Ajudem-m pf!!!! preciso de 1rsp urgente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
tiagof_99
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2004 9:56 am

sábado fev 26, 2005 3:54 pm

Ola!

Eu estou com um problema.

Sei que as tartarugas por vezes "invernam" no Inverno. A minha tartaruga estava na cozinha, onde estava frio, e lá ela estava sempre a "dormir", eu modei-a para a sala, onde tem a lareira, e onde a temperatura está mais elevada, mesmo asim ela não come, não faz nada, só mexe, por vezes a cabeça...

Se elas ivernam, quando deixam de ivernar???
Ela pode morrer?

Quando chegar o Verão posso dar-lhe:
:arrow: alface;
:arrow: fiambre;
:arrow: um pouco de lula*
:arrow: maça, pera...;
:arrow: etc... no fundo uma alimentação variada???

* A minha mãe ás vezes compra lulas, posso dar-lhe um bocadinho , nem que seja da cabeça???

Espero respostas...
:D
wildrept
Registado: sábado fev 12, 2005 11:38 pm

domingo fev 27, 2005 5:00 pm

Nem todas as taratrugas ibernam, mas qual é especie da tua tartaruga para puder ajudar melhor.
tiagof_99
Membro Veterano

quarta mar 02, 2005 8:40 pm

nao sei... :oops:

é, na maioria verde escura, com algumas riscas verdes claras, na carapaça, é verde escora, com um pouco cor-de-laranja...

Espero que deia para identificar a raça... mas ela é daquelas mais comuns, que se vendem em qualquer loja.
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

sexta mar 04, 2005 10:09 pm

tiagof_99,

As tartarugas costumam hibernar (ou invernar, também se diz assim) geralmente a partir de Novembro.

Normalmente, isto acontece sempre que não tenham a água aquecida com uma resistência ou termostato. As minhas hibernam há dois anos.

não é aconselhável que hibernem as tartarugas jovens no seu primeiro ano de vida, pois estas nascem por altura do verão e não se alimentam o suficiente para resistir ao inverno sem comer.

Um dos problemas da hibernação costuma ser a conjuntivite (infecção da vista) que aparece, por um lado, por acharmos que uma tartaruga que não come, não suja a água e, como tal, não precisamos de mudar a água.

Esquecemos que as tartarugas bebem água e urinam. E se a água estiver estagnada, mais facilmente se criam bactérias que são más para a saúde da tartaruga.

Nesta fase, há que deixar o filtro a funcionar e, de vez em quando, lavar o aquário e mudar toda a água. No entanto, convém fazê-lo com cuidado para não aborrecer a tartaruga.

O facto de a teres num ambiente mais quente, não quer dizer que a água não continue fria. As tartarugas ficam sem comer assim que a temperatura da água atinge os 18 graus. Se continuar a baixar, elas hibernam (no inverno).

Quanto ao tempo de hibernação, os manuais dizem que não as devemos deixar hibernar mais do que 3 meses. No meu caso, as minhas hibernaram no ano passado durante 5 a 6 meses. Duas tiveram conjuntivite, mas recuperarm depois de as tratar com gotas e com uma pomada ocular.

Para saberes qual a espécie que tens, podes coinsultar em site em inglês, mas com fotos que te podem ajudar: http://www.chelonia.org/byspecies.htm

Quanto à alimentação, podes dar-lhe isto:
- gammarus (camarão de água doce liofilizado);
- sticks (composto multivitamínico de vários alimentos de origem vegetal e animal);
- carne de vaca (carne magra; evitar a carne de porco, pois a gordura é prejudicial às tartarugas);
- peixe cru (de preferência peixe de rio; arenque ou pescada);
- invertebrados (caracóis, lesmas e minhocas);
- tubifex;
- vegetais (espinafres, alface, cenoura);
- frutos (maçã, pêra, pêssego, kiwi);
- suplementos vitamínicos (em gotas, a colocar directamente na água ou mesmo na comida);
- cálcio (em tabletes ou a partir de ovos de codorniz ou galinha).

Mas lembra-te disto: “tudo o que é em excesso, faz mal!”
Cumprimentos, Carlos
tiagof_99
Membro Veterano

quinta mar 10, 2005 6:40 pm

jah,

Acho que a minha tartaruga deve ter conjuntivete.
Os olhos dela estão muito saidos para fora, e, como disseste, eu realmente deixo 1/2 semanas sem mudar a agua, ou mais (logo o aquario é pequeno...)

Como se trata essa doença, se eu a manter agora sempre em agua limpa, resolve???
tiagof_99
Membro Veterano

quinta mar 10, 2005 6:51 pm

ola jah,

A minha parece ser da raça Chrysemys , mais precisamente:

:arrow: Chrysemys picta bellii;
:arrow: Chrysemys picta dorsalis;
:arrow: Chrysemys picta marginata.

Agora não sei... o que enteressa é que "deve" pertencer ás Chrysemys.

Dá mais informações sobre a especie.

Xau
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”