Plantas no terrario????

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
JCNeto
Membro
Registado: quinta mar 02, 2006 6:31 pm

sexta mar 10, 2006 6:36 pm

Boas.

Tenho uma Elaphe Guttata num terrario de 1 metro, e gostaria de saber se alguém consegue ter plantas naturais no terrario. O aspecto é muito diferente das plantas artificiais.
Eu já tentei mas morrem todas.
Se sim que espécies é que têm??

JCNeto.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sexta mar 10, 2006 10:08 pm

A terra das plantas, é materia viva, é uma cultura de fungos e bacterias, que á partida não quermos levar para dentro de um terrario fechado com calor e luz e humidade.
aladrok
Membro Júnior
Registado: segunda jun 27, 2005 9:15 pm

sábado mar 11, 2006 3:52 pm

Concordo com o coldblood mas nao inteiramente. Bem eu axo assim... plantas num terrario é sempre dificil de manter por causa da bixarada k elas trazem mas convenhamos k no meio natural elas têm plantas naturais por isso é possivel manter um terrario assim. Mas tb axo k é complicar kd não há necessidade disso!!!!!
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado mar 11, 2006 5:41 pm

Aladrok, esta é uma daquelas situações em que comparar ao "meio natural" é perfeitamente descabido. Como o coldblood disse, estamos a falar de "um terrario fechado com calor e luz e humidade" e não de uma área ampla, arejada, com ciclos naturais de humidade, calor, etc.

Quanto a ter plantas vivas no terrário convém sempre pensar se os benefícios realmente compensam pois manter um terrário deste género dá 6x mais trabalho que um convencional.

Eu começava por ir a um horto e pedir a um funcionário que indique plantas que considere adequadas às condições de luz, humidade e temperatura do terrário.
Não percebo muito de cobras mas julgo que esta espécie não tem grandes requisitos de humidade e que os 50% que normalmente se encontram nas nossas casas são suficientes.
Isto coloca logo de lado todas as espécies que precisem de muita água.
Os 26 ou 27 graus a que deve estar constantemente o terrário, coloca também de lado plantas de climas mais amenos e que não estejam preparadas para reter água nas folhas, pois secam e morrem em poucos dias no ambiente quente do terrário.
Das que sobrarem, algumas não serão indicadas devido a características potencialmente perigosas (espinhos, etc) e outras devido à sua fragilidade, o que reduz ainda mais a lista.

Nesta fase é altura de voltar à net e pesquisar sobre as espécies da lista para verificar se alguma é tóxica ou está listada por qualquer problema específico com esta espécie. Como elas não comem verdes, tenho dúvidas que algo assim surja.

É preciso preparar as plantas e o terrário. Se não tem iluminação UV para a cobra, vai ter de comprar agora pois sem ela as plantas morrem. Uma reptisun 2.0 da zoomed produz radiação UVB em quantidades benéficas para as plantas e para a cobra.
Se a temperatura de cor desta lâmpada não for acima dos 5500K (kelvin), as plantas não conseguem realizar a fotosíntese e morrem, logo é necessário comprar lâmpada(s) para este efeito. Algumas fluorescentes servem para isto mas eu optei por aquelas lâmpadas económicas pois quanto menos cintilação das lâmpadas, melhor! Menos "stressam" os bichos.
Aviso já que encontrar destas lâmpadas é difícil. A maior parte não tem marcadas na caixa ou lâmpada a temperatura de cor e das poucas que têm, a maior parte produz valores abaixo do pretendido.

É também necessário transladar as plantas para outros vasos mais adequados ao uso no terrário e trocar a terra por nova, uma que esteja marcada e indique que não contém fertilizantes químicos. A escolha do tipo de terra é fulcral. Umas são mais arejadas que outras e as plantas morrem se não tiverem nas condições próprias. É aconselhado lavar bem as folhas das plantas para retirar qualquer químico que elas tragam.

Pessoalmente acho horríveis os vasos dentro dos terrários. O que eu faço é colocar as plantas num vaso muito baixo, com um nível de drenagem no fundo, de modo a depois conseguir cobrí-lo com o substrato do terrário.

Depois é uma questão de sorte. Algumas plantas não se dão de todo em ambientes fechados com pouca ventilação, definham e morrem em semanas ou dias. Outras sucumbem devido a parasitas próprios como as heras, as quais são atacadas por uma espécie de aranha vermelha que aparentemente vêm em todas as heras e não fazem nada a mais nenhuma planta ou animal.

Se depois de isto tudo acha que vale a pena o trabalho, força! É algo que não posso deixar de recomendar, sobretudo depois de ver a diferença nos meus bichos que estão em terrários naturalistas.
Eu também gosto muito mais da visão que estes proporcionam do queq quando tinham caixas de ovos e papel absorvente =)
JCNeto
Membro
Registado: quinta mar 02, 2006 6:31 pm

segunda mar 13, 2006 7:17 pm

Boas.

Grande explicação. Vou mesmo tentar encontrar essas lampadas e arranjar umas plantas que suportem estarem nessas condições.
Estava a pensar numa especie de trepadeira que se costuma ver agarrado a uns troncos de musgo. São bonitas e crescem rapido.
Mesmo tendo a lampada flurescente apropriada para repteis (UVA e UVB) será preciso ter essas lampadas económicas?

JCNeto
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda mar 13, 2006 7:40 pm

As trepadeiras mais comuns são as heras e quase todas elas sofrem do problema que referi. São também normalmente plantas de muita humidade por isso confirme junto de um funcionário.

Seja de que tipo for a iluminação, econômica ou fluorescente, tem de estar marcada com um valor igual ou superior a 5500K. Se não disser nada, o mais certo é produzir valores inferiores a isso.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”