dendrobates e variedade de cores

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

domingo mai 28, 2006 1:29 pm

olá

estava a pesquisar sobre dendrobates e encontrei uma pagina com montes de fotos, e fiquei curioso:

em dendrobates pumilio havia fotos de um azul, outro preto e branco e outro vermelho e azul normal; e no d. auratus havia verdes, azuis, amarelos, etc, ... a minha duvida é se essas cores sao mutaçoes de cada especie criadas em cativeiro e q podem ser cruzadas entre elas (tipo as cores dos periquitos), ou se sao subespecies?

obrigado
Vasco Gonçalves
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

segunda mai 29, 2006 8:11 pm

ninguem? :p
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda mai 29, 2006 8:41 pm

Talvez aqui te posso esclarecer essa dúvida.

http://dendrobates.pt.vu
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

segunda mai 29, 2006 9:10 pm

basicamente existem dezenas de cores diponiveis nas dendrobates, são chamados de morphs e sao mutações da cor original existente na natureza
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda mai 29, 2006 11:35 pm

Vasco, não é bem a minha área mas julgo que o que viu foram subsespécies (existem algumas da pumilio) e não mutações artificiais pois nenhuma destas espécies é possível de ser cruzada.

O que acontece é que determinadas espécies exibem diferentes padrões e cores consoante o local da sua origem. Em locais como a América central e do sul de onde vêm a maior parte destes animais isto é muito fácil de acontecer devido ao número de ilhas e populações isoladas, mas como disse não é a minha área logo é melhor ser esclarecido por alguém que saiba =)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”