Zupi antes de mais bem vindo(a) à Arca e ao forúm dos repteis, é sempre bom ter mais um "fan" de tartarugas com quem trocar ideias
Quando a trouxeste para casa, veio de onde?
Ou seja, vinha de um terrário aquecido, de uma aquário tipo ilha?
Deves sempre verificar o estado da carapaça (escamas inteiras), os olhos (sem inchaço e limpos), e a pele (sem fungos ou ácaros).
Sendo a tua tartaruga muito pequena (?) e se veio de um aquário à temperatura ambiente poderá ainda estar a hibernar e o processo de adaptação pode ser moroso! informa-te como estava antes qual a frequencia de alimentação e se era energética!
A tartaruga da Titatugu felizmente já está em recuperação, embora os seus conselhos sejam sempre uteís
As minhas acabaram de acordar à 3 semanas de hibernação. Tenho-as num lago exterior o que me permite facultares o ciclo natural da sua vida!
Nunca fui apologista de forçar actividade contínua delas... dormem durante 4 meses aproximadamente durante a estação fria dentro do lago e quando acordam vêm apanhar banhos de sol.
Aconselho a que pesquise aqui no forúm pois o este assunto hibernação já foi por diversas vezes debatido. A não-hibernação está longe de ser um processo forçado como refere, pessoalmente não apreciei mto a sua expressão
A alimentação que lhes dou (tenho 4, 3 grandes, sendo a maior de 25cm e 1 pequena com 10cm ap) é também natural: fruta (banana, maçã), alface, carne de peru ou frango, e peixes, mariscos e molusculos diversos (garanto-vos que fica bem mais barato do que essas embalagens de comida com químicos).
Mas nada, nada mesmo bate o favoritismo delas por um bom "prato" de caracóis! Crus claro está!!!
Também acha a ração dos cães e dos gatos impropria e cheia de químicos????
Outra coisa que pode ajudar a aparência destes lindos bichinhos é a hidratação da carapaça! Um pouco de vaselina bem espalhada e parecem como novas!
Exactamente como diz, a vaselina ajuda apenas na aparência(dá brilho) não hidrata de modo algum pelo contrário, este produto até utilizado quando à fungos pois "sufoca-os". A carapaça tem que "respirar" , não pode estar constantemente hipermeabilizada!
E só mesmo para a fotografia :p existem no mercado vitaminas próprias para aplicar nas carapaças mas uma tartaruga bem cuidada não precisa
Espero que não leve a mal as minhas palavras mas é a minha opinião

muita gente lê estas mensagens, uns mais experientes que outros e poderiam ser induzidos em erro.
Cumprs