Falta de sol.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
ivaladares
Membro
Registado: segunda ago 08, 2005 11:06 pm

segunda ago 08, 2005 11:49 pm

Adquiri duas tartarugas à relativamente pouco tempo.
uma delas infelizmente acabou por falecer. acho que ela já vinha um pouco estranha e deve ter sido uma questão de tempo. A outra tartaruga é daquelas verdes, com as faces vermelhas, ou uma mancha vermelha.
Entretanto, porque me incomodar ver o bicho sozinho, comprei uma "castanha". Alguém sabe qual é a espécie?

Agora tenho um problema. a minha casa está virada a este e só apanha o sol da manha, que corresponde para aí a umas duas horas, se tanto.

tenho usado aquela pedra de cálcio e "vitart" (vitaminas) sempre que mudo a água. uso também um outro produto para eliminar o cloro, mas em boa verdade, se deixar a água num recipiente durante algum tempo, o cloro acaba por se evaporar pelo que... adiante

gostaria de saber o que fazer para compensar a falta de sol?
quanto à alimentação, vi em outros foruns aconcelhar a usar fiambre e peixe cru e carne, pelo que vou experimentar.

agora a falta se sol causa-me alguma confusão. onde posso comprar uma lampa que tenha todo o espectro solar, e qual a mais indicada? e já agora preço?

se de facto estas lampadas são eficazes? nada como o natural certamente, mas...

e em relação a filtros? o meu aquário leva 4 litros de água. têm espaço suficiente para nadar e tem uma rampa.

já agora moro em lisboa e qual a melhor loja com os melhores preços?

Obrigado

Ivo
JedyKnight
Membro
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am

terça ago 09, 2005 9:08 am

ivaladares Escreveu: gostaria de saber o que fazer para compensar a falta de sol?

agora a falta se sol causa-me alguma confusão. onde posso comprar uma lampa que tenha todo o espectro solar, e qual a mais indicada? e já agora preço?
A lampada seria mais indicada a Exo Terra Repti Glo 5.0 devido a proporcionar UVB e UVA no espectro de luz, o unico mal é que esta precisa de um balastro para funcionar, caso nao tenhas nenhum aconselho as lampadas da NeoPlus da Eurozoo, o problema é achar estas ultimas, a minha tive que mandar vir da alemanha.
ivaladares Escreveu:
e em relação a filtros? o meu aquário leva 4 litros de água. têm espaço suficiente para nadar e tem uma rampa.

Obrigado

Ivo
Meter um filtro é muito importante senao teras problemas em relaçao a saude das tugas porque a agua fica suja muito rapidamente e terias que a trocar de 2 em 2 dias no maximo, com filtro dura semana/semana e meia no max mas é muito mais saudavel. O aquario se tem so 4 litros nao precisas de um filtro potente, compra um externo senao teras pouco espaço no aquario. Aconselho tambem a comprar um termoestato para manter a temperatura constante entre os 25º e os 30º, assim alem de elas se mexerem mais, comerem mais, supostamente n irao hibernar no inverno.

Ps- Desde ja aconcelho a comprares um aquario maior para as tugas, porque elas vao crescer bastente e depois ainda por cima sendo 2 nao terao espaço. Um de 60-100 cm deveria bastar.

ivaladares Escreveu: quanto à alimentação, vi em outros foruns aconcelhar a usar fiambre e peixe cru e carne, pelo que vou experimentar.

Quanto a isso vou-te passar um post feito pelo membro "jah" que ele ja me passou num topic que era meu e que é bastante completo.

«O alimento que mais se encontra à venda nas lojas de animais, hipermercados, entre outros estabelecimentos é o gammarus (camarão de água doce liofilizado). Erradamente, este alimento tem sido apresentado como o único alimento indicado para tartarugas, mas o seu valor nutritivo praticamente nulo apenas serve para que as tartarugas comam desenfreadamente e se mostrem literalmente esfomeadas. De facto, vai notar que a sua tartaruga com esta alimentação estará sempre a pedir mais comida.

A resolução deste problema passa, em primeiro lugar, por compreender que as tartarugas no seu habitat natural terão logicamente outras fontes de alimento. Para além dos camarões de água doce, a sua dieta alarga-se a plantas, peixes, insectos, invertebrados (minhocas, lesmas, caracóis), entre outros.

Assim, encontramos no mercado os sticks (composto multivitamínico de vários alimentos de origem vegetal e animal), que são mais completos que o gammarus. No entanto, mesmo assim, muito mais há que a sua tartaruga poderá comer.

Para que a sua tartaruga tenha uma alimentação equilibrada, teremos de ser nós a proporcionar-lhes uma dieta rica em proteínas.

Eis alguns dos alimentos mais indicados: carne de vaca (carne magra; evitar a carne de porco, pois a gordura é prejudicial às tartarugas); peixe cru (de preferência peixe de rio; arenque ou pescada); invertebrados (caracóis, lesmas e minhocas); tubifex; vegetais (espinafres, alface, cenoura); frutos (maçã, pêra, pêssego, kiwi).

Pode-se ainda administrar suplementos vitamínicos (em gotas, a colocar directamente na água ou mesmo na comida) e cálcio (em tabletes ou a partir de ovos de codorniz ou galinha).

Para finalizar, convém referir que a máxima “tudo o que é em excesso, faz mal” também se aplica às tartarugas. Por isso, tenha isso em conta ao estabelecer horários e definir critérios para a sua alimentação.»
fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

terça ago 09, 2005 7:20 pm

olá, tal como o jeddyknight disse, a lampada mais apropriada para este caso será a reptil glo 5.0...

Passei por este problema recentemente... comprei a lâmpada mas n queria gastar muito mais dinheiro no balastro.. então o meu pai encontrou a venda numa loja kk de eslectrodomésticos (penso eu..) um balastro com uma lampada fluorescente (k o sr dizia ser para peixes..), por um preço + acessivel. Assim, aproveitei o balastro e coloquei a lâmpada de UV.

Em relação a esta lâmpada aproveito para perguntar se acontece o mesmo com as vossas tartarugas... a minha só vai para a plataforma, para baixo da lâmpada kd começa a dar lá um bocadinho de sol... é normal??

bjs. Espero ter ajudado.
ivaladares
Membro

quarta ago 10, 2005 8:19 pm

Boa. Sim comprei agora um aquário e infelizmente o filtro é interno. mas o espaço que ocupa não é muito e dá sempre para as "safadas" lá se enfiarem de baixo, quando se querem esconder.

pois eu tenho esses sticks, mas tem um problema, elas não o comem. sempre que chego a casa lá vem uma delas toda empinada, cabeça de fora a pedir por comida. dou-lhe o stick e não lhe toca. com os camarões, é uma maravilha. estranho que da primeira vez ela comeu o stick e depois deixou de comer.

Vou ver isso da lampada. o balastro não deve ser problema.
já gora e sei que é um pouco contra as regras, mas alguém me pode indicar uma morada onde posso adquirir a lampada para as tartarugas?
e para que preço? elas já estão num aquário de 42X 19X20 e com mais de 10l de água. o que até ao rebordo do aquário sobra cerca de 10 centrimos. vou pôr um vidro por cima, para evitar que elas fujam, e acrescentar mais um pouco de água.

Uma coisa que tenho reparado é que elas só comem a comida que está a boiar. se der carne ou qualquer coisa do género, que vá ao fundo elas não vão comer.

Obrigado
JedyKnight
Membro

quarta ago 10, 2005 9:17 pm

ivaladares Escreveu: pois eu tenho esses sticks, mas tem um problema, elas não o comem. sempre que chego a casa lá vem uma delas toda empinada, cabeça de fora a pedir por comida. dou-lhe o stick e não lhe toca. com os camarões, é uma maravilha. estranho que da primeira vez ela comeu o stick e depois deixou de comer.

Vou ver isso da lampada. o balastro não deve ser problema.
já gora e sei que é um pouco contra as regras, mas alguém me pode indicar uma morada onde posso adquirir a lampada para as tartarugas?
e para que preço? elas já estão num aquário de 42X 19X20 e com mais de 10l de água. o que até ao rebordo do aquário sobra cerca de 10 centrimos. vou pôr um vidro por cima, para evitar que elas fujam, e acrescentar mais um pouco de água.

Uma coisa que tenho reparado é que elas só comem a comida que está a boiar. se der carne ou qualquer coisa do género, que vá ao fundo elas não vão comer.

Obrigado
Isso de nao comer os sticks é normal eu tive que comprar de 3 marcas ate achar o certo, e depois depende da targaruga, eu tenho uma que so os come se eu os partir a meio e eles ja sao pequenos. Eu ja parei de lhes dar camaroes.
Quanto a lampada em qualquer loja de animais que venda coisas para repteis deve ter, se nao tiver é um caso de pedir as vezes so por encomenda.
O aquario para ja deve chegar, embora nao o devas comprar nenhum vidro para tapar porque causa humidade e isso é muito mau. Alem do mais nao deve haver vidro nenhum entre a lampada e as tugas senao corta os raios uv e acaba por ser a mm coisa que ter uma lampada de casa, portanto mais vale encher ate um ponto onde elas n possam sair e manter esse nivel de agua.
A comida que se afunda é naquela, ou as habituas a ver a comida que deixas cair e elas vao atras ou entao comecas a dar-lhes de comer na plataforma e elas que vao la buscar a comida. Eu pessoalmente nao gosto de deixar na plataforma, o que elas comerem comem, o que for ao fundo e elas nao virem pego numa rede vou buscar e dou again. Ate ha uma que é tao esfomeada que ja me vem comer a comida que tenho na mao antes de eu a largar.
ivaladares
Membro

quinta ago 11, 2005 12:21 pm

Olá
Pois isto do filtro de facto deve ser muito bom. mas mudei a água ontem à noite e hoje de manha já estava turva. deve ser do cálcio libertado pelos sticks. bem vou ver quanto tempo de aguenta. vou deixar de dar os camarões. aliás já não dou e quando lhe meto os sticks, mesmo em frente da boca ela não lhe toca, o que não sucede com os camarões.
vou experimentar dar alface tb a ver o que acontece e fiambre. mas isto vou dar em cima da rampa para não sujar muito a água.

bem penso que brevemente compro a lampada e o termoestato. uma coisa de cada vez, porque a guita não dá para tudo. mas para já apanham algum sol de manha e depois logo se vê.

Obrigao e vai dando noticias
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta ago 11, 2005 4:03 pm

Porquê a recomendação da água entre os 25º e os 30º?

O seu habitat natural ronda os 24ºC. Ter a água a 30ºc no inverno, é um perigo constante para as pneumonias.
ivaladares
Membro

quinta ago 11, 2005 5:51 pm

pois ora aí está uma verdade!

bem a água mesmo com filtro e passado um dia está turva, esbranquiçada (penso ser da comida que entretanto se vai desfazendo porque não comem) e já começa a ficar com um ligeiro cheiro. não percebo. não era suposto o filtro ser eficaz?
eu penso que o cheiro vem da comida. cheira um pouco a peixe.

Aconcelho a aquisição de uma bombar de ar para oxigenar a água?
é que o filtro não faz isso.
JedyKnight
Membro

sexta ago 12, 2005 12:39 am

KROZ Escreveu: Porquê a recomendação da água entre os 25º e os 30º?

O seu habitat natural ronda os 24ºC. Ter a água a 30ºc no inverno, é um perigo constante para as pneumonias.
Eu no verao tenho cuidado com o termoestato para manter entre 24-26 para elas n notarem as mudanças de temperatura quando anoitece, quando disse ate 30 foi mais tipo temperatura maxima ate porque agora ele atinge isso ate com ele desligado nos dias de maior calor. Mas tens razao devia ter sido mais explicito. (my bad)
Quanto ao filtro tambem depende do tipo de filtragem, salvo erro existem 3 tipos de filtragem, mecanica, biologica e quimica. Ja vi muitos filtros que so fazem apenas filtragem mecanica deixando a agua relativamente turva em relaçao a outros tipos de filtragem. Nao tenho muita experiencia nisso mas podes ver nesta pagina alguma info sobre o assunto http://faq.thekrib.com/pt/filters.html

Espero que ajude.
Última edição por JedyKnight em sexta ago 12, 2005 12:27 pm, editado 2 vezes no total.
ivaladares
Membro

sexta ago 12, 2005 11:56 am

Olá Jedi!

bem para dizer a verdade não sei muito bem que filtro é.
é uma daqueles comercializado pelo aquapor e tem capacidade de fluxo de 300l/h.
tem uma esponja e um depósito para carvão.

a água tem cheiro, mas penso que deve ser um cheiro próprio das tartarugas?! quer dizer tudo tem cheiro. se é bom ao mau, isso fica ao critério de cada um, mas que as tartarugas tresandam a peixe... pfffffff.

mas a água está turva e ainda se conseguem ver as tartarugas. e tem cheiro mas deve fazer parte do habitat delas.
se calhar falta a oxigenação da água, que o filtro não faz?!
vi uma bomba de água por quinze euros, que dá para cerca de 40L.
achma que serve? (não sei se posso referir valores?)

depois o meu problea é que as tartarugas não são só minhas. e a outra dona, acha que não pode ser, cheira mal e então muda a água. o cheiro nem sempre é significado de impureza. para o ser humano, quando cheira a clóro, é por que é boa, que de facto não é! ou melhor quando não tem cheiro, é o indicado. mas também não vivemos dentro de água
e todos cheiramos sempre a alguma coisa. ninguém cheira propriamente a rosas, sem ofensa, claro!

portanto, tudo isto para saber se é normal a água das tarta cheirar mal?
tento arranjar explicação para não desperdiçar tanta água.

num destes post li que com o filtro não era necessário bomba de ar. mas cado um dos artigos tem uma função diferente, a não ser que exista algo que tenha essa dupla função. sei que há filtros que aquecem a água.

penso que a oxigenaçãao da água ajuda a libertar as moléculas de "mau cheiro" deixadas pelas tartas. mas é só uma ideia. o que acham?
JedyKnight
Membro

sexta ago 12, 2005 12:40 pm

Sinceramente n te posso responder quanto a oxigenaçao da aqua se ira remover o cheiro, eu proprio so comecei a pouco com isto das tugas, e nem sao minhas ofereci a minha girl mas é como se fosse dos 2.
No inicio realmente aquilo passado 2 dias ja deitava um cheiro brutal, ate comprar o filtro, a partir dai mal consigo cheirar ao longe, so mm se for la perto cheirar a agua. Tive o cuidado de escolher um que fizesse as 3 filtraçoes ate porque ha bacterias que sao criadas que sao beneficas as tugas e outras que nao, mas aquelas que sao beneficas tambem ficam nos filtros e como sao 3 filtros em separado e como sao trocados um cada mes os que ficam fornecem essas bacterias beneficas, pelo menos assim entendi.

Talvez alguem aqui mais xpert em termos de filtraçao e assim te possa aconcelhar mais. My 2 cents :)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta ago 12, 2005 2:19 pm

Realmente manter a água limpa de um aquaterrário de tartarugas, é uma missão dificil.

Usar um filtro biológico, vulgo filtro de fundo, é ineficaz pois a maioria das tartarugas remexem no areão constantemente, deixando mesmo a descoberto o filtro. Depois com um filtro deste tipo, acumula-se bastante lixo por debaixo dele, o que obriga a limpar tudo em cada muda de água (mas eu tinha 3 tartarugas, por isso no meu caso era tudo mais complicado).

Um filtro externo como já aconselharam é de facto o mais ideal.

Depois há que ajudar a manter a água limpa. Quanto mais quente tiver a água, pior. A elevada temperatura ajuda à decomposição dos restos de alimentos.
Se as refeições forem dadas à boca, ou com a mão ou com uma pinça, evita-se a acumulação de restos que sujam imenso a água.
Convém aspirar diáriamente o areão para retirar restos de alimentos e escrementos das tartarugas. Existem aspiradores eléctricos e outros que se ligam à bomba de ar. Qualquer um é eficaz.

Quanto maior for o aquário, mais água terá e desse modo mais fácil é manter a água limpa.

Em cada muda de água, o ideal era limpar também o areão, mas se isso for complicado, remexa um pouco o areão enquanto o sifão remove a água.

Bem... de momento não me recordo de mais sugestões.
ivaladares
Membro

terça ago 16, 2005 11:52 am

bem fica aqui uma sugestão então.
existe um liquido que assiste ao filtro na limpeza da água. não me lembro da marca ou nome mas tem a função de ajudar a desintegrar os restos de comida incluíndo feses, que depois essas tais bactérias benéficas se encarregarão de eliminar. ajuda também a iliminar os cheiros.

por outro lado a não existencia de areão (que de facto não serve para nada, a não ser "compôr" o cenário, ajuda a que o aquário se mantenha mais limpo. em compensação, uso uma rede para apanhar os restos e toda a porcaria.

agora tenho uma tartaruga castanha e ela teima em não comer. já dei de tudo, até mesmo os camarões, mas não come e anda assim muito parada. estou a ficar preocupado, porque começo a temer o pior.
alguém tem uma sugestão?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”