Réptil para a escola!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Klett
Membro Júnior
Registado: sexta jan 13, 2006 8:43 pm

sexta jan 13, 2006 8:51 pm

Boa noite,

Bem eu e uns colegas de turma queriamos comprar um réptil para por-mos na sala de Biologia. Já falámos com a directora da área e apenas temos que lhe dizer alguns aspectos importantes para a sobrevivência desse mesmo réptil.

Nós comprometemo-nos a tratar-mos do animal apenas precisamos que nos deixem colocar na sala.

Ainda não temos a certeza qual a réptil que queremo,s mas a ideia inicial foi um Camaleão. Pelo que tive a ler os camaleões não são os répteis indicados para primeira vez e parace que precisam de imensa atenção e condições muito especiais.

Depois pensei num dragão barbudo, mas pelo que vi atinge mais de 35 cm o que é muito...

Eu estava a pensar num réptil +- com 20 cm sem a cauda... A mesma sala tem já 2 aquários ... 1 com um peixe e outro com um tritão. Ambos os aquários tem +- 75 cm de comprimento e uns ... 35 de largura e 40 de altura

O terráqueo/aquario que podemos disponibilizar para o réptil teria mais ou menos as mesmas medidas.

Depois pensei num Gecko Leopardo... visto ter entre 20-25 cm...

Gostaria de saber a vossa opinião sobre que réptil será o mais adequado para esta situação...

Abraços e fiquem bem! :D
aladrok
Membro Júnior
Registado: segunda jun 27, 2005 9:15 pm

sexta jan 13, 2006 11:08 pm

Já pensaram numa cobrita????? Era uma opçao
Klett
Membro Júnior

sábado jan 14, 2006 12:28 am

Uma cobra não dá porque há pessoas que não as podem ver á frente lol...

Mas fomos hoje a uma loja de animais e chegá-mos á conclusão que o melhor é o Gecko Leopardo porque não precisa de humidade e é relativamente pequeno - 20cm com a cauda.

Então estamos a pensar arranjar um dos aquários que temos na escola e depois talvez na 2º feira digo-vos as medidas certas...

Depois precisamos de um tapete de aquecimento, UVb e lampada de cerâmica, areia, decoração...

Em relação ás lampadas UVb e cerâmica alguem sabe os preços de cada uma?

E como é para beber água? De preferência um recipiente razo certo?

Abraços e fikem bem! ;)
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado jan 14, 2006 1:46 pm

Pelo que li verifico que já pensaram e fizeram pesquisa sobre cada animal a nivel de tamanho e cuidados espero, mas já pensaram também o que vai acontecer a esses animais quando chegarem as ferias??
Klett
Membro Júnior

sábado jan 14, 2006 1:59 pm

Já, e se existem lá outros animais que já la estão há alguns anos e alguem os alimenta nas férias, então alguem poderá alimentar o Gecko também...

De qualquer forma nós vivemos perto do Liceu o que não quer dizer que é possivel irmos lá todos os dias, mas se alimentam o tritão e o peixe, então tb alimentam o Gecko.

Já estamos decididos e vamos apostar no Gecko Leopardo... vamos também vender umas rifas para angariar dinheiro =D

Espero que tudo corra bem...

Já agora alguém aqui tem ou já teve um Gecko? Se me quiserem dar algumas informações que achem interessantes, já tive a ler bastante mas se poderem ajudar =D

Fiquem bem!
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 14, 2006 3:48 pm

Just how long will your pet gecko live? Well, we have had female leopard geckos live 19 years and a friend in Florida had a male, that died recently, that lived a verifiable 27 years! Females are usually able to lay up to the age of 8 years without problem. Again, the key is a proper nutritional foundation; especially during that first year of life.
Tirado de http://www.leopardgecko.com/emcare.html

Tenham tambem em conta os anos de vida da especie em questão, como podes verificar vivem muitos anos quando bem cuidados....Além do mais os repteis em geral sofrem muito com o stress e uma sala de aula favorece em tudo o stress de qualquer reptil.
Klett
Membro Júnior

sábado jan 14, 2006 3:55 pm

Isso também acontece com os anfibios?

Bem não sei... existe mesmo ao lado a sala dos professores de biologia... mas a ideia era tb que o pessoal pode-se ver o Gecko...
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 14, 2006 7:08 pm

O que me preoucupa, são os 20 anos de vida que o gecko vai ter...quem vai garantir o cuidado durante tanto tempo....
Klett
Membro Júnior

sábado jan 14, 2006 7:13 pm

O meu maior problema nao é bem esse, porque ate há gente no nosso grupo que dizem que quando sairem da escola que querem ficar com o Gecko, inclusivé eu, mas apenas se a escola achar que nao tem condições para continuar com ele lá quando nós já la nao tivermos, ai nao ha problema porque algum de nós o leva para casa... o meu problema é durante as férias... temos que confirmar bem como é que são alimentados os outros 2 animais.

Ourtra coisa, o terrário dos Geckos precisa de ser humidificado todos os dias?

E em relação á alimentação, se nós por exemplo á sexta feira á tarde pusermos 3 grilos no terrário chega para durante o fim de semana? E não vai ele comer todos duma vez? Pelo que vi eles não comem td duma vez, mas não tenho a certeza.

Outra pergunta, as luzes UVb têm que ser especiais para cada reptil, ou por exemplo uma que dê para iguanas também da para Geckos?

Obrigado pela informação até agora disponibilizada :D (quero mesmo criar este gecko!)

Já agora pff, se alguem tiver tido ou tenha um gecko por favor adicione-me no MSN: [email protected]
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado jan 14, 2006 7:14 pm

Sinceramente uma altura pensei num projecto desses e acabei por desisitir... Um reptil nao é um peixe dourado ou um hamster! Requer muitos mais cuidados que qualquer outro tipo de animais, alem do que a sua manutenção é muito dispendisosa.... Lampadas de UV, etc,etc,etc...

Tem de se ter muito cuidado com humidades, mudas de pele, pelo que é um animal para estar em casa e para tratarmos deles todos os dias, mais do que uma vez por dia... Os que requerem menos cuidados ainda sao as cobras!

Depois estes animais sofrem muito com o stress, o que numa sala de aula é terrivel para o animal, e ainda para mais numa escola, com os putos todos a espreitar e a bater no vidrinho do terrario...

Eu acho muito má ideia, pelo que já passei pelo mesmo e acabei por chegar a conclusao que é muito ma escolha...
Eu nao quero ser desmancha praseres, mas acho que deves reflectir muito bem sobre todas as questoes relacionadas com a manutensao de um animal deste tipo!

Espero que reflitas sobre este assunto e se tiveres a certeza que consegues proporcionar todas as condiçoes, sóte desejo boa sorte!
Klett
Membro Júnior

sábado jan 14, 2006 7:19 pm

Eu sei que é complicado... daí ser interessante o desafio! Acho que podemos todos aprender bastante com este projecto e tratar de animais é algo que quero fazer para o resto da vida!

Se chegar á conclusão que na sala de aula o Gecko vai ficar muito stresado podemos tentar po-lo na sala de professores que até tem mais espaço...

Na 2º espero já ter falado com os stores de biologia para esclarecer mais coisas...

entretanto se me poderem responder ás questões que coloquei no outro post agradecia imenso! =)
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 14, 2006 7:27 pm

Só se deve dar ao gecko alimentação que ela consegue comer numa refeição, deixar alimento vivo no terrario tipo grilos, podem magoar o gecko. Acho que vais aprender por ti mesmo e á custa da vida desse reptil uma vez que já decidiste o que queres fazer, já varios foristas te aconselharam que não é boa ideia, e mesmo assim inssistes....mostrando que para ti o bem estar do animal não tem grande importancia....se fizeres uma pesquiza no google ou leres o link que postei acima tens resposta a todas as perguntas....
Klett
Membro Júnior

sábado jan 14, 2006 7:32 pm

Se o bem estar do animal nao me importa-se eu não estaria aqui a perder tempo a fazer estas perguntas! E acho que percebeste mal quando disse que era bom para aprender... eu nao quis dizer: Se ele morrer é da maneira que aprendo.

Nós só vamos com isto para afrente de houver realmente condições e é por isso que estou aqui a fazer estas perguntas, é por isso que tenho ido a lojas peruntar é por isso que vamos tentar esclarecer com os stores quais são as condições que podemos garantir.

Eu aceito as vossas opiniões e ajudam imenso e dá para perceber que não é uma coisa fácil de se criar...

Aguardo pelas respostas e obrigado pelas vossas opiniões ;)
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 14, 2006 8:07 pm

E tem mesmo de ser um reptil? Já pensaste numa tarantula por exemplo, vivem menos anos, comem uma vez por semana, não precisam de grandes espaços....
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jan 14, 2006 8:14 pm

Acho uma péssima ideia... Só a questão do stresse já é suficiente...porque vai haver.Porque há sempre ovelhas ranhosas que tratam mal o animal ou se divertem a chateá-lo. Porque mais tard eou mais cedo passa a novidade os alunos seguem em frente e chega-se a um ponto em que ninguém se importa com ele.

Já v iso acontecer. Vezes demais.

Um bom projecto é as pessoas levarem os seua animais ( iguanas, Geckos, coelhos,, etc) à escola para apresentarem aos colegas e efectuarem um trabalho sobre a manutenção dos mesmos...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”