sexta jul 15, 2005 6:19 pm
olá... eu n sei se vou dizer alguma asneira...
o cágado (uma mauremys) é uma especie de tartaruga que existe nos riachos de portugal, é verde acastanhado é a sua carapaça é castanha escura...(certo?)
e a tartaruga que se comercializa (entre outras) é a tartaruga de faces rosadas (uma trachemys) que tem montes de verde vivo e forte na carapaça, tem a cabeça verde forte com riscas amarelas e normalmente tem uma mancha vermelha ou laranja de cada lado da cabeça (a minha tem uma muito diluida), e que ao envelhecer se vai tornando mais escura, mas tem sempre o verde escuro a notar-se.
são duas especies diferentes certo?
é que muitas vezes eu vejo pessoas a chamar ás faces rosadas cágados, até os meus avós fazem isso.
(e aposto que algumas pessoas aqui no forum tb devem fazer isso)
licabilu, a tua tartaruga é como? e onde o compras te ou apanhas-t?
(muitas vezes os animais apanhados selvagens definham e morrem em cativeiro, se o apanhas t num riacho o melhor é mesmo devolveres a tartaruga à natureza).
(as tartarugas hibernam... mas hibernar é referente ao inverno, logo tá fora de questão que ela esteja a hibernar, o ela recusar se a comer pode ser sintomático de uma doença).
podes ver fotos das minhas tartarugas e comparar com a tua no meu album (na foto ainda são pequenas)
abraços
Vasco