 5 tartarugas e todas elas já estão a hibernar há uns 2 meses, para aí.

Um site que utilizo com frequência para saber que espécies de tartarugas encontramos no mercado é este (está em inglês):
http://www.chelonia.org/byspecies.htm

Encontras mais links de animais, sobretudo de tartarugas (porque são o meu reptil preferido), na minha página pessoal:
http://carlosortet.no.sapo.pt/links.htm

Entretanto, Convido-vos a todos para verem o meu álbum de fotografias da Arca de Noé:
http://arcadenoe.clix.pt/album.php3?op= ... user=29001
Cumprimentos, Carlos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”