Sera que esta constipada?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
JedyKnight
Membro
Registado: quinta jul 28, 2005 2:02 am

domingo out 23, 2005 1:59 am

Boas again

A minha tuga mais pequena, nunca foi muito sociavel diga-se de passagem, é muito parada, anda sempre ao sol e nao gosta de passear no aquario. Arranjei um aquario maior e mesmo assim anda igual, so come camaroes e nem fruta, nem carne nem peixe nem nada come. So camaroes. Agora dei com ela a coçar sempre o nariz, quando vi estava a fazer bolinhas pelo nariz, eu fiquei tipo .. hum estranho, sera que esta constipada? É que nunca mais teve esse mucosidade no nariz, ja vi por varias vezes e nada. Mas mal vi arranjei logo tampa de vidro e tapei o aquario ate digamos 1/3, um pouco mais, n é bem meio nem é bem 1/3 .. é no intermedio.
Que é que voçes acham? devo comecar a dar-lhe vitaminas (acabou com a caixa, de momento n tenho mais), ou que é que acham que devo fazer para a animar ou para confirmar se esta mesmo constipada?

Cumps :)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo out 23, 2005 10:25 am

Observa-a a nadar, vê se está desequilibrada, isto é se nada torta meia de lado. Dizem que o lado que fica para cima é o lado do pulmão afectado :? é o que te sei dizer :roll:

Faço votos que não seja nada, só uma comichãozita no nariz ;) :D
JedyKnight
Membro

domingo out 23, 2005 11:07 am

Isso ja verifiquei, nada bem e nao faz nenhum barulho ao respirar, e quanto ao abrir a boca para respirar melhor so a vi fazer isso uma vez e ca para mim era para se esperguiçar lol. So tenho preocupado porque ela sempre andou mt fora de agua mas agora anda mais tempo. Tambem troquei-lhe a ilha e ela gostou mais desta mas mm assim é estranho. Tambem espero que n seja nada :|
JedyKnight
Membro

segunda out 24, 2005 12:26 am

Bem esta mesmo constipada, ja a vi outra vez a fazer bolinhas pelo nariz, e agora anda sempre fora de agua incluindo de noite. Bem comecei a fazer-lhe vaporizações, arranjei uma tina e uma tijela, aqueci agua e meti uma colher de vics vaporub na mesma(tem eucalipto, mentol, noz moscada, etc e verifiquei que n tinha alcool senao coitada), meti la a tuga na tina juntamente com a tijela, tapei tudo e deixei estar por 10 min, vou comecar a fazer isto 2-3 vezes ao dia, de momento parece que gostou porque mal fiz o primeiro tratamento ela ficou com pingo no nariz e mal a meti no aquario foi logo para a agua e ficou la uns tempos. Caso isto n funcione vou comecar a meter soro fisiologico nas narinas 2-3 vezes ao dia, so espero que n chegue a esse ponto porque depois n sei mais o que fazer e de momento levar ao veterinario é complicado financeiramente.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda out 24, 2005 11:58 am

Qual é a temperatura do ar do aquaterrario e a temperatura da água?
JedyKnight
Membro

segunda out 24, 2005 12:50 pm

coldblood Escreveu: Qual é a temperatura do ar do aquaterrario e a temperatura da água?
Temperatura do ar nao sei, da agua é 23 graus. Ja li algures que devo aumentar para 25 e aumentar a humidade no aquaterrario para combater a doença, certo é que ao menos ja tapei um pouco mais de 1/3 portanto ja deve estar mais humido. Quanto a temperatura ainda n aumentei. Entretanto continuamos a fazer vaporizaçoes, e hoje ela ja comeu alguma coisa, porque ontem nem comeu.
JedyKnight
Membro

segunda out 24, 2005 2:20 pm

Ok temp do ar esta a 19 graus no sitio onde esta o aquaterrario ..
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

terça out 25, 2005 2:42 pm

Se a temperatura é baixa o metabolismo baixa e ela pode não conseguir lutar contra a doença ou entrar em estado de semi-hibernação, geralmente com um reptil doente aconselha-se manter a temperatura diurna igual á nocturna ou até eleva-la um pouco para fortalecer o sistema imunitario do reptil acelarando o metabolismo. Vaporizações podem resultar com humanos , mas pode não ser tolerado por repteis, julgo que a chave seria aquecer a agua a pelo menos 25/26º e uma lampada a aquecer o local de descanso das tartarugas ou a plataforma até 28/30º.
JedyKnight
Membro

terça out 25, 2005 11:58 pm

coldblood Escreveu: Se a temperatura é baixa o metabolismo baixa e ela pode não conseguir lutar contra a doença ou entrar em estado de semi-hibernação, geralmente com um reptil doente aconselha-se manter a temperatura diurna igual á nocturna ou até eleva-la um pouco para fortalecer o sistema imunitario do reptil acelarando o metabolismo. Vaporizações podem resultar com humanos , mas pode não ser tolerado por repteis, julgo que a chave seria aquecer a agua a pelo menos 25/26º e uma lampada a aquecer o local de descanso das tartarugas ou a plataforma até 28/30º.
Bem a temp foi hoje aumentada ate aos 25, n sei se esta mesmo 25 porque das duas uma ou o meu termometro deu o pifo ou entao a agua nao estava a aquecer. A lampada que uso tanto serve para aquecer como para emitir raios uva e uvb, esta a cerca de 8 cm da plataforma onde ela esta sempre e é de 60w. Ela com as vaporizacoes e com o soro fisiologico esta a reagir bem e ate ja anda mais na agua e nunca mais ficou com muco no nariz, espero que continuando pelo menos com o soro (ela parece que reage melhor do que com as vaporizacoes) ela fique melhor. A outra de momento n parece ter sinais nenhuns de doença, tambem ao que ela se alimenta e se desemvolve parece mt mais resistente :)
estupid_girl
Membro Júnior
Registado: quarta jun 30, 2004 11:53 pm
Localização: 2 tartarugas, 5 cães e 1 cobra (recentemente adquirida)
Contacto:

sábado nov 05, 2005 12:24 am

seriu este topicu e estas mensagens foram bastante elucidativas para mim =P
as melhoras para a tua tutty**
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”