Já pesquisei bastante, mas em relação a humidade encontrei varias informações diferentes.Já ouvi entre 10 e 30..que 50 era aceitavel
Gostava de saber a vossa opinião.
Em relação ao substrato vou usar papel de cozinha..mas qd o dragao for adulto posso usar farelo de trigo como substrato, ou pode causar obstruçao intestinal?
Obrigado e dsculpem ter aberto outro topico!
Dragão barbudo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Num preptil a humidade a mais pode ser mais prejudicial, excesso de humidade pode levar a problemas respiratorios, a falta pode ser compensada no alimento e em banhos na altura da muda de pele...
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo ago 07, 2005 1:57 am
sim, eu ate estava a pensar em dar-lhe um banho semanal em agua morna.
e em relação ao farelo o que achas?
e em relação ao farelo o que achas?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu não aconselho nenhum tipo de substrato solto que caiba na boca do reptil...
-
- Membro
- Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm
pela minha experiência com dragões barbudos (que são lindos, queria bué ter um) a solução mais fixe é ires à praia e trazeres 2 sacos de areia para casa (desculpem lá pessoal que é contra tirar coisas da natureza, mas areia há muita e 2 sacos não tem comparação coma quantidade de areia que o mar por vezes tira da praia naturalmente) os quais terás de [b]ferver[/b] em casa. não é um processo dificil, e é o melhor substracto para eles.
Ok, cabe na boca deles, lol, mas não é tóxico e não vão andar a comer a areia :)e dá um aspecto muito mais natural ao terrário.
banho não recomendo, são animais de deserto... até podem gostar, eles gostam d tudo o que é morninho e implica colinho do dono.
humidade a menor possivel. que o terrário tenha boa ventilação e aquecimento, esconderijo, etc é fundamental.
foste tu que construiste o terrário, podes enviar uma pic?
Ok, cabe na boca deles, lol, mas não é tóxico e não vão andar a comer a areia :)e dá um aspecto muito mais natural ao terrário.
banho não recomendo, são animais de deserto... até podem gostar, eles gostam d tudo o que é morninho e implica colinho do dono.
humidade a menor possivel. que o terrário tenha boa ventilação e aquecimento, esconderijo, etc é fundamental.
foste tu que construiste o terrário, podes enviar uma pic?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
A areia, principalmente em dragões bébé é a causa de morte por obstrução do aparelho digestivo, eles ao passarem 24 sobre 24 horas sobre areia vão ingerindo intencionalmente que bloqueia, não deixando o animal defecar. Nodeserto, não estão sempre sobre a areia, proucurando zonas rochosas onde passam a maior parte do tempo a apanhar sol.
solução:
metado do terrario com uma pedra grande e direita (tipo xisto) ao mesmo nivel da outra metade coberta com areia!
Da um aspecto fixe e uma funcionalidade porreira...
Quando sao bebes, mais vale o manter em papeis de cozinha para nao correr riscos desnecessarios!
metado do terrario com uma pedra grande e direita (tipo xisto) ao mesmo nivel da outra metade coberta com areia!
Da um aspecto fixe e uma funcionalidade porreira...
Quando sao bebes, mais vale o manter em papeis de cozinha para nao correr riscos desnecessarios!
ha uma areia da eurozoo, que se chama calcisand, que no caso do animal a comer (no caso dos repteis que comem no solo, tal como o dragao barbudo), ele consegue digerir a areia sem qualquer problema, muito pelo contrario, pois a areia é rica em calcio, fornecendo ainda um suplemento.
outra aspecto positivo da areia é os graos serem pekenas esferas, sem qualquer ponta aguçada, evitando assim qualquer ferimento no trato intestinal.
eu uso esta areia no meu gecko e notei logo diferença nas fezes, antes eram autenticos croquetes cheios de areia, agora n têm ponta de areia. aconselho bastante esta areia.
vejam os aspecto da areia.

outra aspecto positivo da areia é os graos serem pekenas esferas, sem qualquer ponta aguçada, evitando assim qualquer ferimento no trato intestinal.
eu uso esta areia no meu gecko e notei logo diferença nas fezes, antes eram autenticos croquetes cheios de areia, agora n têm ponta de areia. aconselho bastante esta areia.
vejam os aspecto da areia.

Em estado selvagem eles procuram lugares húmidos quando sentem que precisam mas em cativeiro temos de ser nós a providenciar essa humidade. Algo entre 20 e 40% funcionará perfeitamente bem desde vaporize o animal 2 vezes por dia.JohnnyDavid Escreveu: Já pesquisei bastante, mas em relação a humidade encontrei varias informações diferentes.Já ouvi entre 10 e 30..que 50 era aceitavel
Gostava de saber a vossa opinião.
Em relação ao substrato vou usar papel de cozinha..mas qd o dragao for adulto posso usar farelo de trigo como substrato, ou pode causar obstruçao intestinal?
Obrigado e dsculpem ter aberto outro topico!
Farelo de trigo porquê? Eu não recomendo nada que não possa ser limpo facilmente e que possa ser um autêntico prato de Petri caso apanhe alguma humidade. Experimente por um bocadinho de fruta num prato de farelo e depois colocá-lo num ambiente quente por uns dias que percebe logo do que estou a falar.
Infelizmente isto não é verdade. Eles comem o que lhes dá na bolha!Ok, cabe na boca deles, lol, mas não é tóxico e não vão andar a comer a areia e dá um aspecto muito mais natural ao terrário
Eu gastei uma pipa de massa em seixos brancos os quais pensei que não comia pelo tamanho e aparência desinteressante mas depois de ver o segundo a desaparecer goela abaixo, acabaram-se as suposições e nada fica no terrário sem ser supervisionado 24h pelo menos.
Um membro de outro fórum que frequento dizia que o dragão dele tentava insistentemente comer a repti-carpet do terrário, vá-se lá perceber porquê =)
Gezzmo, todas as variedades de calcisand tem vindo a ser reportadas como puro veneno com imensos animais mortos à custa de a ingerir.
Se antes as fezes do gecko eram "croquetes cheios de areia" e agora não são, é porque esta ou está a ser absorvida pelo organismo ou está a ficar retida. Qualquer um dos casos é terrível a retenção porque leva à morte e porque cálcio a mais é prejudicial à saúde do animal!
Seja como for, se antes ele fazia "croquetes cheios de areia" a solução era retirar a areia e não mudar para outro tipo de areia. O problema é a ingestão e não a areia! Parece-me perfeitamente obvio mas se calhar sou só eu...
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo ago 07, 2005 1:57 am
Ja me decidi..enquanto for pequeno vou usar papel de cozinha, depois quando crescer talvez mude para repti carpet ou talvez continue com papel de cozinha!
rbl eu sei que o farelo ganha bolor muito facilmente, mas li que podia ser usado como substracto.axo que foi aqui www.beardeddragon.org !

rbl eu sei que o farelo ganha bolor muito facilmente, mas li que podia ser usado como substracto.axo que foi aqui www.beardeddragon.org !