tiagof_99,
As tartarugas costumam hibernar (ou invernar, também se diz assim) geralmente a partir de Novembro.
Normalmente, isto acontece sempre que não tenham a água aquecida com uma resistência ou termostato. As minhas hibernam há dois anos.
Só
não é aconselhável que hibernem as tartarugas jovens no seu primeiro ano de vida, pois estas nascem por altura do verão e não se alimentam o suficiente para resistir ao inverno sem comer.
Um dos
problemas da hibernação costuma ser a conjuntivite (infecção da vista) que aparece, por um lado, por acharmos que uma tartaruga que não come, não suja a água e, como tal, não precisamos de mudar a água.
Esquecemos que as tartarugas bebem água e urinam. E se a água estiver estagnada, mais facilmente se criam bactérias que são más para a saúde da tartaruga.
Nesta fase, há que deixar o filtro a funcionar e, de vez em quando, lavar o aquário e mudar toda a água. No entanto, convém fazê-lo com cuidado para não aborrecer a tartaruga.
O facto de a teres num ambiente mais quente, não quer dizer que a água não continue fria. As tartarugas ficam sem comer assim que a temperatura da água atinge os 18 graus. Se continuar a baixar, elas hibernam (no inverno).
Quanto ao
tempo de hibernação, os manuais dizem que não as devemos deixar hibernar mais do que 3 meses. No meu caso, as minhas hibernaram no ano passado durante 5 a 6 meses. Duas tiveram conjuntivite, mas recuperarm depois de as tratar com gotas e com uma pomada ocular.
Para saberes
qual a espécie que tens, podes coinsultar em site em inglês, mas com fotos que te podem ajudar:
http://www.chelonia.org/byspecies.htm
Quanto à
alimentação, podes dar-lhe isto:
- gammarus (camarão de água doce liofilizado);
- sticks (composto multivitamínico de vários alimentos de origem vegetal e animal);
- carne de vaca (carne magra; evitar a carne de porco, pois a gordura é prejudicial às tartarugas);
- peixe cru (de preferência peixe de rio; arenque ou pescada);
- invertebrados (caracóis, lesmas e minhocas);
- tubifex;
- vegetais (espinafres, alface, cenoura);
- frutos (maçã, pêra, pêssego, kiwi);
- suplementos vitamínicos (em gotas, a colocar directamente na água ou mesmo na comida);
- cálcio (em tabletes ou a partir de ovos de codorniz ou galinha).
Mas lembra-te disto:
“tudo o que é em excesso, faz mal!”