Iguana
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
- Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas
Ihh...não sabia eu não tenho o recibo da minha porque me foi oferecida... acham que posso arranjar em algum lado um certeficadO?? Agr fiquei aflito :S
Bruno
Bruno
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
- Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas
Pois vou fazer isso... vou falar na loja onde comprei eles lá já me conhecem pois eu sou cliente assiduo.. 
Tnks pela informação..
Bruno

Tnks pela informação..
Bruno
O CITES é uma convenção que (entre outras) visa proteger os animais do comércio ilegal. A atribuição de um número cites é o que distingue (aos olhos da lei) uma iguana legal de uma selvagem roubada ao seu habitat natural.
Sendo a iguana uma espécie ameaçada, está protegida pela CITES e precisa desse documento referido no link acima.
Sendo a iguana uma espécie ameaçada, está protegida pela CITES e precisa desse documento referido no link acima.
a legislação acerca deste aspecto é um pouco turva. muitos fornecedores de repteis possuem apenas o codigo CITES da ninhada que recebem na altura. é ainda muito dificil encontrar lojas que forneçam com a iguana o documento e por isso torna-se um pouco arriscado para os donos. no entanto existe muito pouca fiscalização e em principio não irás ter problemas, a menos que queiras viajar com a iguana, nesse caso é mesmo necessario, bem como um certificado do teu vet.
bem, são as burocracias necessarias...
bem, são as burocracias necessarias...
Discordo totalmente. A legislação é clara em relação a animais sob a CITES que não apresentem os documentos necessários e estes podem ser precisos a qualquer momento!
Há pouco tempo andava aqui no fórum (ou num dos outros que se dedicam a este assunto) a história de alguém que estava em maus lençois depois de um vizinho ter apresentado queixa dele e nao lhe ter sido possível apresentar a documentação necessária aos fiscais. Não me recordo se era com iguanas ou camaleões.
Muitas vezes a fiscalização faz vista grossa a algumas coisas mas isso não quer dizer que a norma seja essa.
Há pouco tempo andava aqui no fórum (ou num dos outros que se dedicam a este assunto) a história de alguém que estava em maus lençois depois de um vizinho ter apresentado queixa dele e nao lhe ter sido possível apresentar a documentação necessária aos fiscais. Não me recordo se era com iguanas ou camaleões.
Muitas vezes a fiscalização faz vista grossa a algumas coisas mas isso não quer dizer que a norma seja essa.
é que quase nenhumas lojas que vendem iguanas têm CITES para dar a quem as compre. eu não tenho CITES e ninguem me vai tirar a iguana por uma estupidez mal fiscalizada e controlada! neste caso a culpa não é do consumidor
Para as vender é obrigatório terem CITES, senão estão ilegais. As lojas valem-se da ignorância do consumidor que desconhece a sua existência e também do facto que mesmo que saibam, estão a borrifar-se para o assunto pois desconhecem a importância do mesmo.
Recusar comprar por não terem/dar o nº de CITES era o que todos deviam fazer mas a realidade é totalmente diferente. A maior parte das pessoas leva um talão de caixa que apenas prova que compraram qualquer coisa de valor X.
Recusar comprar por não terem/dar o nº de CITES era o que todos deviam fazer mas a realidade é totalmente diferente. A maior parte das pessoas leva um talão de caixa que apenas prova que compraram qualquer coisa de valor X.
Nem eu disse que era mas se chegar a esse ponto, pode acreditar que nada pode fazer para o seu animal não ser apreendido.mafia_69 Escreveu:ninguem me vai tirar a iguana por uma estupidez mal fiscalizada e controlada! neste caso a culpa não é do consumidor
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Já agora, depois, diz-nos o que te disserem na loja.