Iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Xipepa
Membro Júnior
Registado: sábado mai 20, 2006 1:14 pm

quinta mai 25, 2006 4:02 pm

[url]http://www.zooexotico.com/Reptilia/index_reptilia.htm[/url]

Neste site no ultimo paragrafo fala-se de um documento do CITES.. Isto é mesmo obrigatorio? Alguem tem? A loja tem de nos dar mesmo est documento?

Abraços
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta mai 25, 2006 5:36 pm

olha eu nao tenho, no entanto se algum dia fores com a tua iguana na rua, podem te pedir o recibo dela. por isso é boa ideia guardar. quanto ao CITES não é necessario para ter uma iguana.
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

quinta mai 25, 2006 9:25 pm

Ihh...não sabia eu não tenho o recibo da minha porque me foi oferecida... acham que posso arranjar em algum lado um certeficadO?? Agr fiquei aflito :S

Bruno
mafia_69
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 10:10 pm

tenta pedir a algumas lojas que te passem um recibo duma iguana, não é muito honesto mas se algum dia to pedirem e nao o tiveres podes ficar sem a iguana.
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

quinta mai 25, 2006 10:20 pm

Pois vou fazer isso... vou falar na loja onde comprei eles lá já me conhecem pois eu sou cliente assiduo.. :P
Tnks pela informação..

Bruno
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sexta mai 26, 2006 2:34 am

O CITES é uma convenção que (entre outras) visa proteger os animais do comércio ilegal. A atribuição de um número cites é o que distingue (aos olhos da lei) uma iguana legal de uma selvagem roubada ao seu habitat natural.
Sendo a iguana uma espécie ameaçada, está protegida pela CITES e precisa desse documento referido no link acima.
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 7:56 am

a legislação acerca deste aspecto é um pouco turva. muitos fornecedores de repteis possuem apenas o codigo CITES da ninhada que recebem na altura. é ainda muito dificil encontrar lojas que forneçam com a iguana o documento e por isso torna-se um pouco arriscado para os donos. no entanto existe muito pouca fiscalização e em principio não irás ter problemas, a menos que queiras viajar com a iguana, nesse caso é mesmo necessario, bem como um certificado do teu vet.
bem, são as burocracias necessarias...
rbl
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 1:20 pm

Discordo totalmente. A legislação é clara em relação a animais sob a CITES que não apresentem os documentos necessários e estes podem ser precisos a qualquer momento!
Há pouco tempo andava aqui no fórum (ou num dos outros que se dedicam a este assunto) a história de alguém que estava em maus lençois depois de um vizinho ter apresentado queixa dele e nao lhe ter sido possível apresentar a documentação necessária aos fiscais. Não me recordo se era com iguanas ou camaleões.

Muitas vezes a fiscalização faz vista grossa a algumas coisas mas isso não quer dizer que a norma seja essa.
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 1:26 pm

rbl tens alguma iguana?
rbl
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 1:30 pm

Não, porquê?
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 2:38 pm

é que quase nenhumas lojas que vendem iguanas têm CITES para dar a quem as compre. eu não tenho CITES e ninguem me vai tirar a iguana por uma estupidez mal fiscalizada e controlada! neste caso a culpa não é do consumidor
rbl
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 6:20 pm

Para as vender é obrigatório terem CITES, senão estão ilegais. As lojas valem-se da ignorância do consumidor que desconhece a sua existência e também do facto que mesmo que saibam, estão a borrifar-se para o assunto pois desconhecem a importância do mesmo.
Recusar comprar por não terem/dar o nº de CITES era o que todos deviam fazer mas a realidade é totalmente diferente. A maior parte das pessoas leva um talão de caixa que apenas prova que compraram qualquer coisa de valor X.
mafia_69 Escreveu:ninguem me vai tirar a iguana por uma estupidez mal fiscalizada e controlada! neste caso a culpa não é do consumidor
Nem eu disse que era mas se chegar a esse ponto, pode acreditar que nada pode fazer para o seu animal não ser apreendido.
mafia_69
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 6:22 pm

a verdade é que as lojas têm o CITES, mas não dão nenhum documento...
vou pedir hoje um recibo, com a especie do animal, origem e numero de CITEs
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado mai 27, 2006 9:27 am

Já agora, depois, diz-nos o que te disserem na loja.
Axolote
Membro Júnior
Registado: quarta mai 17, 2006 6:06 pm

sábado mai 27, 2006 9:37 pm

por min eu penssava q por acazo se me pegacen com a iguana q eu tinha era só eu apresentar minha notafiscal onde apresenta o lugar onde se encontra o criatorio de onde proveio ela :lol:
ainda bem q nao tenho mas
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”