iguana extremamente violenta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

kaddafy
Membro Júnior
Registado: quarta abr 12, 2006 8:22 pm

quarta abr 12, 2006 8:59 pm

boas a tdo o ppl k por ka anda!
eu adquiri uma iguana 3 dias, deparo-m com alguns problemas, dos quais nem a mão no terrario posso por sem antes levar com duas ou tres xicutadas da cauda dela!!!tenhu um pouco d receio k seja por tar num sitio um pouco pekeno;(visto k o terrrario tem pouco mais d 50x40)mas isto e so ate ao final da semana pq estou a terminar o novo para ela!puderiam-m ajudar em relaçao a sua violencia?
abraços e agradecido
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta abr 12, 2006 9:34 pm

A iguana tem 3 dias ou compraste há 3 dias?! Que idade é que ela tem? Qual é o tamanho dela?
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

quarta abr 12, 2006 10:05 pm

Seguramente é pelo terreiro mas não sei se lhe andas a forneçer uma boa alimentação,condições de higiene etc.(eu sei que andas)
Lembra-te que os animais tem sempre razão!
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta abr 12, 2006 10:29 pm

Korrodi disse: "Seguramente é pelo terreiro"

nao, seguramente que PODE NAO SER do terrario, alias, terrarios demasiado grandes ja provocaram comportamentos mais esquivos e mais violentos, assim como os pequenos custumam tornar acolhedores e tendem a reduzir o stress do animal...!

a iguana pode ser macho e se ja for adulta pode estar com o cio, o que justifica o comportamento dela! Mas para afirmar isto tem de adiantar mais detalhessobra a sua idade...

Se retirarmos a hipotese do cio, o mais provavel é a iguana ter sido submetida a uma situaçao de stress intenso durante a estadia na loja de animais, ou a mudança de clima e de terrario, o que pode condicionar comportamentos violentos. Se for este ultimo caso, tera de ter uma aproximação gradual da sua iguana para a ajudar a ganhar confiança. Mas para já, o melhor é adiantar detalhes...
rbl
Membro Veterano

quarta abr 12, 2006 10:58 pm

korrodi Escreveu:Seguramente é pelo terreiro mas não sei se lhe andas a forneçer uma boa alimentação,condições de higiene etc.(eu sei que andas)
Nunca vi ninguém mudar de opinião na mesma frase =)
lexinu
Membro Júnior
Registado: segunda mai 31, 2004 12:03 am

quarta abr 12, 2006 11:18 pm

bem eu sou daopiniao k deve ser pela mudança...aconselho a meter a mao dentro do terrario com calma e mante-la la um pouco para k ela se habitue a tua presença...se puder ajudar em mais alguma coisa e so dizer.
boa sorte.
zeza
kaddafy
Membro Júnior

quarta abr 12, 2006 11:46 pm

eu compreia a tres dias mas penso k ela ja tera uns tres meses de idade. eu gostaria mt d vos mostrar uma foto dela mas para ser sinsero na faço a menor ideia d cm e k posso colocar aki uma foto dela.
kaddafy
Membro Júnior

quarta abr 12, 2006 11:49 pm

o terrario e limpo uma vez por dia a comida e a agua sao mudadas 2 vezes ao dia e normalmente customo tirala do terrario 1 vez por dia e solto-a no meu quarto. faço bem em seguir estes procedimentos?ajudem-m!!!
rbl
Membro Veterano

quarta abr 12, 2006 11:54 pm

Se a compraste há 3 dias devias deixa-la sossegada uma semana para ela se ambientar e só depois disso é que lhe devias tentar mexer.

Se daqui a uma semana ela continuar violenta, volta cá e logo se verá o que se pode estar a passar.
kaddafy
Membro Júnior

quinta abr 13, 2006 12:00 am

ok entao eu vou fazer isso e depois vejo s entao á melhorias!bigado a tdos pelas vossas sinseras opinioes!
kaddafy
Membro Júnior

quinta abr 13, 2006 12:35 am

finalmente consegui a foto!Imagem
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta abr 13, 2006 8:08 am

Bem vamos devagar...
Primeiro q td bem vindo...

1- Terrario: O terrario com as dimensões descritas é ideal para uma iguana jovem, qdo digo jovem é com cerca de 1 mes, e é ideal por varias razões... por ser pequeno causa menos stress ao animal, as "corridas" qdo se quer retirar/apanhar o animal são mais pequenas e normalmente menos demoradas o q reduz o stress, é muito mais facil manter o terrario em condições perfeitas de higiene até pk para esse terrarios o substrato aconselhado são folhas de jornal mudadas todos os dias como tu fazes... o controlo do animal e das suas fezes é mais facil...

2- Comida/Água: Não precisas de mudar a agua e comida 2 vezes por dia... até pk tirar e meter recipiente no terrario tb irá stressar o animal... 1 vez por dia é suficiente, a agua a não ser q ele faça as necessidades lá dentro (coisa mto habitual!) mudada uma vez por dia e suficiente... podes sp fortalecer a dieta com uma dose de calcio/vitaminas (aconselho o Reptivite da ZooMed pk é o q eu utilizo e tenho tido mto bons resultados..) q ajuda bastante...

3- Aquecimento/Iluminação: É um facto MUITO importante para ter uma iguana saudável (falo neste factor apenas pk sei q vai ser referido, apesar de ser um dos factores q influencia muito o animal não o torna mais ou menos agressivo, torna-o sim mais ou menos activo...)...
Uma lampada UVA-UVB com radiação 5.0 é algo de indispensável num terrario para iguanas... a radiação irá ajudar o animal practicamente em todas as suas actividades... desde a digestão, muda de pele, fixação de calcio, apetite... dai a sua importancia... O aquecimento é mais ou menos como a radiação UVA-UVB, uma iguana não vive bem sem estas duas coisas... o terrario onde o teu animal está é relativamente pequeno para se falar em gradiente termico... por isso falo apenas numa temperatura, temperatura essa q deverá ser de 27/28ºC está temperatura situa-se mais ou menos no centro do gradiente termico em q uma iguana q esteja num terrario grande deverá viver, esse gradiente deverá ter uma variação de temperatura de uma ponta do terrario á outra de cerca de 6/7º ou seja se um dos extremos do terrario tiver uma temperatura de 32º o outro extremo deverá ter uma temperatura de cerca de 26º... a partir dai o animal irá para a zona q melhor responda as suas necessidades nesse momento...

4- Manejo: Se queres ter uma iguana dócil terás obrigatóriamente q passar tempo com ela... e pelo menos uma 1/2 horinha por dia de carinhos ira fazer com q a tua iguana se torne mansa e carinhosa, não abuses dela pk tb a irás stressar e agitar se os "carinhos" se tornarem excessivos, uma das coisas q disseste q fazias q eu não te aconselho é soltares o animal numa divisão da casa, pk isso tb lhe irá causar algum stress pk a tendencia dela irá ser sp fugir e esconder-se e depois para a apanhares ir-lhe-ás causar bastante stress...

Penso q a tua iguana n tem problema nenhum apenas se sente estranha e uma iguana jovem é sp um animal esquivo e agressivo com um instinto de sobrevivencia enorme... dai a sua agressividade... aconselho a deixares o animal (aconselho pk penso q o animal terá cerca de 50cm!!) mais algum tempo nesse terrario... para ele se ambientar a sua nova vida e tb para ele se habituar a ti... o espaço é realmente um aspecto importante mas no inicio de vida de uma iguana n é algo de extrema necessidade... a iluminação e o aquecimento axo q são os pontos principais para uma iguana jovem e saudável...um ponto q ainda n referi é o sol natural... sp q possas deixa a tua iguana apanhar um pouco de sol, pk 6 horas com uma lampada UVA-UVB equivale a 30 minutos de sol directo...

Já agora gostava q nos indicasses a dieta q tens utilizado para ela...

Espero ter ajudado alguma coisa cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
kaddafy
Membro Júnior

quinta abr 13, 2006 10:24 am

primeiro k td mt obrigado por tdas as dicas e concelhos!
eu tenhu-a alimentado com um granulado para iguanas juvenis!li tb num site k diz k s deve por vezes alimentala com varius tipos d fruto desde a manga, o melao a melancia,etc. é aconselhavel eu fornecerlhe esse tipo d alimento enquanto jovem?
amanha eu acabarei o novo terrario k ja ira ter mts mais condiçoes e espaço.para terem uma ideia o terrariu ira ter cerca d 1 metro d comprimento, 60 centimetros d prefundidade e 50 centimetros d altura, em k ai ja tera a base alcatifada, tera mais troncos para ela subir i alguns tipos d plantas. aconselham-m a mudala ou a mantela no qual ela s encontra?
abraços
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta abr 13, 2006 11:03 am

http://www.geocities.com/RainForest/9008/faq.html#3.2
http://www.geocities.com/RainForest/9008/mksalad.html
http://iguanaden.org/diet/gallery.htm

Granulado, é muito incompleto como dieta, o mais saudavel é uma dieta equilibrada e o mais variada possivel, sendo que a fruta deve ser apenas 10% do total da refeição e não deve ser dada diariamente.
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta abr 13, 2006 11:12 am

Em relação á alimentação estas a fazer mto mal... o granulado não é o mais indicado... é sim um complemento... ou então em caso de força maior... a alimentação de uma iguana deve ser o mais variada possivel... legumes e frutas variados... como nabiça, couve, feijão verde, cenoura, morango, maça, pera... é de excluir a banana, leguminosas (feijão, ervilhas...) e a alface tb n é o mais indicado todas estas com risco de infecções digestivas... o granulado deverá mesmo ser dado como complemento... as minhas adoram nabiças... devoram aquilo! Já o grande Oscar tinha como prato preferido a nabiça... se tivesse então um pouco de cenoura há mistura era um espectáculo... viveu 10 belos anos...

Em relação ao terrario como disse no outro post, e se ela tiver os tais 50cm q eu disse aconselho q fique nesse terrario mais umas 2/3 semanas... Não te esqueças de ter sp agua em abundancia, ou melhor um recipiente onde o animal possa tomar banho,em relação ao substrato a carpete n é a melhor solução... se não te importares com o aspecto o jornal é a melhor opção senão exientem mtos substractos por onde escolher... mas tem sp o incoveniente de poderem ser ingeridos pelo animal...

Já sabes sp q precises de alguma coisa e só apareceres e perguntares...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”