Afinal a iguana está mesmo doente!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
anaportugal
Registado: quarta mar 30, 2005 7:57 pm

segunda abr 04, 2005 2:59 pm

Quero desde já agradecer ao coldblood, animalworld, peixa e outros colegas pela ajuda que me deram em perceber realmente o que teria a minha puma. Levei-a ontem ao vet e descobrimos que tem OSTEODISTROFIA METABÓLICA, tal como o coldblood tinha referido. Ela começou a não ser capaz de fixar o cálcio e como tal foi buscá-lo aos ossos. Por isso é que tem as patas de trás inchadas. Esta doença começa mto devagar, e as iguanas vão ficando com os ossos sem cálcio, tipo osteoporose, podendo fazer inumeras fracturas. a ficar com as patas de trás muito grandes, o que dá a sensação que estão a ficar musculadas, mas não é.... é o osso a deformar pela falta de cálcio. Começa das patas traseiras para as dianteiras, atinge o maxilar que fica mole e deixam de comer e fazer os cocós....
Se não as tratarem, elas podem fracturar ossos e daí é mais complicado.
Quis deixar aqui esta informação para que tenham atenção com as vossas piquenas, porque esta doença é muito comum nelas e aparece sem darmos por isso.... Mesmo que tenham uma boa alimentação pode acontecer.... A puma teve que levar 2 injecções de vitaminas, mais uma de soro, e agora é só charopes e tretas para ela ficar boa o mais depressa possível. Felizmente que fui à clinica veterinária de telheiras q nos receberam super bem...
Mais uma vez obrigado e alguma dúvida Cal me...
Fiquem bem.
Ana ;)
animalworld
Membro
Registado: segunda jun 28, 2004 5:34 pm
Contacto:

segunda abr 04, 2005 4:59 pm

olá ana, sinto muito por isso.
como tinha referido é bom por vezes dar calcio puro a elas para que isso nao aconteça....
se tiveres dificuldades em arranjar isso diz-me que eu consigo.
MuDGirL
Membro Júnior
Registado: quinta jan 29, 2004 4:29 pm
Localização: iguana, fox terrier, cocker spaniel, rafeira, roseicollie

terça abr 05, 2005 4:13 pm

é comum quando não tem o que precisam
Devias ter te informado melhor antes de a teres comprado
peixa
Membro Júnior
Registado: domingo jan 02, 2005 1:40 am

quarta abr 06, 2005 6:39 pm

Resta-me dejejar-te as melhoras para a tua iguana. ;)

Os meus cumprimentos ;)
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta abr 06, 2005 11:25 pm

Espero que melhore depressa, embora agora seja um processo lento, com os repteis é mais dificil saber que está algo de errado do que com mamiferos ou aves, muitas vezes quando nos apercebemos já está tudo bastante avançado. tem atenção ao tipo de lampadas que usas, e sempre que o tempo permitir coloca a apanhar sol directo.
Eu tenho uma caixa com tampa de rede larga que não é muito grande mas é só para apanhar sol algumas horas por dia ( quando faço isto continuo a usar um termometro na caixa para a controlar a temperatura.

http://www.iguanaden.com/

neste site encontras uma boa dieta
E fotos e artigos de iguanas com alguns problemas de saude para termos uma ideia dos sinais exteriores aos quais devemos estar alerta.

Mais uma vez as melhoras
dexter
Registado: segunda fev 23, 2004 5:58 pm

domingo abr 17, 2005 10:39 pm

OLa a todos que lerem isto mas atençao ao que diz respeito a calcificaçaodas iguanas, n darem cenoura pois descalcifica se suas iguanas gostarem de cenoura como a minha dou só duas vezes por semana juntamente com suplemento de calcio,e tambem n se deve dar espinafres pois descalcifica ainda mais o poder é maior ainda,em relaçao aos broculos tb n dêem pois cria graves problemas de tiroide.E TAMBEM COMO SABEM A ALFACE mais alguma coisa contactem-me [email protected]
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”