Tartaruga doente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AAR
Registado: segunda mai 22, 2006 1:31 pm

quinta jun 08, 2006 10:06 am

Olá,

Acho que a minha tartaruga está doente!

Não tem força nas pernas, não come e fica o tempo todo a abrir e a fechar a boca como se tivesse dificuldade em respirar.

Já tentei contactar o veterinário das vetoeiras (perito em exóticos) mas não estava disponivel.

Alguém já passou por esta situação? E o que fez?

Obrigada
Ana
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta jun 08, 2006 10:12 am

Á quanto tempo está contigo, qual a especie, qual a idade dela e em que condições tem sido mantida, tipo de aquaterrario, tipo de luz, temperatura, dieta,...etc...?
Tentás-te marcar uma consulta e ele não estava disponivel???
AAR

quinta jun 08, 2006 10:38 am

Ela está comigo desde à 1 ano, era bem pequenina quando vem para minha casa.

A espécie não sei qual é - ela é toda verde, e por baixo tempartes de cor castanho claro.

O aquaterrario é uma tartarugueira de água fria.

O tipo de luz e a temperatura são os mesmos do ambiente - está na cozinha, mas não está ao sol.

A dieta é à base de camarões secos e uns vegetais próprios para tartaruga.

Sim, liguei ontem e disseram-me que possivelmente só hoje é que estaria disponivel - vou tentar ligar logo à tarde.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta jun 08, 2006 11:02 am

Olha sinceramente, eu acho que se ligas para pedir informações, ele vai estar sempre indisponivel, ligando para marcar consulta, talvez consigas uma vaga ;)

Olha a tua Tartaruga tem recebido poucos cuidados no ultimo ano, as tartarugueiras, dependendo do tamanho, geralmente são inadequadas, ela não tem recebido raios uva/b e os camarões secos, não servem como alimento, talvez como suplemento ou petisco no caso de gostarem, não percebo a que te referes, quando dizes vegetais próprios para tartaruga. Mas vamos esperar pela Wonder-Nyara, que já deve estar agora a pôr capa e a voar para aqui.... ;)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta jun 08, 2006 12:26 pm

Como o coldblodd disse, a tua tartaruga não tem tido grandes cuidados.

Tartarugueiras são de todo desaconselháveis, deves ter um aquaterrário suficientemente grande com uma parte seca e outra com água, tal como deixar a tua tartaruga apanhar sol directamente, pois necessita de vitamina D, como quase todos os repteis. De inverno também necessita da lâmpada uva/uvb.

Em relação á alimentação, é muito pobre.
Só camarão e vegetais não é suficiente.
Estas informações podes encontrar em alguns post's, que já foram respondidos pela Nyara, basta fazeres uma pequena pesquisa pelo forum.

Quanto á consulta, é como o Coldblood disse, se for para pedir informações não te atendem, o vet só te pode aconselhar cuidados e ajudar, quando der uma vista de olhos no animal.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 71&start=0

Convém também pesquisares que tipo de tartaruga tens.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta jun 08, 2006 1:12 pm

Mas vamos esperar pela Wonder-Nyara, que já deve estar agora a pôr capa e a voar para aqui.... ;)

:oops: :oops:

Olá :D

Bem, o Coldblood e a Silly já tem dizeram quase tudo, o estado da tartaruga deve-se ao facto de não ter tido os melhores cuidados no último ano(que é logo quando mais precisam ;) )

Não te limites a falar apenas com o vet, marca mesmo a consulta e vai lá com ela e quando mais depressa melhor ;)

Eu não gosto mto de dar indicações de tratamentos, mas neste caso trata-se de tentar que o animal não piore até ir à consulta, portanto aqui vai:

- Coloca-a com água que apenas lhe chegue à carapaça de modo a não ter dificuldade para colocar a cabeça de fora e respirar à vontade

- o ambiente precisa estar mais húmido por isso tapa 2/3 do aqua com um vidro ou assim(facilita a vias respiratórias)

- Coloca-a num local quente, onde bata sol, o ideal seria a colocação de uma resistência ou de uma lâpada uv mas pelo menos procura uma divisão mais quente da tua casa e nada de correntes de ar.

- Tb podes fazer vaporizações 2-3 vezes/dia, cerca de 8mn cada (com eucalipto, mentol, etc, mas sem álcool, que pode intoxicar a tartaruga, deve ser com essências naturais compradas na ervanária) cuidado para não a queimar

- se parecer piorar com a vaporização (aumento de falta de ar), parar; colocar, 2-3 vezes/dia, 1-2 gotas de soro fisiológico nas narinas; se o engolir não faz mal.

- Adicionar vitaminas na água e nos alimentos(deita-se umas gotas em cima e deixa-se absorver)

- Dar sticks apropriados para tartarugas bébés é para tartarugas com falta de cálcio

- Colocar uma pedra de cálcio na água ou moer uma "casca" de choco depois de fervida e adicionar parte desse pó na água

- E vet rápido, o mais certo será ele dar-lhe antibiótico injectável

Aviso já que a recuperação é lenta e requere paciência e cuidados, pode dizer-te que estou à 3 meses a recuperar uma que me "despejaram" na mão por estar fraquita, mas depois vale a pena ver o animal a comer com mto gosto :p 8)
Vai mesmo com ela ao vet, só eles sabem aconselhar com precisão, quando uma tartaruga está nesse estado é grave e só com cuidados rápidos é que tem uma chance de recuperal totalmente ;)

Olha ela não pega mesmo na comida? pelo menos mostra interesse?

Vai dizendo como ela está!
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
kof20012
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2003 9:07 pm

sexta jun 09, 2006 3:07 am

n sei se alguem ja disse mas o k ela tem chama-se pneumonia, aconsei-lho que va mais rapidamente ao veterenario que ela tem k levar umas picas. ja tive uma assim ela sobreviveu.
AAR

sexta jun 09, 2006 9:55 am

Muito obrigada por todas as dicas que vocês me deram!

Não fazia ideia que as tartarugueiras eram más para elas, e muito menos que precisavam de lâmpadas de UV durante o inverno.

Ontem fui mais cedo para casa a fim de a levar às vetoeiras, e quando cheguei a casa ela já estava morta.

Fiquei cheia de pena!

Acho que as lojas de animais deviam ter mais cuidado ao vender os animais. Focam-se no negócio, e o mais provável é nem saberem como é que se trata correctamente do animal!
Só interessa um sitio para pôr e um pacote de comida!
Deviam aconselhar melhor quem compra os animais, especialmente quando é a 1ª vez.

Obrigada mais uma vez!
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta jun 09, 2006 11:09 am

Ontem fui mais cedo para casa a fim de a levar às vetoeiras, e quando cheguei a casa ela já estava morta.

Fiquei cheia de pena!
Lamento que não tenha resistido :(
Acho que as lojas de animais deviam ter mais cuidado ao vender os animais. Focam-se no negócio, e o mais provável é nem saberem como é que se trata correctamente do animal!
Só interessa um sitio para pôr e um pacote de comida!
Deviam aconselhar melhor quem compra os animais, especialmente quando é a 1ª vez
É verdade que há mtas lojas só pensam no lucro, umas não informam correctamente porque não sabem ou não querem saber mas também não lhes poderemos colocar toda a culpa pois hoje em dia é fácil encontrar informação em várias fontes por isso não há desculpa para não tratar correctmente um animal por desconhecimento, só basta um pouquinho de interesse ;)

Se quiser adiquirir uma nova tartaruga, já sabe que pode contar com o pessoal da Arca para dar umas dicas :p
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
AAR

sexta jun 09, 2006 12:43 pm

Obrigada Nyara!

Por enquanto não vai poder ser.
Estas coisas não é só vou-ter-uma-tartaruga e prontos!
(pensava eu que era)

Quando tiver maior disponibilidade monetária e até mesmo tempo, virei a este tópico concerteza.
:-)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”