Quero desde já agradecer ao coldblood, animalworld, peixa e outros colegas pela ajuda que me deram em perceber realmente o que teria a minha puma. Levei-a ontem ao vet e descobrimos que tem OSTEODISTROFIA METABÓLICA, tal como o coldblood tinha referido. Ela começou a não ser capaz de fixar o cálcio e como tal foi buscá-lo aos ossos. Por isso é que tem as patas de trás inchadas. Esta doença começa mto devagar, e as iguanas vão ficando com os ossos sem cálcio, tipo osteoporose, podendo fazer inumeras fracturas. a ficar com as patas de trás muito grandes, o que dá a sensação que estão a ficar musculadas, mas não é.... é o osso a deformar pela falta de cálcio. Começa das patas traseiras para as dianteiras, atinge o maxilar que fica mole e deixam de comer e fazer os cocós....
Se não as tratarem, elas podem fracturar ossos e daí é mais complicado.
Quis deixar aqui esta informação para que tenham atenção com as vossas piquenas, porque esta doença é muito comum nelas e aparece sem darmos por isso.... Mesmo que tenham uma boa alimentação pode acontecer.... A puma teve que levar 2 injecções de vitaminas, mais uma de soro, e agora é só charopes e tretas para ela ficar boa o mais depressa possível. Felizmente que fui à clinica veterinária de telheiras q nos receberam super bem...
Mais uma vez obrigado e alguma dúvida Cal me...
Fiquem bem.
Ana