quinta dez 02, 2004 2:29 pm
Eu prefiro Terrarios de madeira aos de vidro por diversas razões:
È mais facil manter a temperatura em madeira, nos terrarios em vidro ao descer a temperatura no exterior o vidro desce tambem rapidadmente a temperatura interior existindo mais consumo de energia para manter uma temperatura constante.
Tem a vantagem de poder fazer pequenos orificios para passar a parte electrica e no de vidro o topo é aberto para a luz, as aberturas no topo provocam uma grande perda de calor e é dificil manter a humidade a mais de 60%.
Os terrarios de madeira com abertura só na frente provocam menos stress no animal, pois têm menos tendencia de correr contra a parede do que contra o vidro.
Que tipo de reptil queres alojar no terrario?
O cimento não corroi o esferovite mas tens de selar o cimento com verniz ou tinta e tens de ter atenção porque a maior parte de vernizes e tintas mesmo depois de secos com a temperatura soltam cheiro que pode ser nocivo para o animal, mas podes usar esferovite, espuma de politireno expandido , manta de fibra de vidro e resina de poliester para cobrir ( é o material com que se isolam as camaras frigorificas dos carros de transporte de carne e as pranchas de surf) , tudo isto é altamente toxico mas só antes de secar, é aconselhavel trabalhar num local arejado ou ao ar livre, mas depois de seco é lavavel, não toxico e aguenta a temperatura para alem de isolar a madeira do contacto com a temperatura e humidade.
È o que utilizam nos cenarios dos aquarios das focas, leões marinhos e golfinhos do Zoomarine.
Eu tenho um terrario de vidro e outro construido com estes materiais e estou satisfeito com a manutenção e com a diferença de enegia gasta neste pois é muito mais facil manter a temperatura que no de vidro.
Para além de poder ser construido de acordo com o local como num canto dum quarto ou debaixo do vão de uma escada, dependendo do reptil que se quer alojar, repteis arboriculas requerem mais altura que repteis terrestres, o tamanho do terrario nalguns repteis enquanto são crias é preferivel ser pequeno, por se sentirem mais seguros num espaço menor, um terrario mais pequeno ou uma caixa de plastico para alojar a cria podendo esta ser colocada dentro do terrario grande até estar mais crescidinha tambem se pode deixar explorar o terrario grande para cria se ir sentindo confortavel com o ambiente que a rodeia, isto tudo dependente do tipo de reptil, costuma funcionar bem com cobras, mas tambem uma cria de iguana não é facil de apanhar num terrario de adulto com 1.50 x 2.00 x 3.00 e quanto mais tempo durar a perseguição diaria para a interacção, mais stressante é para a cria e mais dificil é a adaptação ao criador.
Espero ter ajudado ,faz uma pesquisa no Google em imagens em ( cages , terrarium , terrario , terrariums , terrarios ) vais encontrar muitas imagens que te podem ajudar.
Entertanto dispõe e não te cansses de fazer todo po tipo de perguntas antes de adquirir o reptil.