Dragão Barbudo - Questões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Cashville
Registado: quarta fev 08, 2006 3:19 am

quarta fev 08, 2006 3:26 am

Boas.
Estou a pensar adquirir um Dragão Barbudo (2 até), ou talvez um gecko (ainda estou em fase de decisões lol)
Estou mais virado para o Dragão Barbudo, visto ser um réptil bastante dócil, e já andei a ler vários artigos sobre o mesmo. Pelo que li, não faz mal ter 2 (M e F) no mesmo terrário, e era isso mesmo que tenho em mente. Li tb que só entram na fase de acasalamento por volta dos 16 meses. Gostaria de fazer criação, caso venha a gostar do réptil em questão, e gostava também de saber se eles ficam agressivos na época do cio, tanto para o parceiro, como para o dono.
Li que eles gostam bastante de comer insectos, e que a partir de uma certa idade, a sua alimentação deverá ser maioritariamente feita dos mesmos. Quem tiver disponibilidade de responder às minhas questões, faça favor, e corrijam-me se disse algo errado.

Cumprimentos
JohnnyDavid
Membro Júnior
Registado: domingo ago 07, 2005 1:57 am

quarta fev 08, 2006 3:24 pm

boas!
Se estas a pensar adquirir 2 dragões barbudos, isso vai dar-te um pouco mais de trabalho pq vais precisar de um terrario maior, 2 ou + "basking spots" e de atenção na altura da alimentação.
Quanto ao cio, nunca ouvi falar nos DB, nem sei se ficam mais agressivos ou não. No caso da alimentação é ao contrario do que tu disseste...quando é bebe e jovem tem mais tendencia a comer insectos.Deves disponibilizar salada todos os dias para ele se ir habituando e conforme ele crescer aumenta a proporção de salada e diminui a de insectos.
Pessoalmente gosto mais de dragões barbudos do que geckos.. ;)
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta fev 08, 2006 8:21 pm

Há aqui muitos "senãos". Primeiro para poder comprar um casal terá de comprar juvenis pois eles em bebés são iguais e dificilmente o sexo é apurado com exactidão. Comprar juvenis é perder metade da piada e algo que não recomendo se realmente pretende fazer criação.
Segundo, o "não faz mal ter" é dado a muitas interpretações muitas delas correctas apenas em alguns contextos. Se não quiser controlar as condições de acasalamento, gestação, saúde da fêmea, etc e quiser que a natureza siga o seu caminho com todos os riscos que isso implica, então sim, não faz mal ter os dois juntos. Se crescerem juntos, é muito provável que enquanto juvenis acasalem o que pode ter resultados desastrosos para a fêmea e sem qualquer garantia de fertilidade dos ovos.
Eles não entram na fase de acasalamento por volta dos 16 meses, eles ficam fisicamente capazes para o fazer (sobretudo as fêmeas pois os machos só precisam de tamanho para as dominar) por volta dessa altura, 16 - 18 meses...
Pessoalmente não recomendo que tente criar esta ou qualquer outra espécie assim de repente, sem ter qualquer experiência em mantê-los primeiro. Recomendo que comece por um dragãozinho bebé e se ao fim do primeiro ano ainda quiser tentar criar, comece a planear a compra e futura instalação de uma fêmea para os 6 meses seguintes.
Não só tem muito de aprender sobre eles antes de os tentar criar como os custos envolvidos num arranque assim são perfeitamente astronómicos.

Para lhe dar uma ideia, um terrário grande o suficiente para 2 indivíduos + terrário de postura + incubadora + iluminação + aquecimento + acessórios + suplementos + um casal de dragões fica no mínimo por cerca de 200 contos e se souber bem como gastar o dinheiro. Quando começar a somar comida e veterinário a conta começa a subir brutalmente.
Um dragão bebé + terrário + equipamento fica por cerca de 50 contos se também souber gastar bem o dinheiro.

Nesse aspecto um gecko é muitíssimo melhor. Um gecko leopardo com terrário e equipamento pode custar pouco mais que um dragão bebé =)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”