Olá,
Acho que a minha tartaruga está doente!
Não tem força nas pernas, não come e fica o tempo todo a abrir e a fechar a boca como se tivesse dificuldade em respirar.
Já tentei contactar o veterinário das vetoeiras (perito em exóticos) mas não estava disponivel.
Alguém já passou por esta situação? E o que fez?
Obrigada
Ana
Tartaruga doente
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Á quanto tempo está contigo, qual a especie, qual a idade dela e em que condições tem sido mantida, tipo de aquaterrario, tipo de luz, temperatura, dieta,...etc...?
Tentás-te marcar uma consulta e ele não estava disponivel???
Tentás-te marcar uma consulta e ele não estava disponivel???
-
- Registado: segunda mai 22, 2006 1:31 pm
Ela está comigo desde à 1 ano, era bem pequenina quando vem para minha casa.
A espécie não sei qual é - ela é toda verde, e por baixo tempartes de cor castanho claro.
O aquaterrario é uma tartarugueira de água fria.
O tipo de luz e a temperatura são os mesmos do ambiente - está na cozinha, mas não está ao sol.
A dieta é à base de camarões secos e uns vegetais próprios para tartaruga.
Sim, liguei ontem e disseram-me que possivelmente só hoje é que estaria disponivel - vou tentar ligar logo à tarde.
A espécie não sei qual é - ela é toda verde, e por baixo tempartes de cor castanho claro.
O aquaterrario é uma tartarugueira de água fria.
O tipo de luz e a temperatura são os mesmos do ambiente - está na cozinha, mas não está ao sol.
A dieta é à base de camarões secos e uns vegetais próprios para tartaruga.
Sim, liguei ontem e disseram-me que possivelmente só hoje é que estaria disponivel - vou tentar ligar logo à tarde.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Olha sinceramente, eu acho que se ligas para pedir informações, ele vai estar sempre indisponivel, ligando para marcar consulta, talvez consigas uma vaga
Olha a tua Tartaruga tem recebido poucos cuidados no ultimo ano, as tartarugueiras, dependendo do tamanho, geralmente são inadequadas, ela não tem recebido raios uva/b e os camarões secos, não servem como alimento, talvez como suplemento ou petisco no caso de gostarem, não percebo a que te referes, quando dizes vegetais próprios para tartaruga. Mas vamos esperar pela Wonder-Nyara, que já deve estar agora a pôr capa e a voar para aqui....

Olha a tua Tartaruga tem recebido poucos cuidados no ultimo ano, as tartarugueiras, dependendo do tamanho, geralmente são inadequadas, ela não tem recebido raios uva/b e os camarões secos, não servem como alimento, talvez como suplemento ou petisco no caso de gostarem, não percebo a que te referes, quando dizes vegetais próprios para tartaruga. Mas vamos esperar pela Wonder-Nyara, que já deve estar agora a pôr capa e a voar para aqui....

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Como o coldblodd disse, a tua tartaruga não tem tido grandes cuidados.
Tartarugueiras são de todo desaconselháveis, deves ter um aquaterrário suficientemente grande com uma parte seca e outra com água, tal como deixar a tua tartaruga apanhar sol directamente, pois necessita de vitamina D, como quase todos os repteis. De inverno também necessita da lâmpada uva/uvb.
Em relação á alimentação, é muito pobre.
Só camarão e vegetais não é suficiente.
Estas informações podes encontrar em alguns post's, que já foram respondidos pela Nyara, basta fazeres uma pequena pesquisa pelo forum.
Quanto á consulta, é como o Coldblood disse, se for para pedir informações não te atendem, o vet só te pode aconselhar cuidados e ajudar, quando der uma vista de olhos no animal.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 71&start=0
Convém também pesquisares que tipo de tartaruga tens.
Tartarugueiras são de todo desaconselháveis, deves ter um aquaterrário suficientemente grande com uma parte seca e outra com água, tal como deixar a tua tartaruga apanhar sol directamente, pois necessita de vitamina D, como quase todos os repteis. De inverno também necessita da lâmpada uva/uvb.
Em relação á alimentação, é muito pobre.
Só camarão e vegetais não é suficiente.
Estas informações podes encontrar em alguns post's, que já foram respondidos pela Nyara, basta fazeres uma pequena pesquisa pelo forum.
Quanto á consulta, é como o Coldblood disse, se for para pedir informações não te atendem, o vet só te pode aconselhar cuidados e ajudar, quando der uma vista de olhos no animal.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 71&start=0
Convém também pesquisares que tipo de tartaruga tens.
Mas vamos esperar pela Wonder-Nyara, que já deve estar agora a pôr capa e a voar para aqui....![]()

Olá

Bem, o Coldblood e a Silly já tem dizeram quase tudo, o estado da tartaruga deve-se ao facto de não ter tido os melhores cuidados no último ano(que é logo quando mais precisam

Não te limites a falar apenas com o vet, marca mesmo a consulta e vai lá com ela e quando mais depressa melhor

Eu não gosto mto de dar indicações de tratamentos, mas neste caso trata-se de tentar que o animal não piore até ir à consulta, portanto aqui vai:
- Coloca-a com água que apenas lhe chegue à carapaça de modo a não ter dificuldade para colocar a cabeça de fora e respirar à vontade
- o ambiente precisa estar mais húmido por isso tapa 2/3 do aqua com um vidro ou assim(facilita a vias respiratórias)
- Coloca-a num local quente, onde bata sol, o ideal seria a colocação de uma resistência ou de uma lâpada uv mas pelo menos procura uma divisão mais quente da tua casa e nada de correntes de ar.
- Tb podes fazer vaporizações 2-3 vezes/dia, cerca de 8mn cada (com eucalipto, mentol, etc, mas sem álcool, que pode intoxicar a tartaruga, deve ser com essências naturais compradas na ervanária) cuidado para não a queimar
- se parecer piorar com a vaporização (aumento de falta de ar), parar; colocar, 2-3 vezes/dia, 1-2 gotas de soro fisiológico nas narinas; se o engolir não faz mal.
- Adicionar vitaminas na água e nos alimentos(deita-se umas gotas em cima e deixa-se absorver)
- Dar sticks apropriados para tartarugas bébés é para tartarugas com falta de cálcio
- Colocar uma pedra de cálcio na água ou moer uma "casca" de choco depois de fervida e adicionar parte desse pó na água
- E vet rápido, o mais certo será ele dar-lhe antibiótico injectável
Aviso já que a recuperação é lenta e requere paciência e cuidados, pode dizer-te que estou à 3 meses a recuperar uma que me "despejaram" na mão por estar fraquita, mas depois vale a pena ver o animal a comer com mto gosto :p

Vai mesmo com ela ao vet, só eles sabem aconselhar com precisão, quando uma tartaruga está nesse estado é grave e só com cuidados rápidos é que tem uma chance de recuperal totalmente

Olha ela não pega mesmo na comida? pelo menos mostra interesse?
Vai dizendo como ela está!
<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os animais para adopção!
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
Muito obrigada por todas as dicas que vocês me deram!
Não fazia ideia que as tartarugueiras eram más para elas, e muito menos que precisavam de lâmpadas de UV durante o inverno.
Ontem fui mais cedo para casa a fim de a levar às vetoeiras, e quando cheguei a casa ela já estava morta.
Fiquei cheia de pena!
Acho que as lojas de animais deviam ter mais cuidado ao vender os animais. Focam-se no negócio, e o mais provável é nem saberem como é que se trata correctamente do animal!
Só interessa um sitio para pôr e um pacote de comida!
Deviam aconselhar melhor quem compra os animais, especialmente quando é a 1ª vez.
Obrigada mais uma vez!
Não fazia ideia que as tartarugueiras eram más para elas, e muito menos que precisavam de lâmpadas de UV durante o inverno.
Ontem fui mais cedo para casa a fim de a levar às vetoeiras, e quando cheguei a casa ela já estava morta.
Fiquei cheia de pena!
Acho que as lojas de animais deviam ter mais cuidado ao vender os animais. Focam-se no negócio, e o mais provável é nem saberem como é que se trata correctamente do animal!
Deviam aconselhar melhor quem compra os animais, especialmente quando é a 1ª vez.
Obrigada mais uma vez!
Lamento que não tenha resistidoOntem fui mais cedo para casa a fim de a levar às vetoeiras, e quando cheguei a casa ela já estava morta.
Fiquei cheia de pena!

É verdade que há mtas lojas só pensam no lucro, umas não informam correctamente porque não sabem ou não querem saber mas também não lhes poderemos colocar toda a culpa pois hoje em dia é fácil encontrar informação em várias fontes por isso não há desculpa para não tratar correctmente um animal por desconhecimento, só basta um pouquinho de interesseAcho que as lojas de animais deviam ter mais cuidado ao vender os animais. Focam-se no negócio, e o mais provável é nem saberem como é que se trata correctamente do animal!
Deviam aconselhar melhor quem compra os animais, especialmente quando é a 1ª vez

Se quiser adiquirir uma nova tartaruga, já sabe que pode contar com o pessoal da Arca para dar umas dicas :p
<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
Obrigada Nyara!
Por enquanto não vai poder ser.
Estas coisas não é só vou-ter-uma-tartaruga e prontos!
(pensava eu que era)
Quando tiver maior disponibilidade monetária e até mesmo tempo, virei a este tópico concerteza.

Por enquanto não vai poder ser.
Estas coisas não é só vou-ter-uma-tartaruga e prontos!
(pensava eu que era)
Quando tiver maior disponibilidade monetária e até mesmo tempo, virei a este tópico concerteza.