help! tartaruga com conjuntivite

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

nelsss
Registado: segunda mai 08, 2006 9:20 pm
Localização: 2 cadelas cocker spaniel, 2 tartarugas e 2 piriquitos inglês

segunda mai 08, 2006 9:45 pm

Olá a todos!

Tenho duas tartarugas, uma verde e outra cinzenta. Tenho-as num aquário para tartarugas com água fria e umas pedras para poderem estar fora de água. Tenho-as há sensivelmente 2 anos e hibernam no Inverno para acordarem com um apetite voraz, mas a mais pequena (a cinzenta) apesar de ter despertado deixou de abrir os olhos e estes têm estado a ficar cada vez mais inchados... Fui à loja de animais onde a comprei e disseram-me que provavelmente tinha conjuntivite e deram-me umas gotas para pôr directamente nos olhos e um complexo vitamínico para a água. Acham que isto vai resolver o problema? Tou a usar Occhibelli para os olhos e Vitart para a àgua, produtos da marca Cliffi - ChemiVit...

Vale a pena ir ao veterinário com ela ou o senhor da loja aconselhou-me bem? Já agora, dá para me dizerem o nome exacto da espécie delas por uma foto?

Obrigado desde já pela ajuda que me possam dar!
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda mai 08, 2006 10:08 pm

O conselho de um veterinario, é mais seguro do que de alguem que a maior preocupação é vender os productos que tem na loja.
Coloca fotos, que alguem aqui pode ajudar...já agora descreve-nos o aqua-terrario, tipos de aquecimento, tipos de luzes alimentação etc.
nelsss

segunda mai 08, 2006 10:46 pm

O aquário que tenho é daqueles próprios para tartarugas que encontramos em qualquer hipermercado (+/- 40x20x18cm). O fundo tá coberto com seixos que trouxe da praia e tem umas placas de xisto e pedras da Madeira onde elas podem tar fora de água. Não tenho luz nem aquecimento na água... Estão dentro de casa perto de uma porta onde entra a luz do sol pela manhã. Costumo dar-lhes apenas os gamarus que elas devoram assim que caiem na água. Já tentei dar granulado mas nem lhe tocaram...
A mais pequena agora tá num pequeno aquário à parte pra ver se recupera mais depressa...

PS: tava a tentar pôr aqui uma foto mas não consigo... se quiserem envio pro email...
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda mai 08, 2006 11:38 pm

Olá neless, bem-vindo à Arca :D

Para saber como colocar fotos aqui no forúm, deixo aqui um tópico que explica tudo passo a passo ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=30844
Se mesmo assim tiver dificuldade em colocá-las é só dizeres que o pessoal ajuda ;)

Quanto à sua tartaruga, como já lhe disse o colblood ninguém melhor de um veterinário para o aconselhar, mas deduzo pelo que descreveu que ela não está apenas como uma conjuntivite mas com uma carência vitaminica (principalmente A) e mto possívelmente com falta de cálcio :( :(

Basta fazer uma pequena busca aqui na arca para se aperceber que as suas tartarugas não estão a viver nas condições mais adquadas para elas. Os camarões não são uma alimentação equilibrada, não possuem as vitaminas e minerais que elas tanto necessitam.
Os raios solares - uv são filtrados pelos vidros. O banhos de sol devem ser directos, na sua falta, as lâmpadas são uma boa opção.
A água fria tb não é benéfica, temperatura deve ser entre os 24º/26º.

Deixo-te aqui uns tópicos para te ajudar a teres mais info:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=31406

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=34326

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =&start=15

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0

E tens mto mais por aqui ;)
Como vês tem mto a melhorar para o bem estar das tuas tartarugas.

Para já aconselhava a:
- dares umas boas vitaminas(na água, e ensopar tb no alimento)
- Colocares uma pedra de cácio (ou até mesmo moer casca de choco e juntar esse pó aos alimentos delas)
- Oferecer-lhes uma alimentação mais rica e variada (tens ai um link especifico)
- Aquecer-lhes a água com uma resitência/termóstato
- Manter o aquaterrário sempre limpo
- Apanharem banhos de sol e/ou de lâmpada (como ainda está friozito e dado a fraqueza delas a lâmpada era excelente)

- E não menos importante, uma ida ao vet não sópor causa deste problemas mas para avaliar o estado geral delas.

Se me esqueci de alguma coisa, digam :p

Só mais uma coisa, qual é a idade/tamanho delas? :?:
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
flor_jade
Membro
Registado: domingo jul 11, 2004 12:03 pm
Localização: Tartarugas, 2 Gatos, 4 Caturras, 3 Canários, 2 Peixes dourados

terça mai 09, 2006 11:12 am

:) Olá, além de poder ser uma carência de vitamina, também pode acontecer naturalmente, pois as minhas não têm falta de vitaminas, nem de sol e a comida é bastante variada, mas agora até tenho um macho com uma ligeira conjuntivite, costumo colocar o Gentocil, compras na farmácia, e resulta, se conseguires tenta massajar o olho ao de leve, pois as gotas teêm de entrar dentro do olho, leva o seu tempo a curar, mas tens de fazer o tratamento e seguido claro!
Espero também ter contribuido com alguma ajuda!
;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça mai 09, 2006 11:54 am

além de poder ser uma carência de vitamina, também pode acontecer naturalmente,

Nenhuma doença por mais pequena que seja nunca acontece "naturalmente" :roll:

É claro que as conjuntivites podem ter outras origens como pobre qualidade da água (higiene), presença de mto cloro, e tb pode ser sinal de doença respiratória :?

No caso, as tartarugas do nelsss, não apanham banhos de sol, apenas comem camarões... claro que se trata de carências vitaminicas e de cálcio. E isso não se vai tratar apenas com gotas nos olhos, a longo prazo podem surgirm outros problemas e sintomas mto mais graves :(
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça mai 09, 2006 11:59 am

Olá

Acho que basicamente ja tudo foi dito, mas aqui vai a minha versao.

Entao é assim:
Basicamente as tartarugas sao animais fortes e saudaveis, desde que mantidas em boas condiçoes - alimentaçao rica, sol directo ou lampada que o substitua, espaço, arejamento, mas sem correntes de ar, higiene, ambiente calmo.

Normalmente quando uma tartaruga apresenta palpebras inchadas deixa de ver, de se mexer e de comer.

As causas geralmente, devem-se a falta de vitamina A, mas tb pode estar relacionado com a falta de higiene e de sol e/ou ser um sintoma de algumas doenças( ex:respiratorias).

O tratamento passa por dar vitamina A (Liquidos que se colocam na agua e/ou alimentos ou por injecçao do veterinario), aplicar pomadas oftalmicas [(famacia/veterinario; ex.ºTerricil (antibiotico); Vitaminoftalmina (Vit. A); Lacrybiotic (antibiotico+Vit.A)] ou liquidos nos olhos (lojas de animais), manter boa higiene, dar uma alimentaçao rica e banhos de sol ou lampada que o substitua (aconselho sempre o sol); se for sintoma de alguma doença curar tambem a doença.

Nao tenho qq experiencia em veterinaria e esta informaçao vem dos meus "arquivos" pelo que estas por tua conta e risco. Nunca precisei de usar esta informaçao ou qq destes medicamentos mas garanto que a informaçao é filedigna!

Em relaçao ao espaço parece-me um pouco limitado. Tenho um aquario 40*20*25 (so para uma tartaruga com pouco mais de um ano, pouco menos de 7 cm de carapaça) e ando ja em fase de prospecçao para em breve comprar um novo (o espaço começa a ser pouco...). Se calhar aconselhava-te a tirar as pedras do fundo, para lhes dar mais espaço, e teres so as pedras suficientes para lhe proporcionares a parte seca essencial, isto é, se o teu aquario nao tiver plataforma, se nao elemina-as completamente. Pensa tb em comprar um aquario novo...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
flor_jade
Membro
Registado: domingo jul 11, 2004 12:03 pm
Localização: Tartarugas, 2 Gatos, 4 Caturras, 3 Canários, 2 Peixes dourados

terça mai 09, 2006 2:17 pm

É realmente está tudo dito sobre o que há a fazer, agora é seguir os passos, para correr tudo bem, boa sorte! :)
nelsss

terça mai 09, 2006 5:47 pm

Pessoal! Obrigada pelas dicas :) Fica aqui uma foto das minhas tartarugas pra verem como elas estão realmente:

Imagem

A verde não tem problema nenhum, a não ser pedir-me comida sempre que passo por ela! A cinzenta é o que já sabem... Ah, esqueci-me de dizer que frequentemente ponho uma pedra de cálcio na água mas que no Verão passado esta tartaruga já tinha tido um problema. A carapaça começou a amolecer e administrei vitaminas na água e também um produto para ajudar ao endurecimento da carapaça, Tartsal da ChemiVit, e passado umas semanas recuperou.

De momento tenho-as separadas como está nesta foto:

Imagem

Achei por bem tê-las assim pra ver se a recuperação é mais rápida e também pra proteger a verde... Será que estou a fazer mal?

Pelo que estou a ver o melhor é arranjar um aquário maior, tenho é que ver onde o vou pôr porque o espaço onde estão agora tem a largura mesmo à medida daquele aquário...

Bem, obrigado a todos pela ajuda porque ao mesmo tempo apredndi muitos pormenores a que nunca tinha ligado antes.

Um abraço e fiquem bem!
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta mai 10, 2006 11:50 am

nelsss mais umas dicas

O teu aquario realmente ate esta bonito, mas o problema é q para alem de pequeno, tem tantas pedras que nao sobra espaço para as tartarugas poderem nadar (e isso realmente é o importante).

A tua tartaruga cinzenta, para alem da conjuntivite, esta com problemas de piramidaçao na carapaça, provavelmente irreversiveis apesar de ela ainda ser nova.

Definitivamente tens que melhorar a alimentaçao e dar-lhe banhos diarios de sol, ou em alternativa comprar uma lampada para lhes proporcionar as radiaçoes que necessitam (para alem do aquario).

Um abraço,
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
nelsss

sexta mai 12, 2006 7:11 pm

Olá a todos!
Obrigada pela ajuda :)

Já ando a ver de um aquário novo já com os filtros, luz UV e tudo mais pra dar um ambiente melhor às minhas turtles. Tou a pensar em comprar um com +/-60 cm já equipado com filtro, termoestato, bomba de ar e iluminação por +/- 75€. Acham que o preço tá em conta ou nem por isso? Será melhor comprar tudo em separado?

Consegui tirar umas fotos que mostram melhor como estão as minhas tartarugas. Para já estão a apanhar um banho d sol diário por volta das 18h, tou a pôr vitaminas na água e passei a dar-lhes granulado da Nutrifin que comprei na Agriloja. A verde como é maiorzinha até come bem mas só depois de amolecer um pouco na água. Passei a ter outro problema: o granulado dissolve-se passado um tempo e a água fica logo turva :( A tartaruga cinzenta já tem os olhos um pouco melhor, pelo menos já conseguiu abrir um deles por uns instantes há bocado ao sol :)

Imagem

Imagem

Imagem

A tartaruga verde tá a adorar os banhos de sol! Tenho-as na relva mas pu-las dentro de uma cercazinha de rede pra não fugirem pra onde as minhas cadelas as apanhem e descobri que ela consegue trepar pela rede e saltar pra andar pela relva à procura de sítio por onde dê pra sair. Tá cada vez mais tonta :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Já agora, podem-me dizer a que espécie pertencem as minhas turtles?

Quando tiver um aquário novo volto aqui pra vos mostrar como ficou e também vou dando notícias sobre o estado da pequenita!

Um abraço!
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sexta mai 12, 2006 7:25 pm

Nacompra que te referiste do aquario de 75€, parece-me que o filtro a que te referes, é para peixes, talvez não seja suficiente, pois as taratrugas sujam muito a agua.
MoonQueen
Membro Júnior
Registado: sexta mai 12, 2006 2:39 pm

sexta mai 12, 2006 8:14 pm

Epah não te quero induzir em erro, mas venderam-me uma igualzinha à tua mais pequena como sendo uma tartaruga do Mississipi... A minha já tem praí um anito e tá bastante maior... Tem o filtro, termostato tb só come gamarus a gulosa mas meto-lhe vitaminas na comida lá de vez em quando e calcio na água... Limpo-a lá de 2 em 2 semanas... Se arranjar umas fotos depois meto por aí...
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta mai 12, 2006 8:21 pm

Tadinhas, meteste a cerca muito pequenina...
Deixa-as andar um bom bocado.
Esse aquário parece-me para peixes...e mesmo assim, acho que devias comprar um maiorzinho.
nelsss

sexta mai 12, 2006 8:45 pm

Pois... Eu sei que a cerca tá pequenina mas se as deixar andar no espaço todo com relva as minhas duas cocker spaniel podem deitar-lhes o dente! Já as andam a mirar por isso assim sei que estão seguras. É que uma pequena distracção pode ser fatal pois aquelas cadelas são supersónicas e superinteligentes, ao ponto de a mais velha ter aberto uma gaiola e ter morto o meu pardal-de-java...

Os aquários que vi são pra peixes mas claro que os ia adaptar criando uma parte seca com lâmpada UV e tudo pra elas descansarem. Eu moro na zona de Torres Novas e por aqui acho que não há nenhuma loja especializada em répteis...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”