



Moderador: mcerqueira
Como podes aconselhar a comprar cagados, sabendo que são especies da nossa fauna e que são proibidos por lei manter em cativeiro? Sabes que esses cagados que dizes serem mais faceis de arranjar, são colectados da natureza enquanto as tartarugas que encontras nas lojas são criadas em cativeiro para fins comerciais.bombo
mas olha aconselho-te a comprar um cagado...
Is a Turtle Right for You?
• Turtles are not Ninja Turtles. They will not perform tricks, talk, or perform heroic deeds. They don't eat pizza either.
• Turtles live 40 and more years. Are you willing to take on a long-term commitment? Some are claimed to be over a 100 years old!
• Do you have time to take proper care of your turtle? It takes about 1 hour a week to thoroughly clean the enclosure, and about 10 minutes a day to feed and observe your animal.
• Are you willing to afford a turtle? Food will come you to about 10-20 dollars a month, depending on what you are feeding. An initial set-up will cost you at least 50.-, but probably more. (For an indoor set-up most of this money goes to the VitaLite-the rest can be improvised). Budget about 1 dollar a day for one animal. This budget includes food, housing, veterinary bills, and miscellaneous expenses.
• Turtles are not cuddly. If treated properly, they can become very tame and very attached to their owners, clearly distinguishing him/her from other people. Your turtle may also find ways to make known his needs to you.
• Even though most turtles are cheap to buy, when they get sick, they can cost as much as a cat or dog to treat. Are you willing to pay veterinary bills for the animal? Are you willing to give the animal all the medical and personal care it needs, when it gets sick? Turtles feel pain, too, and if you are not willing or able to spend the money on a *cheap* pet, don't get one!!!
Uns conselhos básicos de manutenção
IV. INSTALAÇÕES DE INTERIOR
Para se evitar o stress e vários tipos de doenças, por vezes fatais, a tartaruga precisa de: espaço para nadar e mergulhar à vontade; um sítio seco fora de água para apanhar sol directo, mas mantendo partes à sombra no aquaterrário; água limpa e arejada; esconderijos submersos. Parte fora de água - cerca de 1/3 do comprimento total. Profundidade da água - 10-20cm para as bebés (carapaça com cerca de 2,5-5cm de comprimento) e para as mais velhas, pelo menos o dobro do comprimento da carapaça da tartaruga maior, para que, ao mergulhar não se magoe. Materiais de decoração - pouco ásperos e sem bicos perigosos. Proteger das correntes de ar e manter em local calmo. Tapar o aquaterrário só cerca de 1/3 ou metade, pois um excesso de humidade pode provocar fungos. Para tirar o CLORO (gás desinfectante) da água que sai da torneira, prejudicial à tartaruga, deixar a água em recipientes destapados de boca larga (ex: balde) durante 24 horas ou então, só colocar a tartaruga na água nova depois desta ter sido agitada pelo filtro 3-6 horas, o que favorece a evaporação do cloro; a quantidade de cloro pode medir-se com Testes (ex: SERA).
DIMENSÕES MÍNIMAS do aquário aconselhadas para 1-3 animais com carapaça: a) até 10cm: 60cm (comprimento) x 30cm (largura) x 35cm (altura) ou 80cm x 30cm x 40cm; b) de 10-20cm: 100cm x 40cm x 65cm ou 120cm x 50 cm x 70cm; c) mais de 20cm: 150cm x 60cm x75cm.
A PARTE FORA DA ÁGUA pode obter-se: a) para animais com carapaça até cerca de 10cm - plataformas aderentes de plástico TANK TERRACE ( cortar os bicos duros e afiados, para não magoar a tartaruga); b) colando um vidro atravessado no aquário e enchendo-se a parte terrestre com areão; c) fazendo uma estrutura de vidro e/ou acrílico, enchendo-se a parte de cima com areão, servindo a parte de baixo de esconderijo; d) construindo uma estrutura com pedras que não resvalem, ferindo ou matando a tartaruga: colar com cola de aquário ou cimento.
ILUMINAÇÃO E TEMPERATURA - Sol directo (no mínimo, 3-4 horas/dia, durante cerca 6 meses, mas quanto mais apanhar, melhor), sem interferência de vidros, que não deixam passar as radiações ultravioleta; estas fazem muita falta para desinfectar a tartaruga e ajudar à sintetização da vitamina D, que permite a fixação do cálcio, indispensável para o desenvolvimento dos ossos e carapaça. Em caso de falta de sol, utilizar lâmpadas: a) fluorescente compridas frias: imitam a luz do sol (Luz do Dia), mas não aquecem; precisam de um suporte especial e de ser acompanhadas por outras lâmpadas vulgares incandescentes de 75-100W, que dão calor; b) parecidas com as anteriores, mas que aquecem; c) incandescentes que imitam a luz do sol e aquecem (ESU REPTILE DAYLIGHT, importadas pela Veterina e ZOO MED DAYLIGHT BLUE - ESU MED); precisam de um candeeiro normal (ex: "de estirador", também conhecido por "de arquitecto"), que aguente com os watts da lâmpada: não se pode colocar uma lâmpada de 100W, por exemplo, num candeeiro de 75W, senão este pode estragar-se, derretendo junto à rosca e pingando, podendo queimar a tartaruga. Temperatura ambiente - máxima: 40ºC; mínima: 3-4ºC, senão há perigo de morte. Para evitar resfriamentos, a diferença entre as temperaturas do ar e da água não deve ser superior a 3-4ºC. Sem aquecimento artificial (resistência com termostato, cabo de borracha Kablotherm), geralmente a água está 1-2ºC mais fria que o ar.
LIMPEZA - É indispensável um filtro ou dois (vantagens do filtro exterior: não rouba espaço no aquaterrário, faz pouco ou nenhum barulho e, em princípio, filtra melhor. Ex: EHEIM e FLUVAL). Deve-se ligar o tubo de aspiração de água (com a ajuda de uma "união de redução", que se encontra em lojas de canalizações) a uma "placa de fundo" colocada no fundo do aquário, por baixo do areão. Assim. A água desce, atravessa o areão e a placa de fundo, deixando lá grande parte das impurezas e arejando o areão (o que permite o desenvolvimento de bactérias para a filtração biológica, a qual transforma os detritos orgânicos em Amoníaco - muito tóxico - e Amónia, depois em Nitritos - muito tóxicos - e finalmente em Nitratos, menos tóxicos, absorvíveis pelas plantas e menos prejudiciais, desde que não sejam em demasiada quantidade), é aspirada pelo tubo de aspiração do filtro, é limpa dentro do filtro e volta para dentro do aquário. Consegue-se o circuito inverso ( a água sobe da placa de fundo para cima), ligando-se o tubo de saída da água do filtro à placa de fundo, com a "união de redução"; neste caso, o areão também é arejado, mas retém menos impurezas, as quais deverão ser aspiradas pelo tubo de aspiração do filtro. Geralmente a potência do filtro é indicada para aquários com peixes; a EHEIM aconselha que o volume de água aspirado por hora ( o que é cerca de 1/2 - 2/3 do indicado no filtro quando este está cheio de materiais filtrantes) seja o triplo do volume da água a limpar; mas, à partida, as tartarugas sujam muito mais que os peixes; note-se também que, geralmente, quanto mais alto o filtro estiver (desde que não esteja acima do nível da água do aquário), mais força tem para aspirar a água. Como a tartaruga come mais no tempo quente, convém mudar 20-50% da água de 15 em 15 dias, pelo menos. No tempo frio, em que ela deixa de comer totalmente ou quase, mudar de 2 em 2 ou mesmo de 4 em 4 meses. Existem Testes para se medir o Amoníaco, Nitritos e Nitratos (ex: Waterlife, JBL). Geralmente, quando a água começa a cheirar mal e a perder a transparência, precisa de ser mudada, pelo menos parcialmente.