Pessoal:
Preciso desesperadamente de ajuda. O meu Sá Pinto de ontem para hoje ficou amarelo e castanho muito escuro, está muito apático e não faz cócó desde sábado. O problema é que eu sou de Viseu e não há um vet que me possa ajudar, já liguei para vários em Lisboa e no Porto mas não falam por telefone, tenho de marcar consulta.
Se alguém poder ajudar
Ajudem please
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
uma questão que convém responder: quem é o Sá Pinto? O seu, claro :p
quanto à mudança de cor, não sei... sem saber a espécie é um pouco difícil de ajudar
quanto à mudança de cor, não sei... sem saber a espécie é um pouco difícil de ajudar

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Descreve-nos o terrario, equipamento, tipo de substrato, tipo de alimentação, idade e á quanto tempo está contigo e talvez assim poderemos tentar calcular as causas que o levaram a ficar assim, doutro modo é dificil.
Agradeço a vossa preocupação, mas o Sá Pinto faleceu ontem à noite. Apesar de todos os esforços não fomos capazes de o salvar. Agradeço aos veterinários de Lisboa e do Porto que se recusaram a falar comigo pelo telefone, dizendo que não davam consultas por telefone, não querendo ouvir nem as causas, nem como estava o animal.
Penso que morreu de prisão de ventre, ou de paragem de digestão. Vou pensar se compro outra ou não, porque era uma iguana de 5 meses, completamente domesticada, e é difícil arranjar outra que a supere.
Penso que morreu de prisão de ventre, ou de paragem de digestão. Vou pensar se compro outra ou não, porque era uma iguana de 5 meses, completamente domesticada, e é difícil arranjar outra que a supere.

Não os posso censurar. Médicos em geral, veterinários ou não, recusam sempre dar consultas pelo telefone porque verdade seja dita, é uma estupidez. Nenhum diagnóstico pode ser feito sem observação directa, qualquer coisa que digam pelo telefone só irá servir para o animal passar pelo menos outro dia sem ir ao veterinário e irá ser levada à letra. Ora se mesmo assim o animal morrer, eles não só ficam vistos como incompetentes junto da clientela, como não resolvem nada porque o animal morreu na mesma e quando aquela pessoa for a outro vet e contar a história, vão ficar mal vistos junto da própria comunidade profissional.
Não quero ser desagradável sobretudo depois de alguém ter ficado sem o seu animal de estimação mas os répteis não caem mortos da noite para o dia. Algo estava mal há bastante tempo e como não se resolveu acabou por provocar a morte do animal.
Sugiro que as perguntas do Coldblood sejam respondidas para prevenir possíveis repetições desta história.
Não quero ser desagradável sobretudo depois de alguém ter ficado sem o seu animal de estimação mas os répteis não caem mortos da noite para o dia. Algo estava mal há bastante tempo e como não se resolveu acabou por provocar a morte do animal.
Sugiro que as perguntas do Coldblood sejam respondidas para prevenir possíveis repetições desta história.
Primeiro q tudo queria dizer q sinto mto pela tua iguana...
Eu há algum tempo soube de um rapaz q comprou uma iguana... e todo contente veio-me dizer q já a tinha em casa num "aquario" com as condições todas... ora bem com a conversa do dono da loja q lhe tinha vendido o animal... eu alertei o rapaz para as condições q o animal devia ter e tudo isso mas ele como axou q o homem da loja e q sabia não ligou... a iguana morreu passado 1 mes... e os sintomas descritos foram os mesmos q os da iguana em questão no post... ficou castanha escura, apática, não comia e não defecava há uma semana... conclusão o animal não recebia radiação de qualquer especie a 1 mes! não tinha uma fonte UVA-UVB (ou melhor nem essa nem nenhuma) estava num sitio onde não via o sol, e tb não ia há rua... para mim não foi paragem digestiva nem algo do genero simplesmente todo o organismo colapsou!
Será q aconteceu o mesmo?
Em relação ao veterinário... sou da mesma opinião do rbl... ou se vai ou então não se vai! telefonar não serve...
Cumprimentos
Eu há algum tempo soube de um rapaz q comprou uma iguana... e todo contente veio-me dizer q já a tinha em casa num "aquario" com as condições todas... ora bem com a conversa do dono da loja q lhe tinha vendido o animal... eu alertei o rapaz para as condições q o animal devia ter e tudo isso mas ele como axou q o homem da loja e q sabia não ligou... a iguana morreu passado 1 mes... e os sintomas descritos foram os mesmos q os da iguana em questão no post... ficou castanha escura, apática, não comia e não defecava há uma semana... conclusão o animal não recebia radiação de qualquer especie a 1 mes! não tinha uma fonte UVA-UVB (ou melhor nem essa nem nenhuma) estava num sitio onde não via o sol, e tb não ia há rua... para mim não foi paragem digestiva nem algo do genero simplesmente todo o organismo colapsou!
Será q aconteceu o mesmo?
Em relação ao veterinário... sou da mesma opinião do rbl... ou se vai ou então não se vai! telefonar não serve...
Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a> tentar fazer a diferença...
Apesar de saber que os veterinários não dão consultas por telefone, poderiam pelo menos falar comigo,uma vez que em Viseu não há ninguém que saiba tratar répteis.
No que diz respeito ao raios uv, o Sá Pinto passava a vida ao sol e ía mesmo até, passear comigo para apanhar um pouco de ar puro.
O terrário tem todas as condições que aqui aconselham, a alimentação era dada através do que voçês dizem. Por isso é que estou extremamente triste, porque segui tudo à risca.
No que diz respeito ao raios uv, o Sá Pinto passava a vida ao sol e ía mesmo até, passear comigo para apanhar um pouco de ar puro.
O terrário tem todas as condições que aqui aconselham, a alimentação era dada através do que voçês dizem. Por isso é que estou extremamente triste, porque segui tudo à risca.
Aqui aconselha-se e diz-se muito disparate de vez em quando.Fomiga Escreveu:O terrário tem todas as condições que aqui aconselham, a alimentação era dada através do que voçês dizem.
Mas se não quer responder está no seu direito.